Olá, queridos amigos da Lady Oscar,sejam Bem Vindos!
Alguns grupos, sobre Rosa de Versalhes (ベルサイユのばら), dos quais participo no Facebook, estão compartilhando um link, de um artigo italiano comentando sobre o episódio crossover do anime Lupin III (ルパン三世) , onde Lady Oscar aparece junto ao ladrão mais famoso do mundo dos quadrinhos. O artigo, foi publicado no site Wired, e não está assinado, mas pelo que parece, é um episódio que ficou na memória de muitos fãs da Rosa de Versalhes e claro, mais uma demonstração do amor e da importância que Lady Oscar tem para os italianos. Segue a tradução do artigo e depois do texto comento um pouco sobre esse belíssimo episódio de Lupin III.
Dessa vez, Lady Oscar apareceu em um episódio de Lupin III
A rosa de Versalhes chega ao Prime Video e é uma oportunidade para relembrar uma curiosa anedota sobre sua história
A partir de 1º de setembro, todos os episódios do lendário anime Lady Oscar estão disponíveis no Prime Video, incluídos na assinatura Prime (anteriormente, para vê-los era preciso assinar o canal adicional Anime Collection). O desembarque no catálogo generalista da plataforma certamente levará muitos fãs da primeira hora a rever um dos desenhos animados que marcaram a infância de gerações. Baseados no mangá de mesmo nome de Riyoko Ikeda, esses 40 episódios foram ao ar originalmente no Japão entre 1979 e 1980, chegando à Itália apenas em 1982, mas depois garantindo um ciclo contínuo de réplicas que os trouxe substancialmente até os dias atuais. A história já é bem conhecida: na França, antes da eclosão da Revolução Francesa, na época de Maria Antonieta, acompanhamos os acontecimentos de Oscar François de Jarjayes, uma jovem nascida em uma família nobre parisiense, mas criada como soldada, tanto que se tornou o braço direito da infeliz rainha. Visto e resenhado, o desenho não tem mais segredos, mesmo que existam algumas curiosidades que ainda podem ser inéditas para muitos.
Entre estes, certamente, há a aparição da mesma personagem de Lady Oscar em um episódio da igualmente mítica série animada Lupin III. Criado em 1967 pelo mangaká Monkey Punch, Arsenio Lupin III, descendente japonês do ladrão francês nascido da pena de Maurice Leblanc e recentemente tema de um reboot da Netflix, tornou-se protagonista de vários animes, alguns também recentes. Nem todo mundo sabe, no entanto, que em um dos muitos episódios os destinos dos dois personagens imortalizados no imaginário de crianças de todo o mundo se cruzaram: Lupin III e Lady Oscar. Mas como é possível que um militar francês do século XVIII e um ladrão japonês contemporâneo se encontrem? Magia da animação, claro, mas também da promoção televisiva.
No episódio 101 da quarta temporada de As Novas Aventuras de Lupin III, exibido em setembro de 1979, nosso protagonista se depara com o Lírio Negro, uma organização secreta que visa restaurar a monarquia na França. Para alcançar seus fins ocultos, o grupo de revanchistas decide instruir Lupin a recuperar a coroa fantasma da rainha Maria Antonieta, que deteria misteriosos poderes mágicos. Uma vez que a missão é concluída, Lupin vê a joia preciosa roubada por Oscar (pelo qual Lupin, estranhamente, se apaixonou), um dos membros do Lírio Negro que, no entanto, acaba tendo objetivos completamente pessoais. Após um duelo entre os dois, na verdade, acontece que Oscar é uma senhora disfarçada de soldado e que quer usar uma poção contida em uma joia da coroa para se reencontrar com o amado André, transformado em pedra pelo feitiço da própria soberana, irritada e ciumenta. No final da luta, no entanto, Oscar, deixada completamente nua, bebe a mesma poção e se transforma em uma estátua.
Tudo é muito bizarro, pois nunca é explicado como Oscar teria sobrevivido a todos esses séculos e acima de tudo seu destino é totalmente diferente do que é contado em seu anime (spoiler para os poucos que ainda não haviam chegado em lágrimas nos últimos episódios de Lady Oscar: A guerreira sofre, após perder seu amado André, durante a tomada da Bastilha). A coerência narrativa não importa, no entanto, porque a gênese deste episódio realmente tem algo especial: ele foi realizado, de fato, após uma competição realizada entre os espectadores de Lupin III para comemorar o 100º episódio da série animada. A ideia mais interessante recebida do público foi, portanto, selecionada: um espectador sugeriu introduzir a personagem Lady Oscar, uma jogada inteligente também porque a mesma série animada dedicada aos eventos de Versalhes seria transmitida no mesmo canal no Japão menos de um mês depois (a estreia oficial ocorreu em 10 de outubro de 1979).
Dois pássaros com uma cajadada só, portanto: por um lado, o episódio conhecido por nós na Itália como Mad love at Versailles, serviu como um inteligente crossover promocional, por outro entrou para a história por ser o encontro mais improvável entre dois mitos da animação japonesa. Escusado será dizer, no entanto, que aqui a fruição deste episódio tão especial foi comprometida pelos cortes habituais e pela censura habitual da edição Mediaset, que retirou alguns diálogos e sobretudo as cenas de nudez. Até a dublagem original do anime trazia referências e piadas que hoje seriam censuradas. Eram outros tempos, de qualquer forma, e aqui nos limitamos a lembrar de uma curiosidade que ainda mostra como desenhos animados do calibre de Lady Oscar (e Lupin III) ainda fazem cócegas em nossa imaginação.
Essa foi a tradução do artigo, o link do texto original está logo acima. Muito bem,a razão comemorativa é que um concurso foi realizado para celebrar o, 100.º episódio da segunda série de Lupin III, e uma fã sugeriu que Lupin e Lady Oscar se encontrassem em um episódio especial e assim foi feito. A outra razão é que o anime de Lady Oscar iria ao ar no mesmo canal um mês depois, e assim essa reunião serviu para divulgar o novo anime. Também, porque ambas as séries animadas foram produzidas pela Tokyo Movie Shinsha, mais tarde conhecida como TMS Entertainment Ltd. Esse é um episódio muito engraçada, além de prestar uma belíssima homenagem a Rosa de Versalhes. E para quem nunca assistiu, é possível encontrá-lo legendado na internet e encontro entre os dois personagens icônicos, acontece no episódio 101 da segunda temporada. Enfim, trata-se de um episódio especial, como eu disse acima, sugerido por uma fã, mas todo feito com a permissão de Riyoko Ikeda.Finalizo com mais algumas imagens desse especial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.