Letreiro com titúlo de postagens

sábado, 4 de junho de 2022

Sites Italianos comentam sobre A homenagem aos 50 anos do mangá Rosa de versalhes nas paredes da estação Duomo em Milão( textos traduzidos)

 Olá, queridos amigos da Lady Oscar, sejam Bem Vindos!




No dia  31 de Maio, trouxe um post, comentando sobre a belíssima homenagem aos 50 anos do mangá Rosa de Versalhes na estação Duomo em Milão.Minha tia-avó, quem havia me falado sobre as paredes e me enviou algumas fotos,eu trouxe para cá, para quem quiser ler a postagem do dia 31 clique no link acima. 



Hoje resolvi pesquisar novas fotos e encontrei 3 sites italianos comentando sobre as paredes decoradas com Lady Oscar em comemoração aos 50 anos da Rosa de Versalhes na estação Duomo em Milão. Segundo as informações dos sites Cool in Milan, Variety e, Fanpage O motivo das paredes estarem decoradas com Lady Oscar, é também uma homenagem ao mês de junho o mês do orgulho. Enfim, eu traduzi os textos dos 3 sites citados acima e deixarei meus comentários para o final.
 
Só aviso, que os três sites, trazem textos diferentes, mas praticamente falam a mesma coisa. Bem segue as traduções abaixo e peço desculpas por possíveis erros.
 
 

Metrô de Milão: Duomo papel de parede com fotos de Lady Oscar ( artigo traduzido site Cool in Milan)


Nos últimos dias, a parada Duomo do metrô de Milão tem sido decorada com fotos da Lady Oscar. Por trás do drástico restyling, o 50.º aniversário da estreia do mangá.

O novo visual da linha vermelha do metrô de Milão surpreendeu um pouco a todos, exceto os fãs mais fervorosos da série anime baseada na história em quadrinhos japonesa de Rikoyo Ikeda. Na verdade, eles são os detentores de uma informação valiosa, o motivo da celebração gritante deste personagem icônico. Em 21 de maio de 2022, a manga Lady Oscar apagou 50 velas, enquanto a adaptação animada celebrará 42 no próximo dia 10 de outubro. Um evento que até uma marca de moda quis comemorar dedicando uma linha de camisetas ao desenho animado japonês.
Para levar este conhecimento também ao claustrofóbico, um bonde milanês desfila pela cidade coberta de imagens da heroína francesa (a trama é inspirada na biografia de Maria Antonieta D'Habsburgos-Lorraine, rainha da França e esposa de Luís XVI).
Por que Lady Oscar é única: a trama Para aqueles que ainda se perguntam por que Oscar François de Jarjayes (Lady Oscar) — apesar de ser um personagem fictícia — está na boca de todos, deixe-nos agora dar algumas explicações.

Antes de tudo, ouvir seu nome imediatamente lembra sua beleza andrógina, uma ambiguidade sobre a qual a heroína joga, atraindo as atenções dos nobres e das nobres. Embora ela seja de fato heterossexual, ela é consagrada como uma campeã da comunidade LGBT porque transcende os estereótipos de gênero. Ela é a personificação do poder feminino: ela é uma mulher forte, decisiva, protetora, hábil no papel de alumínio. Habilidades que ela havia adquirido graças à educação masculina que lhe foi transmitida por seu pai, que não se resignou com a ideia de ter tido mais uma filha. Obviamente, os dramas da corte, o triângulo amoroso com André e o Conde Fersen, os ciúmes, as paixões não correspondidas não podem ser perdidas. Tudo no quadro preciso dos vinte anos antes da Revolução Francesa (ano 1789), romantizado para poder ser tornado palatável para o público em sua maioria feminino.
 
 


Lady Oscar conquista o metrô de Milão: é por isso que seu personagem ainda nos interessa ( Artigo traduzido do site Variety)

 

50 anos após a criação de sua história em quadrinhos e no início do Mês do Orgulho, Lady Oscar aparece nas paredes do metrô Duomo para nos lembrar por que ainda somos tão apaixonados por isso. Ícone tenaz, sem gênero e da nossa infância.


Uma mulher com longos caracóis loiros que cresceu como soldado ao lado da Rainha Maria Antonieta. Apenas algumas características são suficientes para despertar em todos um sentimento de nostalgia e afeto infantil. Lady Oscar foi a protagonista da infância de muitos, graças à série de televisão inspirada na manga do cartunista Riyoko Ikeda.
 

Desde alguns dias, na estação de metrô Duomo em Milão, todas as paredes estão cobertas com as faces e cenas mais icônicas das aventuras de Lady Oscar. A manobra é uma campanha publicitária da marca de moda Max&Co, que por ocasião do 50.º aniversário do lançamento da mangá, lançou uma coleção de cápsulas chamada #TheLadyisBack.

A heroína francesa, aliás, completou 50 anos: em 21 de maio de 1972, o primeiro lançamento no Japão de As Rosas de Versalhes, o quadrinho em que ela é protagonista, é em 21 de maio de 1972. Mas a escolha temporal não parece ditada apenas pelo aniversário. Aliás, o novo layout da estação Duomo chega no início do Pride Month, mês dedicado às comemorações LGBT+. Lady Oscar pode e é considerado por muitos como o primeiro exemplo de televisão e cartunista de não-gênero. Sua fisionomia andrógina e um papel que raramente combinava com as mulheres francesas do século XIX, fizeram de Oscar um defensor dos direitos LGBT+.


