Letreiro com titúlo de postagens

segunda-feira, 4 de setembro de 2023

Feliz aniversário, Conde Fersen! Segunda parte do especial, curiosidade sobre Axel von Fersen um dos protagonistas de Rosa de Versalhes e suposto amante de Maria Antonieta.

 

 

Olá, queridos amigos da Lady Oscar, sejam Bem vindos!



Hoje é 4 de setembro de 1755, e a exatos  268 anos nasceu em Estocolmo o Conde Hans Axel von Fersen, um personagem que realmente existiu, e também um dos protagonistas do clássico mangá Rosa de Versalhes(ベルサイユのばら). Já tem parte 1 clique aqui, se ainda não leu. Bem, se você nunca leu Rosa de Versalhes, mas gosta de fatos históricos e por isso caiu de paraquedas nesse blog, dedicado a obra de Riyoko Ikeda, deixo abaixo uma pequena Sinopse:


 A Rosa de Versalhes é um, obra escrita e ilustrada por Riyoko Ikeda, o mangá foi publicado no Japão entre 1972 e 1973, na revista Margaret, da Shueisha, sendo concluído em um total de 10 volumes.  Foi o primeiro Shoujo mangá histórico lançado no Japão e  mangá feminino de maior importância da história do Japão. A Rosa de Versalhes também é conhecida por mudar a imagem do shoujo mangá, que antes era visto com um certo desprezo pelo mercado editorial, já que suas histórias eram fracas e com protagonistas ingenuas e sonhadoras. Rosa de Versalhes, mostrou ao mundo uma protagonista diferente de tudo que já havia sido apresentado, e provou que um Shoujo pode, sim, ir muito mais além do que as historinhas de meninas colegiais bobinhas ou mágicas. E também essa obra, influenciou diversos manga-kás de diferentes  e histórias de diferente  demografias.  A história,  se passa em meados do século XVIII, na França e gira em torno de Oscar, uma mulher criada como homem, a sexta filha do General Jarjayes, um homem desesperado, por não conseguir ter um filho para manter o nome e o prestígio da família, decide criá-la como menino, visto que nesse período somente, homens podiam suceder o cargo.  Oscar recebe todo um treinamento militar necessário e com apenas 14 anos já é um soldado e graças as suas habilidade, conquista o honroso cargo de capitã da guarda real da princesa austríaca Maria Antonieta, que chega a França para Após o tratado de paz entre a Áustria e a França,  para se casar com príncipe Luís XVI.  Em Rosa de Versalhes, existem 3 personagens centrais, Lady Oscar, Maria Antonieta e o conde Fersen.

 Ikeda abre e fecha o mangá em ritmo de Narrativa com o conde Fersen, nosso aniversariante do dia. Fersen, portanto, é indispensável em Rosa de Versalhes, no mangá e anime,  Fersen é mostrado como um jovem e belíssimo aristocrata sueco, que chega à corte de Versalhes e  conhece Maria Antonieta, futura rainha da França, em um baile de máscaras e se envolve em um romance proibido com ela. Mais tarde é revelado na série que Oscar também tem fortes sentimentos por ele. Então, Ikeda criou um triangulo amoroso entre ops três protagonistas da história.


Logo após a finalização de Rosa de Versalhes, a obra foi adaptada para o musical no teatro feminino, Takarazuka Revue em 1974 e Fersen nessa primeira versão que salvou o teatro da falência, foi interpretado pela atriz Dai Takiko ( 大 滝子). E por falar no Takarazuka, no próximo ano 2024, essa primeira peça, completará 50 anos e recentemente, foi anunciado que Rosa de Versalhes, ganhará uma nova montagem na Takarazuka, que focará no Conde Fersen.


O conde Fersen no anime Lady Oscar



A dupla de desenhistas Shingo Araki e Michi Himeno foram responsáveis pelos desenhos dos personagens da obra de Riyoko Ikeda para a versão animada e embelezaram ainda mais os personagens. O anime foi produzido pela TMS Entertainment (Tokyo Movie Shinsha), a mesma produtora do anime Saint Seiya – The Lost Canvas.
 
