Hoje, é 15 de abril, o dia mundial do desenhista. Pesquisando a respeito, encontrei, mais algumas informações no site Calendarr, que diz que o dia mundial do desenhista é comemorado em 15 de abril em homenagem de um dos mais importantes desenhistas que já existiu, Leonardo da Vinci, que nasceu dia 15 de abril de 1452, na cidade de Vinci, na Itália. Segundo o site, A data foi instituída pela primeira vez como comemorativa em 2011, por uma iniciativa da Associação Internacional de Artes (IAA), considerada a maior organização não-governamental de artes visuais, criada em 1954 pela Unesco - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. ✏️
Homenagem a Desenhista Riyoko Ikeda autora da Rosa de Versalhes:
Nascida em Osaka no dia 18 de dezembro de 1947, Riyoko Ikeda (池田 理代子) é uma das mais importantes desenhistas de mangás de todos os tempos. Membro do famoso grupo Nijūyo-nen Gumi (24年組), mais conhecido aqui no Brasil, como o grupo 24 (Era Showa), para quem não sabe trata-se de um grupo de manga-kás que revolucionaram o Shoujo mangá, o nome do grupo refere-se as datas de nascimento das autoras já que quase todas nasceram em 1948 ou um pouco antes como Riyoko Ikeda, mesmo assim correspondem ao grupo do ano 24 da era showa.
Seu
primeiro trabalho como desenhista foi Bara Yashiki no Shoujo, porem o
sucesso e fama veio alguns anos mais tarde com nosso mangá favorito
Versailles no Bara (ベルサイユのばら, Berusaiyu no Bara) ou Rosa de Versalhes,
também conhecido como Lady Oscar, o nome que a série ficou conhecida na
Europa. Ikeda começou a publicar sua obra máxima nas páginas da revista
Margaret em 1972, em maio desse ano sua obra completará 52 anos e teremos post mais do que especial aqui no Blog.
Rosa
de Versalhes, foi o primeiríssimo shoujo mangá histórico, a princípio
os editores da Margaret, a maioria homens, não acreditaram que um mangá
histórico faria sucesso entre o público alvo, meninas com idades escolar
e mulheres, já que segundo eles, mulheres e crianças seriam incapazes
de compreender fatos históricos. Mas Ikeda insistiu, que a série faria
sucesso, se não fosse cancelaria e pediria demissão. Mesmo com tamanha
responsabilidade, para uma jovem de 24 anos, Ikeda, conseguiu desenhar
uma personagem única a princípio para ser um gancho que daria apoio a
protagonista Maria Antonieta e ação para história, Oscar François de
Jarjayes, a bela guarda de Maria Antonieta, foi o motivo para o Boom da
Rosa de Versalhes e de sua carreira. Em Uma época que mulher era vista
apenas como donas de casa, Ikeda desenhou uma heroína diferente de tudo
que o mundo já havia visto, uma mulher capaz de fazer o papel de homem
sem perder sua feminilidade e capaz de inspirar as leitoras de Rosa de
Versalhes. Algumas meninas até sonhavam em ser exatamente como Oscar,
uma mulher completamente livre, que faz o trabalho de um homem sem
perder sua feminilidade, ela rejeitou um casamento arrastando uma tropa a
favor do povo da França durante a revolução francesa.
Mas não apenas Rosa de Versalhes fez sucesso, Ikeda criou outras incríveis obras com seus belos traços, uma delas foi Orpheus no Mado (オルフェウスの窓) ou A janela de Orfeu. Esse é mais um dos clássicos da manga-ká que merece ser lembrado no dia do desenhista. A Obra, chegou a ser considerada pela crítica como sua maior obra, o que discordo, apesar de maravilhosa sua maior obra foi Rosa de Versalhes. Orpheus no Mado deu a Ikeda o principal prêmio da associação de cartunistas do Japão em 1980. Se em Rosa de Versalhes temos uma heroína forte e determinada como Oscar, em Janela de Orfeu, temos o oposto, Julius, é uma moça que parece Oscar, pelo menos na aparência, porem é o oposto da nossa heroína.Em entrevista, Ikeda disse as seguintes palavras "Se Versailles no Bara é o trabalho da minha juventude, Orpheus no Mado é o trabalho de toda a vida".
