Letreiro com titúlo de postagens

sexta-feira, 11 de novembro de 2022

Onze motivos, pelos quais Lady Oscar é um culto (Artigo Traduzido).

 Olá,queridos amigos da Lady Oscar, sejam bem vindos!

 
 

 

Pesquisando para o blog, me deparei com um texto, de uma pessoa, que admiro e respeito muito, minha queridíssima, Elena Romanello, autora do livro italiano, La leggenda di Lady Oscar. Guida non ufficiale, inclusive já fiz a resenha desse livro, para quem quiser ler basta clicar no link. Muito bem, o artigo foi publicado no site Los Spazio Bianco. Nesse texto, a autora traz onze motivos pelos quais, Rosa de Versalhes(ベルサイユのばら) de Riyoko Ikeda é considerado um culto. Afinal. É muito difícil uma obra permanecer com todo esse sucesso, mesmo após 50 anos de sua publicação. Enfim, traduzi o artigo, algumas imagens são do original e as outras usei para ilustrar. Créditos são todos para Elena Romanello.



 

 Onze motivos, pelos quais Lady Oscar é um culto (Artigo Traduzido).

Por: Elena Romanello. 

 

 
 
 
Em 2022, a Itália e o Japão estão unidos por um duplo aniversário: cinquenta anos se passaram desde que o mangá Versailles no Bara de Riyoko Ikeda foi publicada pela primeira vez na Terra do Sol nascente, nas páginas de Margaret Comics, e quarenta anos se passaram desde a chegada na Itália do anime inspirado naquela mangá, Lady Oscar, uma das mais amadas séries de todos os tempos.
 
 
Um personagem e uma história que permanecem no coração, que continuam a estimular interesses e paixões, que não envelhecem e são sempre atuais, e que depois de tantos anos inspiram exposições, eventos, histórias escritas por fãs, ensaios, conferências e muito mais, além de ter consagrado aqueles que trabalharam nela, desde a autora Riyoko Ikeda (premiada este ano na Lucca Comics and Games 2022 com o prêmio Yellow Kid Master of Comics) até os dubladores começando pelos muito amados intérpretes italianos Cinzia de Carolis e Massimo Rossi. Aqui estão 11 razões pelas quais Lady Oscar ou Versailles no Bara, é um sucesso mundial um culto, do qual veremos um remake no próximo ano na forma de um filme de animação, enquanto há também rumores de uma possível novo Live Action


 Um novo tipo de shojo.

 



  O mangá Versailles no Bara, literalmente The Rose ou The Roses of Versailles, mudou radicalmente a percepção do mangá shojo, mostrando que eles também poderiam ser muito mais do que histórias açucaradas para meninas: poderiam falar sobre história, questões sociais, amor, morte, destino, sexo, encontro de sucesso com várias faixas etárias. Com este mangá, abriu-se uma temporada de nova consideração para as mulheres como autoras, leitoras e protagonistas, mas também de importância para os mangás mais curtos e sua importância no imaginário.

 

 

 

  Uma protagonista inesquecível.

 

 


  Riyoko Ikeda estabeleceu com esta história uma nova encarnação do arquétipo da mulher guerreira, antiga e presente tanto no Oriente como no Ocidente, misturando várias sugestões e figuras: inspiradas em Sapphire, ou Sapphire, a protagonista do mangá de Osamu Tezuka Ribbon não Kishi, mas ele também se inspirou  em personagens reais, como Pierre Augustin Hulin, o guarda real que se juntou à tomada da Bastilha, a soldado Marie-Jeanne Schellinck,   e a samurai Tomo Gozen.

 

 

 

Oscar e André: amor sem tabus.


 

A história de amor entre Oscar e André, nascida a pedido das leitoras, mas com forte inspiração dos pais da autora, uma nobre e um plebeu, ainda é considerada uma das mais belas e bem sucedidas de todos os tempos, assim como uma das mais feministas. Não é coincidência que Oscar e André sejam vistos no Japão como uma espécie de Romeu e Julieta nacionais, citados como ícones em tantas áreas. Com sua história, Riyoko Ikeda quebrou alguns tabus, começando por mostrar um casal adulto, no final são ambos mais de trinta, que também se amam de uma forma não platônica, criando uma agitação

 

 

 A Rosa de Versalhes no Teatro

 




 

A companhia de teatro Takarazuka, formada apenas por mulheres, atua desde a década de 1910, mas alcançou seu maior sucesso com o espetáculo inspirado em Rosa de Versalhes, inclusive com os espetáculos, já que diferiram, em vários anos, focado em vários personagens. Em 1989 eles trouxeram um desses musicais para a França para o bicentenário da Revolução, ganhando aclamação e curiosidade, tornando-se um dos espetáculos mais populares daquele ano, cheio de eventos.

