Letreiro com titúlo de postagens

quinta-feira, 2 de novembro de 2023

Parabéns mais uma vez à Rainha de Lady Oscar: Segunda parte do especial Maria Antonieta a aniversariante do dia.🎂🎈🎈🎊

 

Olá, querido amigos da Lady Oscar, Sejam Bem Vindos!

 

Hoje aniversário de Maria Antonieta, a arquiduquesa da Áustria e rainha consorte da França. Esposa do rei francês Luís XVI, foi a última rainha da França. Ela nasceu na Áustria em Viena no dia 2 de novembro de 1755, e se estivesse viva, hoje estaria completando 268 anos. Já temos a primeira parte do especial no blog, eu trouxe algumas curiosidades sobre a rainha e nessa segunda parte, continuarei com mais alguns fatos curiosos e falarei um pouco sobre Rosa de Versalhes (ベルサイユのばら). Então sem mais delongas, vamos, a segunda parte.


Maria Antonieta no anime Rosa de Versalhes.


Continuando a comentar sobre alguns fatos curiosos, sobre a vida da Monarca, vocês sabiam que nem sempre Mari Antonieta foi odiada? Quando Maria Antonieta, chegou a França para o casamento, logo no início, ela foi muito querida pela população francesa. O povo da França via em Antonieta, uma esperança de melhora na situação de miséria em que o Rei Luis XV mergulhou o país. O problema, é que seu casamento, demorou para ser consumado e começaram alguns boatos sobre uma possível esterilidade. E para piorar a situação, a rainha passou a gastar muito dinheiro publico com joias e vestidos caríssimos e isso a levou ser apontada como, traidora da França. 




 

Maria Antonieta afastou-se de seu Marido ao se mudar para o Petit Trianon:


Em 1781, Maria Antonieta mudou-se para um palácio construído para ela, que ficava bem próximo do Palácio de Versalhes. O “Petit Trianon” foi um presente de seu marido, o Rei. E nesse local, Antonieta podia ser ela mesma e viver com mais liberdade. Segundo a biografia Maria Antonieta, O Retrato de Uma mulher comum, do escritor austríaco de origem judaica Stefan Zweig, a obra que inspirou Ikeda a escrever Rosa de Versalhes, Antonieta costumava dar grandes festas na fase que viveu no Petit Trianon. Ela amava dançar e se divertir, tinha uma personalidade extrovertida, enquanto seu marido, era tímido, apreciava um bom banquete, gostava de ler, caçar e dormia cedo. De fato, os dois não combinavam absolutamente em nada. Tem uma pequena resenha qui no blog, do livro de Zweig, para quem quisr dar uma olhada, basta clicar no link.


Petit Trianon



Uma rainha apaixonada por música:


A rainha Maria Antonieta gostava de atuar em óperas.
 
 
Cena do Live Action Lady Oscar 1979.
 
 

Maria Antonieta ficou conhecida como Rainha da Moda.

 
 A última rainha da França era uma lançadora de moda inquieta e contestadora. Dizem que ela chegou a chocar ao vestir calças, algo que naquela época era roupa exclusivamente masculina. Porem, ela levou para a corte francesa materiais inusitados, além de ser representante do estilo rococó.



Demonstrações de insatisfação:


  Após assinar um contrato que favorecia seu irmão, então imperador da Áustria, Maria Antonieta passou a ser chamada de "A Austríaca" pela corte francesa
 
.




A prisão:


Maria Antonieta foi presa, com Luis XVI, em 1792. No ano seguinte, foi julgada e condenada à guilhotina por traição. Foi a última rainha da França. No dia 16 de outubro de 1793, às 12:15, vestindo roupas simples, Maria Antonieta foi guilhotinada. Seu corpo foi jogado em uma vala comum, no cemitério de La Madeleine (fechado em 1794).



