Olá, queridos amigos da Lady Oscar, sejam Bem Vindos!
Antes de começar, para quem conheceu a série de Ikeda, através desse blog, ou caiu de paraquedas nesse artigo por ser fã de Saint Seiya, aqui vai um breve explicação sobre a importância dessa Obra, considerada um macro na história do Shoujo Mangá: Versailles no Bara (ベルサイユのばら Berusaiyu no Bara) ou Rosa de Versalhes, também conhecido como Lady Oscar, na Europa, foi o primeiro Shoujo mangá histórico lançado no Japão. Escrito e ilustrado por Riyoko Ikeda, a obra foi Publicado pela primeira vez em capítulos semanais na revista feminina “Margaret” de maio de 1972 a dezembro de 1973. Essa, sem dúvida, a obra máxima de Ikeda, e desde-o início de sua serialização Rosa de Versalhes tornou-se um verdadeiro sucesso ao contar a história trágica da Rainha da França, Maria Antonieta, e de sua guarda Oscar François de Jarjayes, uma bela mulher criada como um rapaz e treinada como um soldado. O mangá se passa antes e durante a revolução francesa, seguindo a história de Antonieta, desde sua chegada a França até sua trágica execução na guilhotina. Ikeda, costura fatos históricos reais com uma fantasia criada por ela, algo que funciona muito bem, tanto que chega ser difícil de acreditar que Oscar e André são fictícios, portanto nunca participaram da revolução francesa.
Com o sucesso do mangá em 1979, Rosa de Versalhes, ganhou uma série animada produzida pela TMS Entertainment (Tokyo Movie Shinsha, o mesmo estúdio que produziu Saint Seiya – The Lost Canvas)o character design da primeira metade do anime contou com uma dupla de desenhista bem conhecida, Shingo Araki e Michi Himeno os mesmos desenhistas do anime clássico Cavaleiro do Zodíaco, exibido aqui no Brasil nos anos 1990 na extinta rede manchete. O anime, teve um total de 40 episódios, exibido no Japão entre 10 outubro de 1979 a 3 de setembro de 1980. Existe também um OVA que compilou todos os episódios da animação, intitulado Rose and Women of Versailles. Aqui no Brasil, foi um dos poucos matérias que tivemos lançado de Rosa de Versalhes, ele chegou em VHS nos anos 1990 e nem se quer levava o nome Rosa de Versalhes ou Lady Oscar, o longa foi lançado com o título Uma Aventura Maravilhosa. No Japão o anime não fez tanto sucesso como o mangá, porem na Itália ele foi sem dúvida um grande fenômeno, tanto que a animação por lá é bem mais querida que o próprio mangá original.
Personagens de Massami Kurumada inspirados em Lady Oscar:
Riyoko Ikeda, criou Oscar como uma mulher muito bonita, porem criada como um homem, segundo a autora, a aparência de sua heroína foi inspirada no ator Björn Andresen o menino, bonito que viveu o personagem Tadzio no filme ítalo-francês de 1971, Morte em Veneza, dirigido por Luchino Visconti. Oscar é realmente linda, inclusive, já comentei aqui no blog diversas vezes que em minha opinião não existe personagem de mangá e anime mais bela que Oscar. Enfim, a beleza da heroína revolucionária de Ikeda, inspirou outros Manga-kás famosos no Japão, a criarem personagens parecidos com Oscar, inclusive Massami Kurumada, que homenageou nossa heroína em duas obras de sua autoria. O mais conhecido é o personagem Miysti o cavaleiro de prata de Lagarto, um dos vilões mais belos de Saint seiya. Outro personagem de Kurumada não tão conhecido, que também teve o visual inspirado em Oscar, é o lutador Napoleón Baroa do mangá e anime Ring ni Kakero (リングにかけろ) . Não resta dúvidas que para criar a beleza desses personagens, Kurumada se inspirou na beleza de Oscar de Riyoko Ikeda, na foto abaixo, é possível notar as semelhanças:
Napoleón Baroa do mangá e anime Ring ni Kakero
O Belo Afrodite de Peixes de Cavaleiros do Zodíaco:
Muito em breve farei um post comentando melhor sobre os belíssimos traços clássicos
Shingo Araki e Michi Himeno
a dupla de desenhista responsável pelo character design
de Rosa de Versalhes.
Finalizo com algumas imagens de Nossa Lady Oscar com os belos traços
Shingo Araki e Michi Himeno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.