 

 

Lady Oscar: um anime como nenhum outro.


 

O anime ainda hoje é considerado um dos melhores já produzidos no Japão, com alguns picos de excelência, dados pelos desenhos de Shingo Araki e Michi Himeno, a direção a partir do episódio 19 de Osamu Dezaki, a trilha sonora de Kouji Makaino, composta nos tons colossais ao vivo.


Uma história impregnada de história


 


Lady Oscar apresenta uma mistura quase perfeita e precisa de fatos e invenções, tornando-os inseparáveis, ao contrário de muitas histórias fictícias onde a parte fictícia é predominante. Por esta razão, é considerada uma das melhores obras de ficção dedicada ao período revolucionário francês e também é recomendada em bibliografias e bibliotecas sobre o assunto.

 

 

Lady Oscar: embaixadora da história da França no mundo.

 

A história de Rosa de Versalhes, em mangá e anime, conquistou pessoas de diversos países, por, onde passou, começando pelo Japão, a se interessar e se apaixonar pela história da França, e isso  levou o governo francês a premiar Riyoko Ikeda com a Legião de Honra, ela foi a primeira manga-ká a receber o prêmio.


Uma canção temática inesquecível 


 

A canção temática italiana dos Cavaleiros do Rei subiu na Itália, com um milhão de cópias vendidas, e ainda é citada como motivo mesmo por aqueles que não seguem o mundo otaku, como evidenciado pelas várias menções, inclusive em Tiktok nos últimos meses.
 
 
 

Lady Oscar, heroína transgeracional.


Lady Oscar na Itália é o anime mais transmitido de todos os tempos, e contínua no ar, como um fenômeno que une várias gerações. Também em nosso país (Na Itália) é o shojo que foi traduzido várias vezes pelo grupo editorial Fabbri, Granata Press, Planet Manga, D-Books, Goen e J-POP.

 

 


 

 

 

Além de Lady Oscar: sequelas e homenagens.

 

Embora o final da série seja definitivo, a autora voltou ao universo de sua personagem mais famosa com o Gaiden, histórias entre o gótico e o thriller, Berubara Kids, desenhos animados super-deformados com os personagens e citações de assuntos atuais e figurinos, Os Episódios, prequelas e sequelas de algumas figuras da História e Eroica, a sequência centrada no personagem de Napoleão, com alguns dos comprimários de Oscar presentes. Além disso, Riyoko Ikeda tem usado seus personagens para publicidade, eventos culturais, exposições, diversas iniciativas, gadgets, publicações. A isto devem ser acrescentadas as homenagens feitas ao mundo de Lady Oscar por casas de moda, como a italiana Max&CO, produtos, como o perfume Dange Rose Blumarine, eventos, com conferências e exposições.


 

 

Um fandom apaixonado.


 

O fandom de Lady Oscar continua muito ativo hoje em várias partes do mundo, empenhado em produzir histórias e quadrinhos inspirados na personagem e em sua história, mas também obras de arte, releituras musicais, artesanato e os inevitáveis ​​cosplayers. O mangá e o anime de Rosa de Versalhes são considerados pelos fãs como um modelo cultural e social, e um fenômeno de figurino atemporal, além de uma fonte constante de inspiração para a imaginação.


 

Elena Romanello, de Turim, formou-se em literatura moderna com tese em literatura de aventura, e depois também obteve mestrado em jornalismo e especializações como bibliotecária e gráfica. Há anos ele está envolvido com quadrinhos, cultura geek e nerd, e tudo que é extravagante e fantástico, ele é um blogueiro e influenciador. Em Lady Oscar, ele montou uma série de projetos (incluindo o site LadyOscar40anni) dos quais o ensaio de 2022,  A lenda de Lady Oscar - Guia não oficial publicado para Aguana edizioni é parte integrante e que também inclui mais, incluindo cultura, criatividade e paixão.

Essa foi a tradução do texto, da nossa querida Elena, então espero que tenham gostado!

Um Bom final de semana a todos vocês amigos da Lady Oscar.


lady oscar identitàady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser!

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.