Letreiro com titúlo de postagens

sábado, 30 de setembro de 2023

ANDRÉ GRANDIER O HERÓI DOS SENTIMENTOS: COMENTANDO UM VÍDEO SOBRE ANDRÉ FEITO POR DE UMA FÃ ITALIANA.


Olá, querido amigos da Lady Oscar, Sejam Bem Vindos!

 






O YouTube me recomendou outro vídeo, de Simona Sau, dessa vez um mais antigo de 2022 sobre um dos personagens mais amados de Rosa de Versalhes(ベルサイユのばら), André Grandier, o pare romântico da heroína Oscar François de Jarjayes, nesse vídeo Simona fala sobre a importaria desse personagem para Rosa de Versalhes, seu amor e lealdade por Oscar e mesmo que ela o rejeite ele teimosamente permanece ao seu lado sempre protegendo sua amada. Como André, é o segundo personagem de maior importância para Rosa de versalhes, resolvi comentar um pouco sobre o vídeo e também sobre o nosso querido André.
 


Para começar, o vídeo é curto, porem interessante. Simona começa falando da beleza do personagem criado por Ikeda, Olhos verdes. Cabelos escuros, traços delicados e muito charme. Assim ela descreve André Grandier, um personagem fictício, criado por Riyoko Ikeda em 1972. André, sem sombra de dúvidas, é um dos personagens mais amados da série, Rosa de Versalhes, também conhecida como lady Oscar. André, mesmo sendo, apenas um desenho no papel, conquistou o coração de diversas meninas, que até chegaram a desejar um companheiro exatamente como ele. Isso porque sua criadora Riyoko Ikeda, na época que desenhava A Rosa de Versalhes, era muito jovem, ela tinha apenas 25 anos. A princípio, Ikeda não pensou em André como um par romântico para sua heroína Oscar, não, ele era apenas um servicial na mansão dos Jarjayes e melhor amigo e fiel escudeiro de Lady Oscar. Portanto, Ikeda, a princípio, não havia pensado em André como um dos protagonistas da Rosa de Versalhes, ela pensou nele como um personagem coadjuvante, tanto que no início do mangá, André é mais engraçado e normalmente, protagoniza algum momento cômico. Mas ao decorrer da história, André foi conquistando o coração das leitoras, e Ikeda foi dando a esse personagem mais importância e começa a focar mais em André, dando a esse personagem um destaque maior.
 

 
Mesmo assim, Ikeda, criou esse personagem, com uma espécie de protótipo de um homem perfeito, ele é bonito, delicado, não é o tipo de homem que não costuma se envolver em brigas, chega até ser mais frágil que Oscar, chora, sofre, mas permanece ao lado de sua parceira respeitando seu espaço, apoiando sua companheira e disposto a sacrificar sua vida se preciso para proteger Oscar. André é um homem, sensível, apaixonado, abrangente e extremamente fiel, não somente a Oscar mas também a si próprio! Mesmo acreditando que um romance entre ele e Oscar seria algo impossível, pela, diferenças de classe entre eles, André segue amando Oscar em segredo, mesmo que esse amor quase o leve a loucura.





 

André não é o príncipe encantado de Oscar, já que ele não tem status de nobreza e muito menos títulos da realeza, mas ele é o homem que todas nós meninas sonhamos em ter como Namorado, ou marido, isso com total certeza.Esse personagem, não só apoia Oscar, ele também a aconselha e a protege de tudo e todos. Por esses motivos, André é um personagem marcante, e um homem ideal que conquistou o público feminino. Homem não em força física, ele não é musculoso nem fortão como Gaston de A Bela e a Fera, mas um homem fiel, com um amor incondicional por Oscar. Por isso, nos anos 1970, as leitoras de Rosa de Versalhes, sonhavam em arranjar um par Romântico exatamente como o André criado por Ikeda Sensei.

