Ontem a série Shoujo Kakumei Utena (少女革命ウテナ) completou 27 anos e como essa série foi baseada em Rosa de Versalhes(ベルサイユのばら) tivemos um post especial aqui no blog. Entretanto, para minha surpresa, descobri que muitos fãs de Rosa de Versalhes, principalmente na Itália, não conheciam Utena e com isso muitos me enviaram mensagens me perguntando, O que é Utena? E qual a importância dessa série? Outra coisa que muitos querem saber é qual a relação de Utena com a Rosa de Versalhes? Sim, choveu perguntas, então me senti na obrigação de abrir um segundo post sobre Shoujo Kakumei Utena e explicar um pouco do que se trata essa série repleta de simbologismo e qual sua relação com a Rosa de Versalhes, mas já adianto que a série de Ikeda serviu, sim, como uma base para a criação de Utena. Sem mais delongas vamos aos comentários.
Antes de tudo, isso não é uma resenha de Utena, posso fazer uma resenha bem detalhada caso receba pedidos em um futuro post. Para começar, Shoujo Kakumei Utena é uma animação que aborda vários temas, conhecido principalmente por lidar com questões de Gênero. a série foi criada por Be-Papas, um coletivo de artistas fundado por Kunihiko Ikuhara, existe um mangá de 1996, escrito por Chiho Saito, porem o forte mesmo foi a série animada para TV de 1997. Utena foi baseado na obra máxima de Riyoko Ikeda A Rosa de Versalhes, clássico dos anos 1970, que também aborda temas como Feminismo e papeis de Gênero. Então não resta dúvida, Utena é uma série altamente influenciado por Rosa de Versalhes, de Riyoko Ikeda, eu diria até que a série inteira é uma grande homenagem a Lady Oscar, já que ambas carregam uma forte liderança feminina desenvolvendo-se de forma“masculinizada” (foco em papéis de gênero), e tudo ocorre em um cenário inspirado na era vitoriana e com tons teatrais.
A própria Utena é uma espécie de Lady Oscar da era atual, ela é corajosa, tem um bom coração, se importa mais com os outros do que com si própria, mas diferente de Oscar, não é rica, não pertence à aristocracia e tão pouco teve a chance de viver com seus pais. A Menina fica órfã ainda muito pequena, seus pais morreram repentinamente, ela entra em total desespero e tudo que desejava era morrer. Tudo muda com a chegada de um misterioso príncipe montado em um cavalo branco. Esse jovem a abraça e pede que ela cresça, se torne alguém nobre e lhe entrega um anel com a promessa de que um dia os dois iriam se reencontrar. Utena então fica tão “impressionada” com esse tal príncipe que lhe dera um anel quando criança que ela decide que também quer se tornar um príncipe. Mas o que exatamente significa se tornar um Príncipe? Nesse contexto, ser um príncipe, significa ser à protetora e não a protegida. Ou seja, ser o herói forte e nobre capaz se salvar e proteger a tal princesa indefesa dos tradicionais contos de fadas. Os anos passam, a jovem Utena Tenjou cresce, frequentando a Academia Ohtori, uma escola completamente estranha, onde acontecem duelos secretos onde pessoas estão lutando por seus ideais e para conseguir algo ainda mais misterioso e celestial. A ideia de ser um príncipe que salvará uma princesa, ainda existe em seu pensamento, então Utena se recusa vestir o uniforme das meninas, ela se sente melhor usando o uniforme masculino.
Ser um príncipe é ser o salvador que vem ao resgate da princesa indefesa, desde o início, o sonho de Utena de ser um “príncipe” está ligado ao desejo de ser esse herói forte e destemido e não a princesa em apuros. " Prefiro ser um Príncipe protetor ao invés de uma princesa protegida." Assim como Rosa de Versalhes, Utena também quebra os papeis de Gênero tradicionais e assim como Lady Oscar, Utena é consistentemente moldada em termos “masculinos”, com sua forma escolhida de se vestir, a suas adoradas fãs femininas, a sua destreza atlética e habilidade como espadachim. Como eu disse, ela é Oscar na era atual.Mas qual seria a importância dessa série? A maior das importâncias de Utena e a representação feminina.Utena, Anthy assim como as outras personagens femininas, são retratadas como protagonistas poderosas, capazes de tomar suas próprias decisões e lutar por seus ideais. Assim como Nossa, Oscar François de Jarjayes, que serviu como inspiração há muitas meninas japonesas nos anos 1970, quando existia uma enorme desigualdade de Gênero e mulher só servia para ser donas de casa.
O que são os, simbolismo em Utena?
Como eu disse, essa série é repleta de simbolismo, muito profundos e complexos. Utena aborda temas importantes como identidade, gênero, poder e liberdade, feminismo. A rosa é um dos símbolo recorrente na série, ela representando a feminilidade, a submissão e a manipulação. Já a espada representa a força, coragem, determinação.
O significado de Utena?
Essa série vai muito além de sua trama e personagens. A série aborda questões profundas como identidade, papeis de Gênero, liberdade e o poder. Os, personagem, desafiam as expectativas de gênero e se recusam a se conformar com os papéis tradicionais. Utena está lá para lutar pela justiça e pela liberdade, ela não é a menina que precisa ser protegida, ela é o herói que precisa proteger uma princesa. Assim como Lady Oscar, Utena é um símbolo do empoderamento feminino, ela representa a força das mulheres.
Utena e a representação feminina
Assim como Rosa de Versalhes, Utena também é conhecida por sua representação positiva de personagens femininas. Então podemos dizer que essa é uma série que desafia os estereótipos de gênero e apresenta mulheres fortes e independentes, assim como a heroína revolucionária de Ikeda nossa Lady Oscar.
Rosa de Versalhes VS Utena:
Bem, obviamente, A Rosa de Versalhes é infinitamente melhor e isso não se discuti. Mas Utena, como eu disse logo no início do artigo, é uma grande homenagem à obra-prima de Riyoko Ikeda. Muitos conheceram Rosa de Versalhes por serem fãs de Utena, não foi o meu caso, na verdade, o que me fez assistir Utena foi o amor por Rosa de Versalhes, que conheci muitos anos antes através de meu pai que é um grande fã de Lady Oscar. Entretanto, se você gosta de Rosa de Versalhes, assista Utena, pois a série lembra bastante a obra de Ikeda e Utena é sem dúvida a encarnação de Oscar nos tempos modernos. Assistam a animação para TV, o filme não gostei e o mangá é muito bom, mas acho que a série animada para TV é o melhor.
E lembre-se menina " É preferível ser um Príncipe protetor do que uma princesa protegida".
Finalizo com algumas imagens de Lady Oscar e Utena:
Espero que tenham gostado! Daqui a pouco tem mais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.