Letreiro com titúlo de postagens

terça-feira, 23 de abril de 2024

Riyoko Ikeda autora da Rosa de Versalhes Desenha bela deusa do Japão, Tamayori Hime, em Colaboração com o Santuário Shimogamo.

 

Olá, queridos amigos da Lady Oscar,Sejam Bem Vindos!

 

 

 

 Segundo o site japonês, karasuma keizai, O Santuário de Shimogamo (japonês:下鴨神社, Hepburn : Shimogamo-jinja) é um importante santuário xintoísta no distrito de Shimogamo, no bairro de Sakyō, na cidade de Kyoto, começará a oferecer um selo vermelho com a mais bela deusa do Japão, Tamayori Hime, criado com a colaboração especial da Mangá-ká  Riyoko Ikeda autora do Shoujo mangá A Rosa de Versalhes (ベルサイユのばら), como parte e de um projeto cultural por ocasião do Aoi Festival 2024.Os selos estarão disponíveis a partir do dia Primeiro de Maio.

 

Tamayori Hime Ilustração de Riyoko Ikeda.

Pois bem, trata-se de uma colaboração entre Riyoko Ikeda e o templo Shimogamo, para quem não sabe, esse é um dos mais importantes e antigos santuários xintoístas, japonês. Pois bem, Ikeda e o Santuário se uniram para a criação de um Goshuin-mangá, que passará a ser vendido nesse antigo templo no dia primeiro de Maio. È sobre Riyoko Ikeda, então resolvi traduzir a parte do artigo que fala sobre a colaboração da Mangá-ka com o santuário, utilizando as mesmas imagens. O texto original e completo encontra-se no link acima, segue a tradução:

"Santuário de Shimogamo, Patrimônio Mundial" x "Rosa de Versalhes" x "NIPPON"


No Santuário Shimogamo, Patrimônio Mundial (nome oficial:Kamo-mioya-jinja ), a divindade mais bela do Japão foi desenhada com a cooperação especial da artista de mangá Riyoko Ikeda como parte de um projeto cultural em conjunto com o Festival Aoi 2024 (nome oficial: Festival Kamo). Terá início a entrega dos selos Manga Goshuin por “Tamayori Hime”.

“Tamayori Hime no Mikoto” é cultuada como uma divindade feminina bela, sábia e poderosa que contribuiu para a fundação do Japão como a deusa-mãe do Imperador Jinmu e "realiza o desejo de todas as mulheres de se tornarem ainda mais belas".

Ela é consagrada como a divindade do Santuário Kawai, o primeiro santuário regente do Santuário Shimogamo.

O Santuário Kawai atrai a fé de mulheres de todas as idades, como o "Guardião das Mulheres e o Primeira Deus da Beleza do Japão". Muitos adoradores podem ser vistos orando a Yorihime-no-mikoto por seus próprios pensamentos e sentimentos. O "Kagami-ema" (tabuleta votiva com espelho), que é dedicado ao santuário após aplicar maquiagem e desejar a própria beleza pessoal, pode ser visto em muitos sites de redes sociais como uma forma de "deixar os sentimentos" no santuário.


 Ilustração  de Riyoko Ikeda

 

 Desde os primórdios da história, o Santuário de Shimogamo tem apresentado sua história e cultura em sua forma original. O festival representativo Aoi Matsuri (festival da malva-rosa) foi realizado no período Heian (794-1185) e, quando a palavra "festival" era usada, referia-se ao Aoi Matsuri e, como as raízes dos festivais japoneses, o "koto" que liga a história e a cultura foi preservado até os dias atuais.

 


Sai Wang montado em um palanque no "Festival de Aoi" e colorindo a procissão. 

Após de vários meses de discussões com especialistas externos, decidimos pedir ao Sra. Ikeda, uma "pessoa" que criou e apoiou a era em que o mangá se torna a "cultura" de classe mundial do Japão como uma artista de Shoujo mangá, para colaborar com o desenho.


