Letreiro com titúlo de postagens

sexta-feira, 1 de abril de 2022

Entrevista com Riyoko Ikeda para Akira Kobayashi membro do conselho editorial do jornal Nihon Keizai Shimbun. Parte 2. (Artigo Traduzido).

 Olá, queridos amigos da Lady Oscar, sejam bem vindos!



No dia 30 de março, eu trouxe a parte 1 de uma interessante, entrevista com Riyoko Ikeda, a autora da Rosa de Versalhes (ベルサイユのばら), concedeu a Akira Kobayashi membro do conselho editorial do jornal Nihon Keizai Shimbun. A entrevista foi publicada no site Nikkei Style. Se você não leu a primeira parte clique aqui. Enfim, na segunda e ultima parte da entrevista, Ikeda fala sobre sua infância, irmãos, família, livros que leu quando jovem e também um pouco sobre seu maior sucesso o mangá Rosa de Versalhes. Lembrando, que a entrevista foi traduzida, pode conter erros ou algo ficar faltando, mesmo assim espero que gostem.
 
 



Entrevistador Akira Kobayashi Em que tipo de ambiente familiar você nasceu e cresceu? 
 
 
Riyoko Ikeda: Eu Nasci em Osaka em 1947, é e tenho uma irmã e dois irmãos mais novos. O meu pai era gerente de um fabricante de bicicletas. Foi para o Sul durante a guerra, foi capturado e milagrosamente regressou a casa, e eu nasci. Mas o meu pai não falava muito das suas experiências de guerra e eu não ousava perguntar-lhe sobre elas, por isso não conheço os detalhes. A minha mãe, que era dona de casa, sempre me disse: 'Não dependa de um homem para o alimentar, tenha um emprego e consiga sobreviver por conta própria. 
O primeiro choque ocorreu quando eu tinha quatro ou cinco anos. As pessoas à minha volta disseram: 'Porque é que a tua cara é tão feia? A minha irmã, dois anos mais, nova do que eu, era bonita e  muito bonita, por isso fui muitas vezes comparada com ela, o que foi difícil para mim. Os meus amigos costumavam deixar-me fora de brincadeiras como pular à corda, e eu costumava vê-los em lágrimas. Por isso, naturalmente, fechava-me e gostava de sonhar acordado e ler livros e desenhar sozinha. Quando frequentei o liceu, o meu pai foi transferido de Osaka para a cidade de Kashiwa, na província de Chiba.

Riyoko Ikda e sua irmã mais nova quando crianças.


Entrevistador Akira Kobayashi :Parece que um de seus o mangás de quatro quadros foi elogiado por Shotaro Ishinomori


Riyoko Ikeda: Quando eu estava no colegial, quando desenhei pela primeira vez um mangá de quatro quadros com uma mudança de origem e postei em uma revista de mangá, Shotaro Ishinomori me elogiou muito e recebeu um prêmio. Fiquei feliz em enviar uma carta dizendo Eu quero ver você. Fui contatado pelo professor. Bem-vindo ao jogo. Mas infelizmente não pude ir porque minha mãe se opôs fortemente a mim. O Sr. Ishinomori é um escritor popular como o lendário Tokiwaso (Osamu Tezuka , Fujio Fujiko, Fujio Akatsuka). Acredito que já saí do apartamento em Toyoshima-ku, onde morava junto, mas se estivesse no atelier do professor, poderia ter sido assistente ou ter tido uma vida um pouco diferente. Lembro-me de ter uma história tão engraçada com o professor Ishinomori mais tarde. 
 
 

Entrevistador Akira Kobayashi: A biografia de Maria Antonieta, lida no segundo foi sua inspiração para criar Rosa De Versalhes?
 
 
 
Riyoko Ikeda: Eu fui uma aluna de honra na escola. Passei de uma escola secundária pública em Kashiwa para a escola secundária metropolitana de Hakuo, onde penso que as minhas notas eram quase as melhores. Quando estudava no liceu, queria ser romancista e era apaixonado pela literatura russa, incluindo Dostoevsky, Tolstoy e Gorky. Em particular, li quase todas as obras de Dostoevsky, incluindo os seus contos. O meu favorito é Os Irmãos Karamazov. Também escrevi os meus próprios romances em série, distribuí-os aos meus colegas de turma e inscrevi-os em concursos de revistas literárias. Mas eu não ganhei nenhum prêmio, e no máximo recebi uma menção honrosa. Eu costumava ficar deprimida e perguntava-me se não era suficientemente boa.