 


 
No início do mangá, Ikeda parecia só usar André em momentos cômicos sem lhe dar tanta importância, já que sua ideia seria focar a história em Maria Antonieta e usar Oscar e André fictícios como uma maneira de fazer a história se tornar mais interessante, já que o destino dos dois era um mistério para o público, diferente de Maria Antonieta e Fersen, personagens históricos, e que todos já sabia o final deles. Porem, Oscar conquistou o coração das leitoras, tornou-se a protagonista e Ikeda, passou a valorizar mais André. Então se existe algo muito visível em Rosa de Versalhes é a forma que André, começa a ganhar importância, os momentos cômicos, parecem dar espaço ao drama do personagem, mas Ikeda mostra o crescimento pessoal de André. E mesmo ele sofrendo com a cegueira, com a possível chance de ver a mulher que ama casada com outro homem, sim, em determinada parte da história o pai de Oscar, quer que ela se case para produzir herdeiros e com isso ele pretende que Oscar se case com Gerodelle por ele ser da nobreza. Claro que Oscar não aceita, porque nessas alturas da história, Oscar já percebe que André é o grande amor de sua vida. Ikeda então faz Oscar, a moça nobre, se declarar para André, precisava mesmo ser ela a fazer a declaração de amor, porque André era apenas um plebeu, mas o amor desse casal tão querido finalmente chega em uma das cenas mais lindas do mangá. André finalmente tem seus anos de dedicação, devoção e sofrimento compensados.
 


 
 
 
 
Finalizando, o amor de Oscar e André é puro, começa com a amizade de infância e evolou para o amor verdadeiro. Já mencionei aqui, no blog diversas vezes, porem torno a repetir, nos anos 1970, onde existia muito machismo no Japão e mulher quase não tinha direito a fazer suas escolhas, a bravura de Oscar inspirou meninas que sonhavam ser como ela e a doçura e lealdade de André as fizeram sonhar em um dia encontrar um rapaz exatamente como nosso herói. Finalizo com o vídeo que inspirou o post e algumas imagens de Oscar e André.










Espero que tenham gostado!

Um ótimo final de semana para todos vocês, amigos da Lady Oscar.


ady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.

 


 



sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Cammino Dei Ciliegi: Lançado na Itália um livro sobre a importância da representação de Personagens Femininas como Lady Oscar no universo dos mangás e animes.

 

Olá, queridos amigos da Lady Oscar,sejam Bem Vindos!

 


 

O YouTube, me recomendou um vídeo do canal oficial de Beatrice Lorenzi uma influencer italiana, especialista em cultura pop que acaba de lançar um interessante livro sobre mangá onde também menciona a importância de Lady Oscar, a protagonista da Rosa de Versalhes(ベルサイユのばら). O livro se chama Cammino Dei Ciliegi (Caminho das Cerejeiras), em questão diz respeito a importância da  Representação das Personagens Femininas no universo dos mangás e animes. A autora também  fala sobre as origens, a história, o desenvolvimento do mangá, destacando o caminho de emancipação feminina explicando como essas personagens dos quadrinhos, influenciaram várias gerações de leitoras, alcançando um sucesso internacional entre milhares de meninas de todas as idades. 

 


  A autora comenta, desde A Princesa e o Cavaleiro, Ribon no Kishi (リボンの騎士), de Osamu Tezuka, o grande mestre dos mangás, do início dos anos 1950, que desenhou a Princesa Safiri uma personagens, inovadora, passando também pelas manga-kás do Grupo do Ano 24 (24年組, Nijūyo-nen Gumi) ,para quem não sabe, refere-se a uma geração de influentes mulheres artistas que revolucionaram o shoujo mangá, como Riyoko Ikeda, Moto Hagio, Keiko Takemiya, Sumika Yamamoto, Yasuko Aoike, Yumiko Oshima, Toshie Kihara, Ryoko Yamagishi, Minori Kimura, Nanae Sasaya e Mineko Yamada. Beatriz, também, menciona como as páginas de  Rosa de Versalhes, Sailor Moon, A princesa e O cavaleiro, os mangás da CLAMP, e outras obras do Shoujo, influenciaram o olhar sobre o feminino e favoreceram a revolução cultural na qual estamos imersas.



