Hoje, como vocês sabem, é 29 de novembro e também uma data histórica, o dia que morreu Maria Teresa da Áustria, a mãe de Maria Antonieta. Como a Imperatriz, é uma personagem do mangá e anime Rosa de Versalhes(ベルサイユのばら), resolvi, abrir esse post para prestar uma pequena homenagem a ela. A foto abaixo foi compartilhada no perfil do Twitter verbaraten deixo aqui os créditos da imagem.
Maria Teresa Valburga Amália Cristina da Áustria, Viena, 13 de maio de 1717 — Viena, 29 de novembro de 1780), foi a primeira e única mulher a governar sobre os domínios habsbúrgicos e a última chefe da Casa de Habsburgo (a partir de seu casamento a Casa Real passou a denominar-se Casa de Habsburgo-Lorena). Ela foi a mãe da rainha Maria Antonieta e soberana da Áustria, Hungria, Boêmia, Croácia, Mântua, Milão, Galícia e Lodomeria, Parma e Países Baixos Austríacos, de 1740 até a sua morte. Pelo casamento, tornou-se duquesa da Lorena, grã-duquesa da Toscana e imperatriz consorte do Sacro Império Romano-Germânico. É considerada um dos déspotas esclarecidos. Chefiou um dos estados mais importantes de seu tempo, governando grande parte da Europa Central.
O seu reinado de 40 anos foi iniciado com a morte de seu pai, Carlos VI do Sacro Império Romano-Germânico, em outubro de 1740.
Maria Teresa aparece nos primeiros capítulos do mangá Rosa de Versalhes, e até protagoniza algumas cenas comicas, com sua filha Maria Antonieta, que está destinada a se tornar a rainha da frança, mas por ser uma criança extremamente mimada, odeia estudar. Deixo abaixo algumas cenas.
Tanto no mangá como no anime e na vida mesmo,
Maria Teresa da Áustria, enviou sua filha Maria Antonieta a França, com apenas 14 anos,
para ela se casar com
Luís XVI e selar a aliança
entre França e Áustria. Maria Antonieta, após o casamento, percebeu que Madame du Barry, amante do rei Luís XV, é contra ela. A princesa, horrorizada com o que ela tinha ouvido falar sobre du Barry, decide não falar com ela. Enquanto isso, ela conhece o Conde Von Fersen, que se torna seu amante.
Segundo o Winkipédia, a imperatriz, morreu da
varíola contraída em 1767, como afirmaram escritores do século XVIII. A
imperatriz adoeceu em 24 de novembro de 1780, aparentemente por um
resfriado. Dr. Störk, seu médico, constatou que seu estado era grave. Em
28 de novembro ela pediu a extrema unção e no dia seguinte, por volta das nove horas da noite, Maria Teresa da Áustria morreu, cercada por seus filhos.
Fica aqui nossa pequena homenagem à imperatriz, Maria Teresa da Áustria.
ady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.