Olá,queridos amigos da Lady Oscar,sejam Bem Vindos!
Hoje resolvi mostrar alguns mangás escrito e ilustrados por Riyoko Ikeda, autora de Versailles no Bara (ベルサイユのばら Berusaiyu no Bara) ou Rosa de Versalhes, também conhecido como Lady Oscar, que esta comemorando 50 anos. Nesse post, vou estar comentando, sobre outras protagonistas que se parecem muito fisicamente com Oscar.
Oscar François de Jarjayes, em minha sincera opinião é a personagem de Shoujo Mangá mais
linda já criada, mas Ikeda também deve ter percebido o quanto ela
caprichou no visual da nossa querida comandante e isso a inspirou
desenhar personagens femininas com os traços, parecido com os de Lady
Oscar.
Julius ou Julia
Uma delas é a personagem Julius de outro grande clássico de Ikeda Orpheus no Mado (A Janela de Orpheus – オルフェウスの窓– 1975 – 1981. A protagonista dessa história que se passa no período da Revolução Russa é uma garota, que assim como Oscar tem um nome masculino, mas é totalmente o oposto da Comandante da guarda de Maria Antonieta. Em quanto Oscar é forte, determinada, líder e não precisa de um Homem para se defender ou resolver seus problemas, Julius é mais frágil, delicada podemos dizer mais feminina, apesar de Oscar nunca ter perdido sua feminilidade, em determinada parte do mangá ela decide viver como um Homem. Mas Julius é totalmente o oposto de sua irmã Oscar, digo irmã, porque ambas foram criadas por Ikeda.
Fisicamente, ela é a figura da Oscar no rosto e cabelos cacheados loiros, com olhos azuis brilhantes. Parece que Ikeda gosta de criar suas personagens com os cabelos ondulados. A diferença mesmo entre ela e Oscar, está na franja, lady Oscar tem uma franja bagunçada um pouco espetadas no topete, já Julius não tem franja, mas o rosto das duas é realmente muito parecido.
Em quanto a Rosa de Versalhes é um Shoujo, criada para meninas entre 12 a
18 anos, como explicado em entrevista pela própria Riyoko Ikeda, Ikeda
Orpheus no Mado (A Janela de Orpheus – オルフェウスの窓), é um Josei, ou seja,
uma obra para mulheres adultas. Essa história belíssima, porem repleta
de tragédias, muito longa, foram ao total 18 volumes publicados no Japão
com muito mais personagem que Rosa de Versalhes. Os traços da autora
estão bem diferente nesse mangá, mas ela desenha muito bem sou fã dos
traços e das histórias de Ikeda. Estou colecionando os volumes da
Janela de Orpheu em italiano.
Claudine (クローディーヌ) é uma série de mangá shōjo japonesa escrita e ilustrada por Riyoko Ikeda. Foi serializado em duas edições da revista Weekly Margaret da Shueisha em janeiro de 1978 e posteriormente publicado em um único volume tankōbon sob a marca Margaret Comics em 20 de maio de 1978. A Seven Seas Entertainment licenciou a série para um lançamento em inglês. Na América do Norte, publicado em 26 de junho de 2018.
A história se passa no século XX, na França e narrada por um psiquiatra sem nome enquanto ele reflete sobre a vida e os amores de Claude, filho de uma família aristocrática francesa no início do século XX. Atribuída ao sexo feminino no nascimento, Claude (nascido e muitas vezes referido ao longo da história como Claudine) se identificar como um menino desde os oito anos. Os pais de Claude o levam ao psiquiatra, que se torna amigo de Claude após confirmar que ele está bem de saúde. Enfim, não darei Spolier.
Fisicamente Claude ou Claudine, é também muito parecida com Oscar, Loira cabelos ondulados olhos azuis. Parece que depois da rosa de Versalhes, Ikeda quis repetir Oscar em todas suas protagonistas.
Rei Asaka (Saint-Juste)
Rei Asaka (Saint-Juste) Mais uma personagem de Ikeda, que fisicamente se parece ou pelo menos lembra muito Lady Oscar. Rei Asaka é personagem da obra Oniisama um trabalho com uma história extremamente rica e muito emocionante. O mangá foi publicado na revista Margaret em 1975, Rei Asaka não é a protagonista, mas uma personagem de extrema importância na trama.
Oniisama e (おにいさまへ) é um anime e mangá shoujo
dramático. É habitualmente referido em inglês como Brother, Dear
Brother. Escrito e ilustrado por Riyoko Ikeda foi criado na primeira
metade dos anos 1970 e também ganhou uma adaptação em Anime. Bem os
únicos mangás de Ikeda a virar anime foi Rosa de Versalhes e Oniisama.
Bem, o mangá conta a história da protagonista é Nanako Misonoo, uma garota de 16 anos que ao decorrer do mangá conhece Rei Asaka apelidada de Saint-Juste.
Fisicamente, parece mais uma irmã perdida de Lady Oscar, loira, cabelos ondulados, olhos azuis e se veste com roupas masculinas. Parece que esse era o estilo favorito de Riyoko Ikeda. Essa história tem muita, tragédias, mas não darei Spolier.
E para fechar o post das irmãs de Oscar temos a personagem do mangá escrito e ilustrado por Riyoko Ikeda Sakura Kyō (桜 京) publicados em 2 volumes pela Shueisha. A protagonistas, a Kyou, uma menina que também se veste e se comporta como menino.
Fisicamente, ela se parece com Lady Oscar no traços do rosto e também tem os cabelos ondulados, mas diferente das outras, a Kyou tem os cabelos castanhos e não loiros. Sempre preferi personagens, loira, porque sou loira, meu cabelo é loiro mel claro, minha mãe e tia também tem os cabelos loiros então sempre me identifiquei com personagem com a cor do meu cabelo.
O motivo de todas essas semelhanças?
É simples. Para começar, todas as personagens foram criadas por Riyoko Ikeda, que tem traços belíssimos, e também sabemos que seu maior Sucesso foi Rosa de Versalhes, por isso ela resolveu investir em meninas com nomes e comportamentos masculinos e fisicamente parecidas após o sucesso que Lady Oscar fez entre as leitoras. Rosa de Versalhes, é um mangá de extrema importância no Japão, não só por quebrar tabus, mas também por salvar o teatro Takarazuka revue, após ser adaptado para o musical.
Enfim esse foi nosso especial das irmãs perdidas da Lady Oscar, me deu trabalho reunir todas essas informações, então espero que tenham gostado.
Lady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.