Letreiro com titúlo de postagens

domingo, 26 de novembro de 2023

Ontem foi O Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres: Relembrando alguns momentos que Oscar demonstrou a força de uma mulher em Rosa de Versalhes..

 

Olá, queridos amigos da Lady Oscar, Sejam Bem Vindos!

 

 
 
Ontem, foi o Dia Internacional contra a Violência contra a Mulher, segundo o Calendarr,
Em 1999, as Nações Unidas (ONU) designaram oficialmente o dia 25 de novembro como Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres. Desde, então, essa data tem sido comemorada no mundo.  Rosa de Versalhes (ベルサイユのばら) é um shoujo mangá, (quadrinhos para meninas), temos, sim, cenas de lutas com espadas, revolução francesa, mas não temos algo desse tipo. Entretanto, a personagem Lady Oscar, representa a força das mulheres, pois também ela, precisou lidar com sua tropa de soldados machistas e truculentos. Está um pouco atrasado, mas em comemoração a data, hoje decidi, relembrar alguns desses momentos na animação de 1979. Sem mais delongas vamos ao artigo:



 
Quem acompanha o blog, sabe, muito bem, que Lady Oscar tem uma grande influência sob mim, desde que eu era pequena. Riyoko Ikeda, é uma mulher feminista, que revolucionou o shoujo mangá, apresentando ao mundo uma personagem diferente de tudo que já havia sido criado, uma mulher de força, coragem, honestidade, trabalhadora, fazendo o papel de um homem. A intenção de Ikeda, era mostrar ao mundo, que não é preciso ser homem para ser um herói habilidoso com a espada e que mulher pode, sim, ser tão forte e determinada como um homem. Em Rosa de Versalhes, também temos uma subversão de gêneros, afinal, André é quem faz o papel de mocinho sensível e apaixonada, já Oscar é a heroína da história, corajosa, destímida e imbatível na arte da esgrima. E essa foi de faro a intenção de Ikeda, criar uma protagonista de mangás femininos, que mostrasse as garotas, que uma mulher também pode ser forte e fazer o mesmo que um homem. Oscar é uma, espadachim, uma heroína de ação, algo que antigamente era visto apenas em heróis masculinos.  Mas mesmo ela sendo forte, durante a série, Oscar também passou por momentos onde teve de provar seu valor e ganhar o respeito dos homens. Como em uma determinada cena, onde ela e André estão em uma taverna, Oscar é provocado, por homens e não aceita ser motivo de piadas, então ela decide brigar para ganhar o respeito, daqueles homens. Oscar acaba muito machucada, mas não se arrepende, afinal ela é uma mulher militar, orgulhosa e jamais iria permitir ser tratada com desrespeito. Há outros momentos que Oscar enfrentou grosseria, então em comemoração atrasada da data, hoje, vamos, relembrar alguns momentos que Lady Oscar teve que lidar com os soldados machistas e violento



 

  Ailan a princípio um Machista que não aceitava ordens de uma mulher:

 
Durante a série de Ikeda, Lady Oscar, demonstra ser uma pessoa muito séria, forte, cheia de coragem, honra e senso de justiça. Ao mesmo tempo, ela é feminina, belíssima, delicada e capaz de se apaixonar e sofrer por amor, como qualquer outra mulher. Oscar prova que uma mulher pode ser forte e valente, sem perder sua feminilidade, Mas Lady Oscar também passa por momentos ruins, como exemplo, ela enfrenta o machismo de uma tropa de soldados que no início, não a respeitam e se recusam a aceitar as ordens de uma mulher, principalmente Ailan que desconfiava dele e até mesmo chega ser estúpido, agindo de maneira agressiva e até desafia Oscar para um duelo debaixo de uma forte tempestade
 
 


Tanto no anime quanto no mangá, Oscar teve que ganhar o respeito daqueles soldados machistas, mas ela nunca se fez de vítima, pelo contrário, ela luta para provar seu valor e ganhar o respeito de sua tropa. Lady Oscar também nos ensina, que ser feminista, não significa ser ignorante e declarar guerra aos homens, não muito pelo contrário, ser feminista é significa lutar pelos seus direitos e saber lidar como machismo e demonstrando sua força, e ganhando o respeito dos homens.
 


Falando da animação, essa cena da brutalidade de Ailan com a comandante Oscar, sempre me incomodou, eu chegava a ficar com raiva de Ailan. O soldado chega ser extremamente grosso, claro por ser mulher em um mundo dominado pelos homens. Mas Oscar, não demonstra medo ou fraqueza, ela luta com Ailan e o derrota  ganhando assim seu respeito e admiração. Ailan, se torna um de seus soldados mais fieis e no mangá também se apaixona pela heroína. Gosto muito do personagem, mas odeio quando ele age com brutalidade com nossa, Oscar.




O general Jarjayes pai de Lady Oscar:


 
Outra coisa na animação que me irrita é ver o pai de Oscar, o General Jarjayes a agredindo com tapas no rosto, em algumas cenas. No anime ela não revida, mas no live action ela chega a duelar com o pai no final do filme. Ainda falando sobre o general Jarjayes após tudo que ela faz a Oscar, ainda decide que ela deve se casar e lhe escolhe um possível noivo, Gerodelle, alguém que ela nunca amou, apenas porque o velho general queria que Oscar produzisse herdeiros para dar continuidade a tradição militar da família.
 

Temos outra  situação de agressão é quando André decide se declarar a heroína beijando a comandante a força e até rasga a mangá da camisa da moça. André, não é violento e muito menos machista, porem naquela cena ela estava transtornado pelo ciúme, e sofrendo por estar cego e não ter seu amor por Oscar correspondido. Mesmo, não fazendo nada a não ser beijá-la contra sua vontade é, sim, é violência. No mangá a cena é até mais forte, mas como, já disse, cada leitor interpretará da sua maneira.

A famosa cena da briga do casal:



Falando em André, o personagem é o que mais respeita e protege nossa heroína, por esse motivo ao decorrer da série ela vai se apaixonando por seu melhor amigo até que decide se declarar a ele.  Oscar o escolhe como seu marido, por ele tratá-la com igualdade. André respeita a sedições de Oscar, sempre a apoiando e sem tentar mudá-la, ele a ama da maneira que ela é uma mulher militar, usando farda.






Para mim, Oscar representa a força das mulheres, ela nos ensina a ter coragem para enfrentar os problemas com coragem e determinação. Mulher não precisa ser humilde e gentil a todo tempo, ela também pode ser valente e forte sem perder sua feminilidade. Oscar me ensinou mesmo sendo uma mulher posso, sim, ser é corajosa, forte, enfrentar os problemas, com determinação e sem desistir de seus objetivos. E é bem assim que devemos Enfim, esse post era para ter saído ontem, porem devido aos problemas que tive com o sinal fraco da minha internet, o jeito foi abrir o post hoje, mas continua valendo. Finalizo com algumas imagens de Lady Oscar no anime Rosa de Versalhes:
 
 
 










Um ótimo domingo e uma linda semana a todos vocês amigos da Lady Oscar!


ady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.

 


 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.