Me interessei, principalmente por comentar sobre Rosa de Versalhes, Riyoko Ikeda e outras mangá-kás influentes  do grupo do Ano 24. O livro está disponível a venda no, Amazon, pelo valor de 16 Euros, o equivalente há 84, 70 Reais na cotação atual, São 184 páginas, e muitas ilustrações coloridas, então acho que vale muito a pena. Enfim, parece ser interessante, inclusive acabo de encomendar um exemplar, assim que chegar iniciarei a leitura e trarei uma resenha sobre esse livro, e  comentarei principalmente a parte que menciona Rosa de Versalhes. O vídeo que inspirou o post e que me apresentou esse incrível trabalho dessa jovem autora é esse logo abaixo:


 

 

  Finalizando com algumas imagens de Lady Oscar e Princesa Safire duas personagens femininas, que inspiraram diversas garotas que são citadas nesse maravilhoso livro.
















Espero que tenham gostado!


Um bom Final de Semana a todos vocês amigos da Lady Oscar.


ady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.

 


 




quinta-feira, 28 de setembro de 2023

Lady Oscar, Clara Serina e muito mais. Eventos italianos com homenagens a Rosa de Versalhes, no último fim de semana de setembro.

 

Olá, queridos amigos da Lady Oscar, Sejam Bem Vindos!

 


 

 

 Chegamos ao finalzinho de setembro, e na Itália o mês será fechado com alguns eventos de quadrinhos e claro, com algumas homenagens a Rosa de Versalhes. Muito Bem, nesse ultimo final de semana a loja    especializada em brinquedos e colecionável Vintages L'angolo Dei Ricordi - Giocattoli Vintage - Cogliate, localizada na atual província de Monza e Brianza região da Lombardia, estará celebrar seus sete anos em grande estilo. Sábado, dia 30 de setembro, um evento comemorativo será realizado por conta do aniversário da loja, com a participação da lendária cantora, ítalo brasileira, Clara Serina, uma das integrantes do conjunto musical   I Cavalieri del Re, famosos por diversas aberturas de animações na Itália, principalmente a canção Lady Oscar, o primeiro tema de abertura italiano do anime da Rosa de Versalhes(ベルサイユのばら), que consagrou o grupo nos anos 1980. A informação veio da página da loja no Facebook.


Obviamente, Clara irá se apresentar com a canção Lady Oscar, o maior sucesso do grupo. Existi também a segunda abertura do anime Rosa de Versalhes, a canção Una Spada per Lady Oscar que primeiro foi cantada por Enzo Draghi, que tem uma voz maravilhosa porem grossa e por conta disso, mais tarde, a canção passou ser cantada por Cristina D'Avena. Amo as duas, mas a primeira de 1980, na voz de Clara Serina, ainda hoje é a mais famosa e querida entre os fãs italianos de Lady Oscar.



Além disso, foi anunciado mais um evento italiano para esse final de semana. Bem, a belíssimo, Ricetto di Candelo, uma aldeia medieval que fica na província de Biella, na região de Piemonte, cerca 1h30 de Milão, receberá nos dias o Fumetti al Ricetto, um belíssimo evento de quadrinhos, com exposições e cosplay. Entre os convidados, teremos o ilustrador italiano Marco Albiero. Para quem não o conhece, Marco Albiero trabalha como ilustrador de quadrinhos oficialmente para séries como: Rosa de Versalhes, Sailor Moon, Dragon Ball entre outros. Inclusive, foi ele quem produziu as capas dos DVDS e Blu Ray franceses de Rosa de Versalhes. Com certeza teremos algumas de suas belas ilustrações expostas nesse evento, incluindo algumas de Lady Oscar.

