Letreiro com titúlo de postagens

quinta-feira, 2 de novembro de 2023

Feliz aniversário! Em 2 de novembro de 1755, nascia na cidade de Viena, Maria Antônia Josefa Joana de Habsburgo-Lorena.

 

Olá, queridos amigos da Lady Oscar, sejam Bem Vindos!

 
Em 2 de novembro de 1755, nascia na cidade de Viena, Maria Antônia Josefa Joana de Habsburgo-Lorena, mais conhecida como Maria Antonieta, a 15ª filha do imperador Fernando I e da imperatriz Maria Teresa da Áustria. Maria Antonieta, a Ultima rainha da França, é também uma das protagonistas de Rosa de Versalhes(ベルサイユのばら) de Riyoko Ikeda, Portanto, não poderia deixar de abrir um post comemorativo.
 
 

 
Maria Antonieta foi uma princesa austríaca que se tornou rainha da França, graças a um casamento político e sem amor. A ultima rainha do antigo regime, ficou marcada pela sua vida altamente luxuosa. Infelizmente a ultima rainha da França, terminou guilhotinada durante a Revolução francesa. Os pais de Antonietas governavam o Sacro Império Romano-Germânico, que dominava uma série de nações da Europa desde o século X. Naquele época, o Sacro Império já estava decadente e era governado de por Maria Teresa, cujas obrigações fizeram com que ela se ausentasse bastante da criação de seus filhos.
 


Alguns historiadores, chegaram a comentar que a educação da princesa austríaca Maria Antonieta durante sua infância foi um tanto, desleixada e por conta disso ela acabou tendo dificuldades de alfabetizar-se e, depois, de falar e escrever corretamente alemão, francês e italiano. Mesmo com suas dificuldades nos estudos, Antonieta possuía, algumas habilidades em música e dança. Portanto, quando começaram a ser costurados os acordos s para o seu casamento, a princesa precisou passar por uma espécie de tutoria intensivo a fim de melhorar seus conhecimentos.
 


 

Nos primeiros capítulos de Rosa de Versalhes, somos apresentados a Maria Antonieta ainda criança com seus 12 anos, na Austria e Ikeda, mostra uma princesa, sem muito interesse pelos estudos e que só pensa em se divertir. Porem, ela tem algumas habilidades para dançar. Suas dificuldades nos estudos também é mostrada em Rosa de Versalhes, com um toque do humor de Ikeda. Temos uma sequência no mangá, onde a mãe de Antonita, Maria Teresa, se desespera com as péssimas notas de sua filha, já destinada a se tornar a rainha da França. E no final da década de 1760, sua mãe Maria Tereza imperatriz da Áustria decidiu usar sua filha para uma estratégia política, e, assim, os diplomatas austríacos se envolveram em negociações com a França, decidindo assim casar a jovem com Luís Augusto, delfim da França e filho de Luís Fernando, herdeiro do trono francês falecido em 1765.
 
 


 
A ideia do casamento foi parte de uma estratégia de Maria Teresa de aproximar os países inimigos França e Áustria. No Mangá Rosa de Versalhes de Riyoko Ikeda, também mostra Maria Antonieta se casando aos 14 anos. Como peões em um jogo de xadrez, Antonieta e Luís Augusto se casaram para selar a união entre dois países em desacordo: França e Áustria. O casamento ocorreu em 19 de abril de 1770, e o irmão de Maria Antonieta substituiu seu noivo, que tinha apenas 15 anos. Em 16 de maio, o casamento oficial ocorreu no Palácio de Versalhes.

Maria Antonieta, pode não ter sido uma rainha amada por todos, porem ela marcou a França e passou por diversos episódios pouco conhecidos pelos entusiastas da História. A rainha da moda, como ficou conhecida, conseguiu marcar a história da humanidade graças com uma trajetória em uma das mais importantes monarquias que o mundo já conheceu. E aproveitando o aniversário da Rainha protegida por lady Oscar na Série de Ikeda, deixo abaixo algumas curiosidades sobre a monarca.

 


Loira ou Ruiva? Qual era a cor dos cabelos de Maria Antonieta?


Maria Antonieta, sempre é retratada como uma mulher loira, inclusive, Ikeda a desenhou em Rosa de Versalhes, com as madeixas loiras. Entretanto, Antonieta era, na verdade, ruiva. Isso motivou sua rival a Madame du Barry, amante do rei Luís XV, a apelidar Antonieta de “la petite rousse”, que em tradução livre corresponde a pequena ruiva. Algo que também é mostrado no anime Lady Oscar, em vários momentos, a condessa Du Barry diz que Antonieta é ruiva, apesar dela ser loira tanto no anime como no mangá de Ikeda.


A famosa da frase "Deixe-os comer brioches": 

A famosa frase “Qu'iles mangent de la brioche ("Deixe-os comer brioche", em tradução livre) foi proferida por Maria Theresa, rainha nascida na Espanha do Rei Sol. Antonieta jamais disse a tal frase, na verdade, ela era reconhecida por ser extremamente generosa com os súditos, tendo auxiliado os desvalidos com contribuições financeiras e materiais. 



Antonieta foi vítima de mentiras e fofocas ao seu respeito:

A ultima rainha da França foi vítima de muitas fofocas, inclusive em algumas obras, Maria Antonieta, foi retratada como uma mulher de conduta vergonhosa, o que não era verdade. O casamento de Maria Antonieta, demorou 7 anos para ser consumado, portanto, ela permaneceu virgem nos primeiros sete anos de matrimônio. O casamento ocorreu em 16 de maio de 1770 e só foi consumado em 22 de agosto de 1777. Além disso, a rainha não teve inúmeros amantes, mas pelo que parece realmente amou Fersen e foi correspondida.




9- Maria Antonieta amava Conde Fersen.

 


Pelo que parece, Antonieta teve um amante, que foi seu único e verdadeiro amor, conde sueco Hans Axel von Fersen (1755 – 1810) como é mostrado em Rosa de Versalhes. Antonieta, se correspondia por meio de cartas de amor com o único homem que já amou de verdade. Em 1982, um conjunto de quase 50 cartas trocadas entre Fersen e Antonieta, entre 1791 e 1792, acabou sendo comprada pelo Arquivo Nacional Francês. As cartas da Rainha foram copiadas pelo Conde, mas estavam censuradas com a tal tinta preta. A partir de 2014, a equipe da Dr.ª Anne Michelin utilizou de uma nova técnica que não danifica os documentos, a espectroscopia de fluorescência de raios-x, e com isso foi possível identificar quarenta e cinco passagens censuradas de oito cartas. Sim, de fato eles foram amantes.



10- A Rainha foi responsável  por levar a França à falência: 

 


Não foram os gostos luxuosos nem a paixão por moda de Maria Antonieta, apelidada de "Madame Deficit", que levaram a França à falência. O reino já enfrentava percalços financeiros antes mesmo do casamento entre ela e Luís XVI. Embora a situação da nação tenha piorado durante o reinado de seu marido, isso ocorreu em virtude da contribuição financeira de Luís XVI à Revolução Americana.

 


Continua...


Enfim, ainda hoje trago a segunda parte do especial de aniversário de Maria Antonieta ou quem sabe um vídeo. 

 

 Espero que tenham gostado!


ady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.

 


 







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.