Rosa de Versalhes, de Riyoko Ikeda, foi primeiro Shoujo mangá histórico criado no Japão, e Primeiro mangá elevado à categoria de obra literária, é também o mais influente romance escrito e desenhado no Japão no século XX. A série de Ikeda ficou tão popular que acabou se tornando um fenômeno cultural, estampando diversos produtos, chegando até mesmo a receber homenagens dos Correios com duas séries de selos. O amor por Lady Oscar, gerou um enorme interesse pelo rococó e pela cultura setecentista francesa no Japão, sendo o país que mais realiza exposições sobre esse tema fora da França. Em 2022, a obra completou 50 anos e aqui no Brasil, tive a honra de participar, do evento comemorativo dos 50 anos de Rosa de Versalhes, realizado no museu da imigração japonesa, no bairro da Liberdade. E tudo que mencionei aqui, foi comentado na palestra O impacto da Rosa de Versalhes no Japão e no mundo” com a incrível escritora e especialista na cultura japonesa Cristiane A. Sato (ABRADEMI). Tive o prazer de conhecê-la pessoalmente, e foi maravilhoso ver todos os fãs de Berubara juntos debatendo sobre a série de Ikeda
Riyoko Ikeda e cosplayer da Rosa de Versalhes. |
Já falamos até demais de Rosa de Versalhes, o que era óbvio, já que esse é um blog dedicado a obra máxima de Ikeda, mas não podemos esquecer, de outro grande sucesso da autora, Orpheus no Mado (オルフェウスの窓), A janela de Orfeu. Essa série também apresenta fatos históricos, situado na Rússia pré e pós-czarista, sendo considerada pelos críticos como a maior obra de Ikeda, algo que devo descordar, apesar de amar a janela de Orfeu, ainda considero Rosa e Versalhes sua maior obra. Porem, a janela de orfeu, é uma grande obra, e concedeu a autora o principal prêmio da associação de cartunistas do Japão em 1980. Em uma das entrevistas que já traduzi para o blog, Ikeda disse que "Rosa de Versalhes é o trabalho da minha juventude, Orpheus no Mado é o trabalho de toda a vida".
A Janela de Orfeu. |
Recentemente, fiz um post aqui no Blog, recomendando os melhores mangás de Riyoko Ikeda, nesse artigo, cito A Rosa de Versalhes, Janela de Orfeu, Eikou no Napoleon ~Eroica~ (栄光のナポレオン - エロイカ ), uma espécie de continuação de Rosa de Versalhes, inclusive traz de volta alguns personagens como Rosalie e Ailan, porem não fez o mesmo sucesso. Outras obras que aparece nesse artigo também falo um pouco sobre Claudine...! (クローディーヌ・・・!), Jotei Ekaterina (女帝エカテリーナ) entre outros sucessos da autora. Para quem quiser ler o artigo, basta clicar no link logo acima.
Riyoko Ikeda |
Mesmo com todo o sucesso de seus mangás, Ikeda gostava mesmo era da música, por isso, ela decidiu dar um tempo com os desenhos e ingressou para a Faculdade de Música de Tóquio aos 47 anos. Realizando o seu sonho de infância de estudar música e continua ativa no palco. Mesmo com mais idade que seus colegas de classe, tornou-se uma grande soprano e autora de grandes óperas. Traduzi esses dias uma entrevista que Ikeda concedeu ao colégio de música de Tokyo, em janeiro de 2023, é bem curta, mas ela fala um pouco sobre sua grande paixão a música. Para quem tiver interesse em ler essa entrevista clique aqui.
Infelizmente, de todos os seus mangás, Apenas Rosa de Versalhes e Onisama ganharam animes. Apesar de ser uma grande desenhista, Ikeda decidiu dar um tempo com os desenhos e partir para outra grande paixão, a música. Aos 40 decidiu se dedicar a música e conseguiu formar-se na faculdade, tornou-se cantora soprano e até hoje trabalha com óperas.
Curiosidade, em 2009 a desenhista de mangás Riyoko Ikeda, recebeu um grande prêmio a Ordre national de la Légion d'honneur, no grau de Cavaleiro, do Governo Francês, graças sua obra Rosa de Versalhes. E hoje ela se dedica a compor Óperas, porem chegou a escrever e desenhar Gaidens mais atuais da Rosa de Versalhes e até criou uma paródia de sua obra mais famosa chamada Berunara Kids. Ano passado, a autora confirmou uma nova animação da Rosa de Versalhes, que será um longa-metragem comemorativo dos 50 anos de publicação do mangá e postou nas redes sociais essa ilustração abaixo.
Enfim, eu confesso que assim como a maioria dos fãs, prefiro os traços mais antigos de Ikeda, digo os traços dos anos 1970, por achar mais feminino e delicados, porem gosto bastante dos mais atuais também, afinal ela é minha autora de mangás favorita da vida.
Mensagens para o Dia Mundial do Desenhista site Calendarr.
"Todo mundo, pelo menos uma vez na vida, foi desenhista! Feliz Dia Mundial do Desenhista!"
"Vivo no risco. Risco sobre risco. Ponho mais risco. Rabisco. Arrisco
mais um risco. Vivo a riscar! Feliz Dia do Desenhista!"
"Os desenhistas se contentam em ter um papel na mão e um lápis, para
que se sintam livres para criar. A partir daí vão surgindo rabiscos,
traços e belos desenhos que constituem suas obras de arte! Parabéns pelo
seu dia, desenhista!"
Deixo abaixo mais alguns de meus desenhos digitais e tradicionais:
Artes oficiais do anime e Mangá Rosa de Versalhes:
Enfim,
essa foi a minha humilde homenagem a Riyoko Ikeda no dia do desenhista,
afinal o que seria de nós os fãs da Rosa de Versalhes se não fosse
nossa desenhista favorita?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.