Olá, queridos amigos da Lady Oscar, sejam Bem Vindos!
No início de julho, foi anunciado no site Hachiro Gekidan que a Companhia de Teatro Yaro formada por idosos com mais de 60 anos que vivem na cidade japonesa Yao localizada na província de Osaka, apresentará uma adaptação da peça Rosa de Versalhes(ベルサイユのばら), em comemoração ao 50º aniversário da Companhia e da série de Riyoko Ikeda. Muito bem, há poucas horas, o site City Yao Osaka, trouxe a data de estreia da peça.
Segundo informações do site japonês,"primeira apresentação versão de Kawachi da Rosa de Versalhes", será apresentada no dia 5 de novembro de 2023, no Yao City Cultural Hall Prism Hall.
A Companhia de Teatro Yaro nasceu em novembro de 1973,(era Showa), mais ou menos na mesma época da inauguração do Centro de Bem-Estar da Cidade Yao para Idosos, que tem atuado como uma iniciativa para ampliar a expectativa de vida saudável dos idosos. O objetivo é revisitar a energia e a motivação dos idosos, fomos pioneiros no teatro como um meio de dissipar ao máximo o propósito de vida para os idosos, evitando os problemas de demência e abstinência. No site também é possível baixar o cartaz da apresentação em PDF gratuitamente, baixei um para mim, pois coleciono tudo relacionado a Rosa de Versalhes. E nessa página do site oficial da Companhia, temos belíssimas imagens dos ensaios, deixo algumas logo abaixo:
Eu já havia comentado, aqui no blog, sobre essa peça, quando foi anunciada no Início de julho, e posso dizer que, amei a iniciativa, e espero futuramente, encontrar algum vídeo dessa apresentação para assistir ou baixar em algum site.Confesso que admiro, a cultura japonesa em tudo, mas se tem algo que considero, ainda mais especial, é a forma que os idosos são valorizados e Respeitados.
No Japão, a idade avançada é sinônimo da sabedoria e conhecimento. Portanto, a cultura japonesa, tem como tradição, cuidar e reverenciar os idosos, devido à educação milenar, onde igualdade e respeito são os principais valores, cultuados pelos japoneses. Certa vez, eu li um artigo de um site japonês, que dizia que algo bem comum nas famílias japonesas é consultar os mais velhos da casa antes que qualquer decisão importante seja tomada. Uma curiosidade, é que um Homem ao completar a idade de 60 anos no Japão ganha o direito de usar um blazer vermelho, a cor dos deuses. Tenho certeza, que essa adaptação do mangá de Ikeda, no teatro, será belíssima.
E por falar em Teatro, Recentemente foi anunciado, que no próximo ano 2024, em comemoração ao
seu 50º aniversário, O Takarazuka fará novas montagens da peça Rosa de
Versalhes e dessa vez será uma versão dedicada ao Conde de Fersen. As apresentação comemorativa dos 50 anos será entre maio e junho do próximo ano. Enfim, é isso, provavelmente ainda hoje trarei mais alguma coisa, porque , por aqui o que não falta é notícias, comentários e artigos relacionados a Rosa de Versalhes.
Espero que tenham gostado!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.