Letreiro com titúlo de postagens

sábado, 12 de novembro de 2022

O poder das mulheres na história do Shoujo Mangá. Moto Hagio e Riyoko Ikeda, manga-kás do grupo 24 que receberam prêmios em 2022.

 Olá, queridos amigos da Lady Oscar,sejam Bem Vindos!


O poder das mulheres na história do Shoujo Mangá!

 
 

  Todos  os fãs da Rosa de Versalhes, conhece ou pelo menos já ouviu falar no famoso  Grupo do Ano 24 (24年組, Nijūyo-nen Gumi) esse nome refere-se a uma geração de influentes mulheres artistas de quadrinhos que revolucionaram o shoujo mangá  nos anos 1970 e o tornaram amado e respeitado no Japão e no Mundo. O nome grupo 24 refere-se ao ano de 1949, ou 24 da era Showa, aproximadamente a época em que nasceu a maioria das artistas de mangás dessa geração.

 






Entre essas poderosas mulheres mangakás temos grandes nomes como  Moto Hagio, Riyoko Ikeda, Keiko Takemiya, Sumika Yamamoto, Yasuko Aoike, Yumiko Oshima, Toshie Kihara, Ryoko Yamagishi, Minori Kimura, Nanae Sasaya e Mineko Yamada. Muito bem, hoje o comic Natalie, trouxe um artigo, sobre Hagio Moto, uma das artistas do grupo 24. A Manga-ká  recebeu uma belíssima homenagem, do governo japonês, a Ordem do Sol nascente. Enfim, traduzi o texto do comic Natalie, deixo para falar mais sobre essas incríveis artistas no final do post.
 

 

Moto Hagio recebe a Ordem do Sol Nascente: "Gostaria de agradecer a todos os envolvidos no mangá". Artigo Traduzido).


Em 2012, Hagio se tornou a primeira artista de mangá feminino a receber a Medalha com Fita Roxa, em 2019 ela foi recebeu o prêmio de Mérito Cultural, e em 2022 foi introduzida no Hall da Fama da Indústria de Quadrinhos no Eisner Awards. Comentando sobre o recebimento deste prêmio, ela disse: "Estou surpresa e encantada", e comentou: "O mangá feminino, o shoujo é interessante em termos de história cultural, e acho que ainda há espaço para pesquisa. Ele acrescentou: "Gostaria de agradecer a todos os envolvidos no mangá."

Hagio nasceu em 12 de maio de 1949 na cidade de Omuta, província de Fukuoka. Ele é membro do Japan Science Fiction Writers Club e da Japan Cartoonists Association. Ela estreou em 1969 com "Lulu e Mimi", e seus principais trabalhos representativos incluem "Poe's Clan", "Toma's Heart" e "There Are 11 People!". Ele está atualmente serializando o último episódio de "Poe's Clan" na revista mensal Flowers.


 



Recentemente, Nossa querida Riyoko Ikeda, também recebeu uma belíssima homenagem durante o evento italiano Lucca Comics e Games 2022. Nossa manga-ká favorito do grupo 24 ganhou o importante prêmio Yellow Kids mestre dos quadrinhos.





Enfim, O Grupo do Ano 24 são mulheres artistas de mangá que  contribuiu significantemente para o desenvolvimento dos subgêneros do shoujo. Suas obras  não apenas inspiraram, mas também abriram caminho para várias gerações de mulheres artistas de mangá. Riyoko Ikeda, tinha apenas 24 anos, quando escreveu Rosa de Versalhes, e através de sua personagem Oscar, conseguia se expressar. Oscar ainda hoje inspira meninas de todas as idades. Ela nos passa a mensagem que uma mulher pode ser forte, até  mais forte que os homens, já que em Rosa de Versalhes é André que se mostra frágil e sentimental e Oscar uma mulher forte e determinada. Moto Hagio, Riyoko Ikeda, Keiko Takemiya, Sumika Yamamoto e outras grandes e poderosas mulheres, que fizeram do shoujo mangá respeitado e amado no mundo.

 



Parabéns  pelos prêmios  Moto Hagio  e Riyoko Ikeda!

 

 lady oscar identitàady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.