Na animação Fersen, não é tão diferente, eu diria que é um belo rapaz, mas acho que na versão original de Ikeda ele é bem mais atrativo. Fersen.assim como no Mangá chega a Versalhes, conhece Antonieta em um baile de máscaras em Paris e os dois se apaixonam. A princípio, Fersen acha que Oscar é de fato um homem, até o episódio 8 acidente na Floresta, onde temos Antonieta, com sua rivalidade com a favorita do rei Madame Du Baarry, as duas mulheres parecem competir em tudo e Antonieta observa a amante do rei em seu cavalo e deseja também dar uma volta em seu cavalo.




  E só após muito insistir,  a mimada rainha Antonieta finalmente recebe permissão de andar a cavalo, mas um infeliz acidente coloca a vida da princesa em risco. O cavalo se assusta e acaba disparando com Antonieta ainda montada. Lady Oscar a salva, mas André, seu amigo de infância, poderá ser severamente punido, por descuidar da princesa e o rei Luís XV, condena o pobre André a morte.




Lady Oscar, que acabou ferida na tentativa de salvar a princesa junto a Fersen e a própria Antonieta suplicam ao Rei pela vida do rapaz e ele é poupado.  Entretanto, Oscar, se feriu gravemente quando resgatou a princesa, acabou se esforçando mais do que podia e com e desmaia por perder muito sangue. É nesse mesmo episódio, que Fersen finalmente descobre que seu amigo Oscar não é “ele”, mas “ela”

.


No Live Action Lady Oscar de 1979, Fersen também acredita que Oscar é de fato um Homem, até a jovem comandante se envolver em uma briga no bar e acabar ferida. Fersen a leva de volta para casa e nessa parte, a avó de André, está cuidando de Oscar e revela ao jovem conde que Oscar é uma mulher. Nessa parte temos um momento cômico, já que Fersen, diz que se sentiu aliviado ao saber que Oscar é uma mulher, já que sempre achou aquele soldado muito bonito.




Muitos anos após a finalização da Rosa de Versalhes, Ikeda trouxe Fersen de volta, em um Gainden especial dedicado a ele, contando melhor os últimos anos atormentados de sua existência.



Maria Antonieta no Gaiden dedicado ao conde Fersen.


Interprete de Fersen no Live action:


Na Versão Live action, Fersen foi interpretado pelo ator sueco, Jonas Bergstrom, porque Ikeda queria um sueco para viver o grande amor de Maria Antonieta. O belo Jonas Bergstrom nasceu em  11 de maio de 1946  em Stockholm, Sweden, e hoje tem 77 anos.


 

 Fersen e Maria Antonieta de fato foram amantes?

 
Muitos dizem que com essa técnica, a ciência finalmente conseguiu provar que Maria Antonieta e Fersen tiveram um caso, porem, não é bem assim.  Apesar de todas as evidências, encontradas em cartas, os Cientistas, não afirmaram que grande amor impossível de Maria Antonieta e Fersen, tenha de fato e concretizado e sim pelo que parece não passou de uma paixão platônica. Entretanto, segundo o site Istoé, existem trechos de cartas, que dizem (amado, amigo querido, adorar, loucamente) e o que dá a entender é que de fato eles viveram um grande amor como é mostrado em Rosa de Versalhes, mesmo que a ciência ainda não provou que esse amor tenha sido de fato concretizado.



Como acontece em Rosa de Versalhes, Maria Antonieta, futura rainha da França, conheceu seu amado Conde Fersen em um baile de máscaras quando os dois tinham apenas 18 anos e a amizade deles acabou se tornando pública. Antonieta, era infeliz, em seu casamento, ela não casou por amor e sim por razões politicas, seu marido Luis XVI era um rei um tanto fraco, e demorou 7 anos para consumar o casamento com Maria Antonieta. Então acho que sim, ela amou Fersen foi correspondida e os dois foram, sim, amantes. Para mim, está claro que Fersen a amava, pois até tentou impedir sua execução.

 

Enfim, essa foi a segunda parte do especial de aniversário do Conde Fersen, então espero que tenham gostado! Finalizo com mais algumas imagens de Fersen 



















Espero que tenham gostado!

 
Uma linda semana para todos vocês, amigos da Lady Oscar.


ady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.

 


 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.