Olá, queridos amigos da Lady Oscar, Sejam Bem Vindos!
Em 14 de abril de 1788, Oscar assumi o comando dos Soldados da Guarda, Francesa, um acontecimento em Rosa de Versalhes
(ベルサイユのばら) que marca a liberdade da heroína que agora vive por suas próprias decisões. Oscar decidiu deixar a guarda real e comunica isso à rainha Maria Antonieta e pede seu desligamento: na verdade, sua intenção é justamente esquecer os momentos de fraqueza, o amor não correspondido por Fersen em campo de batalha. Uma decisão perigosa à vida da heroína poderia estar correndo rico e obviamente, André, contrária a tal decisão. 🇫🇷
Oscar assume o Comando da Guarda Francesa em 14 de abril de 1788. |
Na animação, é justamente nessa parte que acontece a tão famosa frase" Uma Rosa Jamais será um Lírio." Em total desespero, André briga com Oscar, tenta beijá-la à força e rasga a mangá de sua camisa em seu quarto: Oscar se assusta com a reação de André, começa a chorar e o rapz, após pedir desculpas, finalmente revelará seu amor a ela. Oscar é informada de sua nova missão: ela se tornará comandante dos soldados da guarda francesa. Ainda existe amizade com Antonieta, mas agora Oscar é a comandante da Companhia B na Guarda Nacional e seu uniforme agora é azul.
Tanto no anime quanto no mangá, André, que a segue como uma Sombra, alista-se no exército, tornando-se um de seus soldados. Mas Oscar começa a enfrentar novos desafios, mesmo vivendo com as próprias escolhas, ela agora tem que lidar com o machismo, já que os soldados de sua tropa não aceitam receber ordens de uma mulher. Ela então precisa lutar para conquistar o respeito de sua tropa.
Alain é o sargento da Companhia B, as tropas a serviço de Oscar na Guarda Francesa. Ele foi o primeiro a fazer amizade com André, porém começa a rejeitar violentamente a liderança de Oscar, por ela ser uma mulher e, para piorar, ela pertence à nobreza. Ailan é um homem machista, por outro lado, Oscar não abaixa a guarda e resolve lutar para conquistar o respeito de sua tropa. Os dois lutam debaixo de chuva, uma das melhores lutas do anime, em minha opinião, e Oscar o derrota, ganhando o respeito de Ailan e sua tropa.
Após ser derrotado por Oscar, Ailan implora a comandante para salvar a vida de um companheiro que estava prestes a ser executado e ela ajuda a salvar o soldado. Ailan perdoa a comandante e os dois se tornam grandes amigos. Apesar de um começo ruim, o rapaz passa a respeitar e admirar Oscar, tornando-se ferozmente leal e dedicado a ela. Já no mangá, Ailan é bem mais jovem que na versão anime e acaba se apaixonando por Oscar, aliás, no mangá, Ikeda fez todos os mocinhos se apaixonarem pela comandante, menos Fersen por quem ela era apaixonada logo no início.
Sei que muitos fãs da Rosa de Versalhes preferem a fase de Oscar com o uniforme vermelho, ainda com muitas possibilidades para uma história de amor com André e sua lealdade à Maria Antonieta. Confesso amar a primeira fase, principalmente no anime, mas acho que o final da história apresenta uma Oscar mais madura e decidida. Sem mencionar que o esplêndido uniforme azul da protagonista é o mais famoso e o meu favorito. Já sua relação, problemática, com seus soldados e o machismo sofrido por ser uma mulher comandando uma tropa de homens, é superada com bravura. Oscar luta para conquistar o respeito desses soldados e é finalmente conquistado sua liderança. Algo que serve de inspiração para nós mulheres, mesmo que exista o machismo, é preciso lutar para conquistar o nosso lugar. Já Ailan, no início um machista, acaba percebendo o valor de Oscar mesmo sendo uma mulher e passa não apenas aceitar sua liderança como também se revela um de seus melhores e mais fiéis soldados.
"Viva a Liberdade!"
Enfim, hoje, resolvi abrir esse post, para lembrar da data em que nossa amada Lady Oscar ganhou sua liberdade, assumindo o comando da Guarda Francesa. Finalizo, com algumas imagens da última fase de Rosa de Versalhes, com Oscar usando seu uniforme azul e comandando à Tropa B. E também com a canção do grupo musical italiano I cavaliere Del Re, que fala justamente dessa nova fase de Oscar, a canção se chama ALLE PORTE DELLA RIVOLUZIONE traduzindo será ÀS PORTAS DA REVOLUÇÃO. A música foi lançada nos anos 1980 no LP A História de Lady Oscar, eu o tenho na coleção e agradeço muito ao meu pai por guardar essas relíquias de sua infância.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.