 

Deixo logo abaixo, algumas ilustrações de Marco Albiero dedicada a Rosa de Versalhes:







 Enfim, parece que o Mês de setembro será fechado com chave de ouro na Itália com muitas homenagens a Nossa querida comandante Oscar. Finalizo com o clipe oficial Lady Oscar dos anos 1980 do grupo I Cavalieri del Re:

 



Um ótimo final de semana para todos vocês, amigos da Lady Oscar.


ady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.

 


 

quarta-feira, 27 de setembro de 2023

Novas informações sobre a Peça da Rosa de Versalhes da Companhia de Teatro Yaro um grupo amador formado por idosos.

 

Olá, queridos amigos da Lady Oscar, sejam Bem Vindos!

 

No início de julho, foi anunciado no site Hachiro Gekidan  que a Companhia de Teatro Yaro formada por idosos com mais de 60 anos que vivem na cidade japonesa Yao localizada na província de Osaka,  apresentará uma adaptação da peça Rosa de Versalhes(ベルサイユのばら), em comemoração ao 50º aniversário da Companhia e da série de Riyoko Ikeda. Muito bem, há poucas horas, o site City Yao Osaka, trouxe  a data de estreia da peça.



Segundo informações do site japonês,"primeira apresentação versão de Kawachi da Rosa de Versalhes", será apresentada no dia 5 de novembro de 2023, no  Yao City Cultural Hall Prism Hall.

 A Companhia de Teatro Yaro nasceu em novembro de 1973,(era Showa), mais ou menos na mesma época  da inauguração do Centro de Bem-Estar da Cidade Yao para Idosos, que tem atuado como uma iniciativa para ampliar a expectativa de vida saudável dos idosos. O objetivo é revisitar a energia e a motivação dos idosos, fomos pioneiros no teatro como um meio de dissipar ao máximo o propósito de vida para os idosos, evitando os problemas de demência e abstinência. No site também é possível baixar o cartaz da apresentação em PDF gratuitamente, baixei um para  mim, pois coleciono tudo relacionado a Rosa de Versalhes. E nessa página do site oficial da Companhia, temos belíssimas imagens dos ensaios, deixo algumas logo abaixo:



 

 

 

 

 

Eu já havia comentado, aqui no blog, sobre essa peça, quando foi anunciada no Início de julho, e posso dizer que, amei a iniciativa, e espero futuramente, encontrar algum vídeo dessa apresentação para assistir ou baixar em algum site.Confesso que admiro, a cultura japonesa em tudo, mas se tem algo que considero,  ainda mais especial, é a forma que os idosos são valorizados e Respeitados.







No Japão, a idade avançada é sinônimo da sabedoria e conhecimento. Portanto, a cultura japonesa, tem como tradição, cuidar e reverenciar os idosos, devido à educação milenar, onde igualdade e respeito são os principais valores, cultuados pelos japoneses. Certa vez, eu li um artigo de um site  japonês, que dizia que algo bem comum nas famílias japonesas é consultar os mais velhos da casa antes que qualquer decisão importante seja tomada. Uma curiosidade, é que um Homem ao completar a idade de 60 anos no Japão  ganha o direito de usar um blazer vermelho, a cor dos deuses. Tenho certeza, que essa adaptação do mangá de Ikeda, no teatro, será belíssima.

 

 E por falar em Teatro, Recentemente foi anunciado, que no próximo ano 2024, em comemoração ao seu 50º aniversário, O Takarazuka fará novas montagens da peça Rosa de Versalhes e dessa vez será uma versão dedicada ao Conde de Fersen. As apresentação comemorativa dos 50 anos será entre maio e junho do próximo ano. Enfim, é isso, provavelmente ainda hoje trarei mais alguma coisa, porque , por aqui o que não falta é notícias, comentários e artigos relacionados a Rosa de Versalhes.


Espero que tenham gostado!



ady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.