Educada desde criança em papéis masculinos, ela se tornou comandante da guarda francesa e fiel ombro direito de Maria Antonieta da Áustria. Se na versão italiana Lady Oscar sempre foi chamada feminina, no original japonês não é assim. Para muitos parece que na versão japonesa do quadrinho, entre Oscar e Maria Antonieta não existe apenas uma simples amizade, apesar de ambos se apaixonarem pelo Conde Hans Axel Von Fersen. Um personagem transversal e único, que já se adivinha pelas iniciais, impressas na mente de todos: "Grande festa na corte da França, há uma criança a mais no reino, cabelos loiros e bochecha rosada, Oscar será seu nome; o bom pai queria um menino, mas infelizmente de você nasceu, no berço ele colocou um florete para você, Lady do laço azul”.


Lady Oscar invade a estação de metrô Duomo di Milano: o golpe publicitário. ( artigo traduzido do site Fanpage)


Lady Oscar invade o metrô Duomo em Milão no início do Mês do Orgulho durante o qual a comunidade LGBTQ+ é celebrada




O subterrâneo na Praça Duomo é invadido por cartazes da Lady Oscar. O mangá japonês que encontrou sua fortuna na Itália graças à veiculação na Itália, é o elemento central da nova campanha publicitária da marca Max&Co. A conhecida casa de moda quis celebrar os 50 anos do personagem criando uma coleção de cápsulas chamada #TheLadyIsBack. O protagonista do mangá é considerado um símbolo para a comunidade LGBT+.

Lady Oscar invade o metro Duomo de Milão. A heroína francesa nasceu, de fato, em 21 de maio de 1972. O primeiro número a apresentou em As Rosas de Versalhes. Como noticiado pela Vanity Fair, no entanto, o aniversário de Lady Oscar não é a única desculpa para celebrar seu caráter e lançar uma campanha publicitária. De fato, o Mês do Orgulho, um evento de apoio à comunidade LGBT+ que durará todo o mês de junho, está sendo comemorado nestes mesmos dias.

Símbolo dos direitos da comunidade LGBT+. Lady Oscar é considerada por muitos como o primeiro exemplo televisivo e não televisivo de um personagem sem gênero, fazendo dela a campeã dos direitos da comunidade, pois o papel pintado nela não pertencia ao de uma mulher no século XIX. Enquanto na versão italiana Lady Oscar sempre foi referida como feminina, na versão original japonesa este nunca foi o caso. Além disso, em algumas passagens da banda desenhada, torna-se claro que pode haver mais do que uma simples amizade entre Oscar e Maria Antonieta da Áustria, embora ambos se apaixonem pelo Conde Hans Axel Von Fersen.
 

Enfim, esses foram os textos que eu traduzi dos sites citados e creditados acima. Apesar, de ser um mês muito bonito, o motivo da decoração nas paredes da estação Duomo em Milão, é apenas uma campanha publicitária que anuncia a chegada da coleção Cápsula da Max& Co, inspirada em Lady Oscar. A marca, lançou oficialmente no dia 1 de junho, a coleção The Lady Is a Back (A Lady está de volta), uma colaboração entre Riyoko Ikeda e Max& Co, para comemorar os 50 anos do mangá, Rosa de Versalhes e 40 anos do anime Lady Oscar na Itália. Acredito, que por coincidir da coleção ser lançada em junho, os três sites, italianos, acabaram associando ao mês do Orgulho. Rosa de Versalhes, é um Shoujo mangá, feminista, escrito e ilustrado por Riyoko Ikeda em 1972. Lady Oscar, é uma menina, criada como um homem, para seguir os paços de seu pai, um renomado general a serviço da Monarquia Francesa. Oscar, se veste como um homem sendo treinada como um soldado, com apenas 14 anos conquista o cargo honroso, de capitã da guarda da princesa austríaca Maria Antonieta. Entretanto, Oscar é uma personagem Heterossexual que nunca, teve romances com mulheres durante toda a série. A Comandante, se apaixonou sim, duas vezes, a primeira por conde Fersen e no final da série Oscar, finalmente corresponde os sentimentos de André, seu leal escudeiro e verdadeiro amor.
Lady Oscar é uma bela mulher vestida e criada como um homem, ou melhor, um soldado, mas ainda sim uma mulher, que nunca deixou seu lado feminino. Existe uma cena do mangá, Oscar vai ao seu baile de noivado com uma roupa cara e luxuosa, porem masculina, apenas para afrontar que pai deseja casá-la com um homem que ela nunca amou. Rosa de Versalhes, contém duas belíssimas mensagens, a primeira é, a roupa não define quem você é. Já a segunda mensagem e a mais importante é mulheres podem sim, exercerem papéis antes considerados apenas masculinos. Finalizando Oscar é heterossexual segundo confirmado por sua autora Riyoko Ikeda, mas por exercer uma profissão masculina e se vestir como um homem, ela está nas paredes homenageando esse mês tão importante, segundo os sites italianos devidamente creditados acima.


  Eu já falei bastante sobre a coleção aqui  e até cheguei a abrir um post, com as fotos de alguns modelos de camisetas e moletons  da colaboração Rosa de Versalhes e Max& Co.  Nós italianos, somos apaixonados por nossa querida comandante, meu pai é um fã há 40 anos e graças a ele e sua coleção eu aprendi desde muito nova a amar Lady Oscar, era óbvio que os italianos iriam homenagear os 50 anos do mangá e 40 do anime na TV. Por falar em Oscar, amanhã o s episódios 21 a 40 de Lady Oscar será exibido na Itália na Sky séries.



Deixo abaixo mais algumas fotos das paredes da estação Duomo em milão.




 Abaixo deixo o vídeo da estação Duomo decorada, com os papeis de parede da Lady Oscar em homenagem aos 50 anos do mangá Rosa de Versalhes e 40 do anime Lady Oscar.Créditos para o autor do vídeo.

 


Espero que tenham gostado e desculpem alguns erros na tradução dos textos.


Lady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.