Letreiro com titúlo de postagens

quarta-feira, 2 de novembro de 2022

2 de Novembro Feliz aniversário Maria Antonieta! Curiosidades sobre a ultima rainha da França.

 
 
 

Olá,queridos amigos da Lady Oscar,sejam Bem Vindos!

 




 

Feliz aniversário, Maria Antonieta!!

 
Hoje como vocês sabem é dia 2 de novembro e também é o dia do aniversário de nascimento da Rainha Maria Antonieta. A Pequena Maria Antonieta, arquiduquesa e futura rainha de França, nasceu 2 DE NOVEMBRO DE 1755 no Palácio Imperial de Hofburg, ela era a penúltima dos dezesseis filhos da imperatriz Maria Teresa da Áustria e de Francisco I do Sacro Império Romano-Germânico. Como ela um dos personagens-chave da Rosa de Versalhes (ベルサイユのばら) Hoje o post será especial em homenagem à última rainha da França.


.
Maria Antônia Josefa Joana de Habsburgos-Lorena, mais conhecida como Maria Antonieta, nasceu em 2 de novembro de 1755, na cidade de Viena. Na época, Viena era o centro administrativo do Sacro Império Romano-Germânico, que havia surgido no final do século X e que, no século XVIII, estava em avançada decadência.
 
 
 "No final da década de 1760, sua mãe Maria Tereza imperatriz da Áustria decidiu usar sua filha para uma estratégia política, e, assim, os diplomatas austríacos se envolveram em negociações com a França, decidindo assim casar a jovem com Luís Augusto, delfim da França e filho de Luís Fernando, herdeiro do trono francês falecido em 1765.
 
 


 
A ideia do casamento foi parte de uma estratégia de Maria Teresa de aproximar os países inimigos França e Áustria. No Mangá Rosa de Versalhes de Riyoko Ikeda, também mostra Maria Antonieta se casando aos 14 anos. Como peões em um jogo de xadrez, Antonieta e Luís Augusto se casaram para selar a união entre dois países em desacordo: França e Áustria. O casamento ocorreu em 19 de abril de 1770, e o irmão de Maria Antonieta substituiu seu noivo, que tinha apenas 15 anos. Em 16 de maio, o casamento oficial ocorreu no Palácio de Versalhes.



 


A rainha Maria Antonieta  não apenas marcou a França, mas passou por diversos episódios pouco conhecidos pelos entusiastas da História. A notável rainha, conseguiu marcar a história da humanidade por sua trajetória em uma das mais importantes monarquias que o mundo já conheceu. Contudo, em suas passagens pessoais ao longo da vida,  teve diversos episódios  que acabaram passando despercebidos. Pensando nisso e aproveitando o aniversário  de Antonieta,  hoje eu trouxe para o blog Lady Oscar alguns fatos pouco conhecidos  sobre a aniversariante do dia, a nossa rainha favorita Maria Antonieta.
 
 

 


Curiosidades sobre Maria Antonieta.


 



1- Loira ou ruiva? 

 



Retratada como loira em diversos filmes, Maria Antonieta, na verdade, era ruiva. Isso motivou que Madame du Barry, amante do rei Luís XV, a apelidasse de “la petite rousse”, que em tradução livre corresponde a pequena ruiva. Pelo que parece, a rainha da França tinha suas madeixas vermelhas ao invés de loiras.

2. Maria Antonieta se casou com apenas 14 anos, conforme mostrado no anime e manga Rosa de Versalhes.

 
 
 
 
 
16 de maio de 1770 Maria Antonieta com apenas 14 anos na época foi forçada a se casar com o príncipe Luís Augusto, delfim da França que também era bem jovem, tinha apenas 15 anos. Ele era filho de Luís Fernando, herdeiro do trono francês falecido em 1765." Seu casamento era parte de uma estratégia de Maria Teresa de aproximar austríacos e franceses. Essa aproximação era algo importante porque a França e o Sacro Império eram inimigos históricos, mas viam naquele momento a ascensão de uma potencial ameaça em comum: a Prússia (que ainda fazia parte do território do Sacro Império)."


 
 
 
 

 3. Ela era uma mulher generosa.

 

 
 
 Conforme alguns diziam, Antonieta detestava os pobres e agia de forma muito rígida. Entretanto, há quem diga o oposto: ela teria fundado um lar para mães solteiras, visitava e dava alimentos a famílias pobres e, durante a fome de 1787, vendeu talheres reais para comprar grãos aos necessitados. Além disso, lendas afirmam que ela teria auxiliado um produtor de vinho atingido por sua carruagem, pagando pelos cuidados médicos e ajudando sua família até ele poder voltar ao trabalho.
 