Entrevistador Akira Kobayashi Você leu a Biografia durante as férias de verão do ensino segundo ano do médio? Riyoko Ikeda Sim, eu li Maria Antonieta de Stefan Zweig no meu livro de tarefas de casa. Fiquei comovida com a tragédia da rainha, que estava à mercê da profundidade da história e do destino. Não sei se queria fazer um filme ou um mangá, mas eu definitivamente queria fazer disso um trabalho. 70 anos de luta, saindo de casa e trabalhando meio período em como funcionaria de um café e de um salão de beleza.
 
 Entrevistador Akira Kobayashi Por que você foi para o Departamento de Filosofia da Universidade de Educação de Tóquio? 
 
 

Riyoko Ikeda Relutava em estudar por trabalho, dinheiro e negócios, e pensava que filosofia era o mais 'acadêmico puro'. Pensava em me tornar pesquisador devido às minhas boas notas. Relutava em ir para a faculdade e recebi as informações de que Ronin não é era boa, também não era Pública e a mensalidade é paga apenas por um ano. Eu pertencia à organização subordinada Minsei e participava de reuniões estudantis, etc. Também tive a experiência de baterem em minha cabeça com um cachimbo de ferro ou um bastão de geba do topo do meu capacete.

 Entrevistador Akira Kobayashi É possível desenhar um mangá de repente sem se inspirar? Riyoko Ikeda Eu estava imitando tanto o desenho quanto a divisão de quadros. Fui muito influenciado pelo toque de obras como Hideko Mizuno (uma cartunista que morava em Tokiwa- ) fiz 64 páginas ao longo de vários meses. Desenhei um longa-metragem e trouxe Margaret da Shueisha e Shoujo Friend da Kodansha, mesmo sendo um, novata. Fui apresentada a uma editora especializada e aprendi a desenhar e criar livremente lá.

 



 

Entrevistador Akira Kobayashi :Oscar, é uma bela moça vestida de homem, por que não entendia de psicologia masculina? A Rosa de Versalhes se tornou um grande sucesso e se tornou um fenômeno social, como foi encenado na Takarazuka Revue em 1974.


 
 
 
  Riyoko Ikeda: O motivo do acerto foi provavelmente o aparecimento de uma personagem fictícia chamado Oscar, uma bela mulher vestida de homem. Eu queria desenhar o capitão da Guarda Francesa que ficou ao lado dos cidadãos durante a revolução, mas eu tinha apenas 24 anos. Eu realmente não entendo a psicologia dos homens, então decidi desenhá-lo como uma mulher. No começo, eu pretendia fazer de Antonieta o personagem principal, mas a partir do estágio intermediário, Oscar passaria ser a personagem principal. 
 
 A razão pela qual os traços e pinturas tenham mudado no meio do caminho foi porque aprendi desenho e pintura a óleo com um aluno da escola de arte. Eu me matriculei na universidade para poder voltar a estudar e me tornar pesquisador ou professor, mas no final estive tão ocupada com o trabalho que desisti no meu sétimo ano de faculdade, mas depois da Rosa de Versalhes fiquei feliz por poder desenhar trabalhos livremente sem necessariamente seguir as intenções do departamento editorial.
 

Entrevistador Akira Kobayashi Que tipo de vida você vive é agora? Riyoko Ikeda:Passo diariamente cantando, desenhando mangás e escrevendo roteiros de ópera no meu computador. Sempre fui uma pessoa noturna que se concentra no trabalho no meio da noite, então vou para a cama por volta das 3 horas. Da manhã. Costumo acordar depois do meio-dia. É por isso que é difícil ensaiar cedo pela manhã. O apartamento de Atami, que mudei de Tóquio há dois anos, tem uma bela vista e é confortável, para eu poder me concentrar no meu trabalho É difícil vir, mas... estarei cantando em um concerto de Natal este ano e estou planejando trabalhar na produção de ópera. Por favor, esperem por isso.


Essa foi a segunda e ultima parte da entrevista e eu espero que tenham gostado. Me desculpem a tradução se teve algum erro.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.