Os últimos meses da vida de Maria Antonieta foram extremamente desgastantes, sendo que a onda de acontecimentos negros culminou com a sua morte. Alguns livros de história contam que toda essa situação de Stress, fez com que os lindos cabelos ruivos (sim ela era ruiva), de Maria Antonieta ficassem completamente brancos “do dia para a noite”, mas será possível? Pelo que parece sim! Em 1793, a ultima rainha do antigo regime, viu a monarquia ser abolida, o seu marido – o rei Luís XVI – foi executado, seu filho foi afastado dela, e a França mergulhava no terror da revolução Francesa. Existe até uma síndrome que leva o nome da Rainha. " A Síndrome de Maria Antonieta", uma condição que faz com que os cabelos fiquem brancos devido ao stress.




A vida da Monarca, inspirou muitas obras, séries, filmes, seriados, quadrinhos e animes.
Riyoko Ikeda, quando era estudante, se emocionou ao ler a biografia Stefan Zweig, já que o autor, não coloca Antonieta como uma vilã, como faz a maioria dos livros de História. O autor descreve a rainha como uma mulher comum, com todos seus desejos, sonhos e defeitos. Nascida na metrópole japonesa Osaka em 1947, Riyoko Ikeda decidiu que escreveria uma obra baseada na vida da Rainha. Em entrevistas, ela chegou a dizer que já tinha certeza que o título seria" A rosa de Versalhes." Ikeda estreou no universo dos quadrinhos em 1967, aos 20. Porem A Rosa de Versalhes (ベルサイユのばら) sua obra máxima, foi publicada cinco anos depois. A Rosa do título referia-se a Maria Antonieta, inicialmente a protagonista da série, até que Oscar roubou a cena, de forma bastante previsível.

Para contar uma história para meninas com idade escola (publico alvo da revista Margaret), Ikeda precisou criar uma personagem de apoio a Antonieta, para dar gancho, ação e emoção a sua história, já que seus editores, haviam lhe advertido que se Rosa de Versalhes, não fizesse sucesso a série seria cancelada a qualquer momento. Então Ikeda, criou Oscar a guarda real de Maria Antonieta, porem, essa personagem, foi o motivo de todo o sucesso da Série. Lady Oscar, chegou a roubar os holofotes, ofuscar Maria Antonieta, tornando-se aos olhos dos fãs a verdadeira e única Rosa de Versalhes. Mas se não fosse a biografia de Maria Antonieta, talvez, hoje não teríamos o nosso mangá favorito.
 




E Rosa de Versalhes, fez um grande sucesso desde o início de sua serialização, graças a Lady Oscar, a capitã da guarda real da Rainha Maria Antonieta, e também, por ser um romance histórico, cheio de aventuras, mas também que lida com assuntos como a importância do papel e as obrigações das mulheres, machismo e feminismo. Aqui no Brasil, Rosa de Versalhes chegou a ser publicada pela JBC em uma edição big dois em um, portanto temos 5 volumes. Então se você gosta da história de Maria Antonieta, e nunca leu Rosa de Versalhes, eu super recomendo. Não dou spoolier sobre o mangá, mesmo ele já tendo 50 anos, porque aqui no Brasil, ele chegou em 2019 e existe muita gente que ainda não, ou não teve a oportunidade de ler. E spolier é spolier, não importa a idade da obra, sempre existe quem nunca leu e eu respeito os leitores. Finalizo o especial de Maria Antonieta, com um vídeo com um clipe da cantora Madona inspirado  na Rainha que encontrei no Youtube e também algumas imagens de Rosa de Versalhes e pinturas e obras de arte da ultima rainha da França:



 

 
 
 
  Algumas artes da artista coreana 정인 JenYoon dedicadas a Maria Antonieta:
 
 



 



 
 Mais algumas imagens de Maria Antonieta:
 
 
 





 Maria Antonieta no mangá e anime Rosa de Versalhes:
















Espero que tenham gostado



ady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.

 


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.