 Kenichi Ogura, cabeleireiro e maquiador que iniciou o pedido à Ikeda e também é responsável pela direção deste projeto, disse:
"Quando pensei em como expressar a beleza e o Santuário Shimogamo na cultura, cheguei à questão de quem é a 'pessoa que vive lindamente à sua maneira e a pessoa que criou a cultura moderna do Japão'. Em minha mente, veio à mente a imagem da Rosa de Versalhes e do Príncipe Shotoku na obra do Professor Ikeda, me veio à mente e eu entrei em contato com ele. Quando vi seu trabalho desta vez, fiquei sem palavras com sua aparência linda e belíssima e olhos poderosos." Olhei para trás.
Ikeda é uma "pessoa" que conecta a cultura com as "coisas" ligadas ao Santuário de Shimogamo, funde o trabalho como uma "coisa" que deixa os pensamentos e memórias dos adoradores no selo vermelho. Como um "santuário que simboliza a cultura japonesa", cristaliza o pico mais alto da cultura moderna de "pessoas, coisas e coisas" do Japão.
A Senhora Ikeda será a primeira artista de Shoujo mangá a participar da cerimônia do Festival de Aoi, em 15 de maio, como uma figura cultural.


 




Além disso, o santuário e a Sra. Ikeda decidiram usar o melhor "hitori" contemporâneo para a "caligrafia" do selo vermelho do mangá, que expressa sua visão de mundo.

Contratamos Maaya Wakasugi, um calígrafo de Bordeaux que estabeleceu um estilo único baseado em motivos de personagens antigos e que introduziu a caligrafia como uma forma de arte para o mundo, inclusive escrevendo os personagens-título para o drama histórico da NHK Onna Jôshu Naotora e apresentando a caligrafia no Museu de Arte Moderna de Nova York. Solicitado por Maaya Wakasugi. Os sentimentos e a inspiração do Sra. Ikeda para seu trabalho foram incorporados à caligrafia de “A Mais Bela Deusa do Japão” e “Santuário de Kawai”.




Maaya Wakasugi.


Maaya disse: "Foi difícil para mim colocar minha mente no lugar para ser capaz de expressar a beleza e a força que Ikeda-sensei colocou nela. Eu ficaria feliz se esta fosse uma oportunidade para os visitantes sentirem as coisas importantes do belo Japão através do selo vermelho concedido aos adoradores que visitam o Santuário de Shimogamo com pensamentos importantes." Eu tinha grandes esperanças. A fusão de mangá  e caligrafia  ideia do Santuário Shimogamo de uma sociedade sustentável Vamos introduzir materiais ecologicamente corretos para a dedicação do "Manga Red Seal". Originalmente, o selo vermelho usa papel japonês feito de polpa virgem como material. No entanto, o fato de que o uso de celulose virgem leva à derrubada de madeira também é uma realidade que não pode ser ignorada. A "Floresta de Madeira" onde fica o Santuário Shimogamo foi transmitida e protegida como um lugar de apoio para as pessoas desde os dias de O Conto de Genji e Makakusako nos tempos antigos.



É cerca de três vezes o tamanho do Tokyo Dome, e toda a floresta foi designada como um local histórico nacional, e todo o Santuário Shimogamo, incluindo a floresta de Kasunomori, está registrado como Patrimônio da Humanidade. Além disso, a "Fundação Konomori", que foi criada para proteger a floresta e sua história e cultura, vem tecendo suas atividades com pensamentos há muitos anos. Para este selo de mangá, decidimos introduzir um selo vermelho usando materiais ecologicamente corretos. Ao utilizar celulose não madeireira derivada da cana-de-açúcar para o selo vermelho, compartilhamos com os destinatários o desejo de proteger a floresta.


Esperamos que o Santuário de Shimogamo, que continuou a proteger a floresta, se torne uma oportunidade para muitos fiéis se conscientizarem de uma sociedade sustentável de várias maneiras.

Os selos de mangá serão entregues no Santuário Kawai e em outros locais a partir de 1º de maio. A taxa para as primícias é de 1.000 ienes. Além de ser usado para o projeto de realocação cerimonial no 18º ano de Reiwa, também será usado para a preservação da floresta primitiva mais antiga de Kyoto, "Konomori", que protege o Santuário Shimogamo e projetos culturais.


O restante do texto fala um pouco sobre o santuário, traduzi apenas sobre a contribuição de Riyoko Ikeda. Bem, achei a ilustração belíssima, os traços de Ikeda são incríveis, mesmo eu ainda preferindo seus traços dos anos 1970, por serem mais delicados e femininos, em minha opinião. Mesmo assim, a ilustração da mais bela divindade do Japão, a deusa Tamayori Hime, ficou simplesmente perfeita. É sempre bom ver Ikeda desenhando, atualmente é muito raro uma ilustração dela, já que resolveu dedicar sua vida a outra paixão, a música. O texto completo encontra-se no link acima.

.




Espero que tenham gostado!Daqui a Pouco tem mais.


ady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.

 


 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.