Olá, queridos amigos da Lady Oscar, sejam Bem Vindos!
Vamos falar um pouco sobre Maria Antonieta? A página que acompanho no Facebook, Le Rose Di Versailles, anunciou que hoje, dia 8 de novembro, em Florença, haverá uma interessante conferência dedicada a Maria Antonieta, e como ela é uma das protagonistas de Rosa de Versalhes (ベルサイユのばら), resolvi trazer a informação para cá. Já se passaram 230 anos da morte da última rainha do antigo regime, e Antonieta, continua sendo um ícone pop. Não podemos esquecer que A Rosa de Versalhes, o clássico de Riyoko Ikeda, contribuiu de maneira fundamental, para isso, especialmente no Japão, onde Antonieta influenciou até mesmo a Moda lollita.
Como aprendemos nos livros de História, Maria Antonieta ficou marcada na história como a princesa austríaca que se tornou rainha da França que levava uma vida altamente luxuosa e extravagante, algo que Ikeda fez questão de mostrar em Rosa de Versalhes. Aliás, Antonieta era originalmente a protagonista do mangá, inclusive a rosa do título, refere-se à Antonieta, mas como já falei diversas vezes aqui no Blog, Lady Oscar, ganhou mais popularidade entre as leitoras e acabou tornando a protagonista de Rosa de Versalhes. Enfim, nessa conferencia, o assunto é a vida Maria Antônia Josefa Joana de Habsburgo-Lorena, a arquiduquesa da Áustria, que se tornou a esposa do rei Luís XVI e Rainha Consorte da França e Navarra de 1774 até a Revolução Francesa em 1792. Seria interessante se Rosa de Versalhes fosse citada, afinal a obra de Ikeda, ajudou a mudar a imagem de Maria Antonieta, quase sempre retratada como uma vilã.
A trágica rainha era décima quinta e penúltima filha do imperador Francisco I do Sacro Império Romano-Germânico, e da imperatriz Maria Teresa da Áustria, casou-se em abril de 1770, aos quatorze anos, com o então delfim de França (que subiria ao trono em maio de 1774 com o título de Luís XVI), numa tentativa de estreitar os laços entre os dois inimigos históricos. Infelizmente, Antonieta, tornou-se uma rainha impopular e odiada pelos franceses, até que eclodiu a revolução Francesa que derrubou de vez o Antigo Regime, o absolutismo personificado pelo rei Luís XVI; abolindo os privilégios da monarquia, da aristocracia e do clero. E iniciou-s então, a era dos governos democráticos que consagrou o princípio da liberdade, igualdade e fraternidade.
Um fato curioso, que encontra-se em alguns sites e livros de história, é que Antes de sua trágica morte, durante o terror da revolução francesa, Antonieta agora chamada de Viuva do Capeto, teria tomada um prato de sopa de galinha Vermicelli.
Porem como disse acima, Antonieta é um Icone Pop, e inclusive, existe sites como o Boutiques de Musée, que vende lindos pratos bandejas e outras peças com o Rosto da ultima rainha da França estampando, deixo abaixo algumas imagens:
Ano passado, tive a honra de participar de todos os dias do evento comemorativo dos 50 anos de publicação do mangá Rosa de Versalhes (ベルサイユのばら) em São Paulo, promovido pela ABRADEMI, Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, e a com a participação da editora JBC, realizado entre os dias 15 e 23 de outubro de 2022. Nessa amostra, havia roupas do final do século XVIII, ao estilo europeu, retratadas no manga, que se tornaram a base da cultura da moda gótica Lolita do Japão. E essa cultura da moda gótica Lolita também se espalhou pelo Brasil, e tudo graças a influência da Rosa de Versalhes. Inclusive, no ultimo dia do evento, foi realizado um desfile de Lolitas.
Enfim, a pelo o fuso horário, a palestra já foi realizada, e espero encontrar algum vídeo, porem acho improvável.A vida da trágica rainha, Maria Antonieta, também inspirou Filmes, Séries, Obras literárias,Teatro e até mangás como Rosa de Versalhes. E como estamos, no Mês da Rainha, já que seu aniversário foi a semana passada no ultimo dia 2 de novembro, finalizo com alguns vídeos relacionados e algumas imagens de Maria Antonieta em Rosa de Versalhes.
Espero que tenham gostado!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.