 4. Seus gastos não foram a maior causa da Revolução Francesa. 

 

 

Outra ideia fácil de propagar é a de que os gastos exorbitantes de Antonieta, assim como sua alienação com relação aos problemas do povo, foram o estopim para a queda da Bastilha. Acontece que o país já enfrentava problemas estruturais, agravados pelo auxílio em dinheiro que Luís XVI enviava ao Novo Mundo para apoiar a Revolução Americana. Lendas sobre a extravagância de Antonieta eram comumente destinadas às amantes reais; mas, já que o rei não tinha amantes, as acusações iam direto para ela.

5. Ao invés de cavalos, Maria Antonieta andava em burros. 

 


Para acompanhar o marido em caçadas, Antonieta foi orientada a cavalgar em burros calmos e dóceis, considerados menos perigosos que cavalos pela sua escolta real. Entusiasmada com os animais bem menos enérgicos e pesados de conduzir, a monarca organizava caminhadas na floresta três vezes por semana, acompanhada de seu burrinho.
 
 

 6. Ela tinha uma fazenda camponesa em Versalhes

 

 

Este era realmente um gasto extravagante. A rainha era detentora da réplica de uma fazenda camponesa, onde ela e seus amigos se vestiam como pastores e brincavam como agricultores pobres. Brincadeira que ia além dos limites, o Le Petit Hameau (O Pequeno Hamlet) foi construído em 1783, e a maior diferença entre ele e fazendas comuns era que seu interior tinha ares de aposento real.

7- Maria Antonieta amava crianças.

 
 
 
 Antonieta fazia questão de contar com pequenos ao seu redor e compartilhar o conforto e segurança na criação deles; junto de Luís XVI, teve quatro filhos: Maria Theresa em 1778, Luís José em 1781, Luís Carlos em 1785 e Sofia em 1786. Além deles, Antonieta também teve várias crianças adotivas, como a filha de uma empregada falecida e os três filhos de um funcionário que também morreu.

8. Ela nunca disse “se não querem pão, que comam brioches” 



A última rainha da França, Maria Antonieta, nunca chegou nem perto de dizer algo assim; quem a conhecia afirmava uma preocupação com a situação do povo. A citação foi retirada das Confissões de Jean-Jacques Rousseau, um dos grandes inspiradores da Revolução Francesa, morto em 1778, onze anos antes do começo do movimento. No livro, Rousseau menciona que uma princesa, cujo nome não é citado, teria dito essas palavras ao ver o povo faminto.

9- Maria Antonieta amava Conde Fersen.

 


 



 Sim, hoje podemos dizer e sem medo algum que Maria Antonieta amava o Conde Fersen sendo correspondida. Durante muito tempo, o romance entre o conde sueco Hans Axel von Fersen (1755 – 1810) e a rainha Maria Antonieta foi uma certeza para autores e autoras de ficção e mesmo alguns biógrafos sérios e historiadores. Desde que li a biografia de Maria Antonieta de Antonia Fraser, a que inspirou o filme de 2006, eu sabia que um sobrinho neto de Fersen censurou suas cartas e diários com tinta preta, algo comum na época, dificultando a confirmação de um romance entre os dois. A própria Fersen, no entanto, informou que uma frase, "Reste-là" (Fiquei lá), que o conde sempre usava quando passava a noite com suas amantes... Ah! Você pensava que Fersen passou a guardar a castidade após conhecer a mulher de sua vida? Esqueça, deixe isso para a ficção. Enfim, em um único momento esta frase curta aparece no diário do conde se referindo à Maria Antonieta. Frase teorizava que aquela frase escapou ao sensor. Em 1982, um conjunto de quase 50 cartas trocadas entre Fersen e Antonieta, entre 1791 e 1792, foi comprada pelo Arquivo Nacional Francês. As cartas da Rainha foram copiadas pelo Conde, mas estavam censuradas com tinta preta. A partir de 2014, a equipe liderada pela Dr.ª Anne Michelin utilizou de uma nova técnica que não danifica os documentos, a espectroscopia de fluorescência de raios-x, e conseguiu identificar quarenta e cinco passagens censuradas de oito cartas. O trabalho é muito árduo e meticuloso, só vejam a quanto tempo estão nesse esforço, e ainda há muito o que fazer.

 

 

10- A Rainha foi responsável  por levar a França à falência: 

 


 

 

 Não foram os gostos luxuosos nem a paixão por moda de Maria Antonieta, apelidada de "Madame Deficit", que levaram a França à falência. O reino já enfrentava percalços financeiros antes mesmo do casamento entre ela e Luís XVI. Embora a situação da nação tenha piorado durante o reinado de seu marido, isso ocorreu em virtude da contribuição financeira de Luís XVI à Revolução Americana.

 

Fontes de pesquisa, Winkípédia, Brasil Escola, Aventuras Na historia.



Enfim,essas form as curiosidades, minhas fontes de pesquisas estão logo acima. Bem Espero que vocês tenham gostado da nossa pequena homenagem a Maria Antonieta.


lady oscar identitàady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser!



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.