Letreiro com titúlo de postagens

sexta-feira, 22 de setembro de 2023

Shibuya French um Festival Francês está sendo realizado em Shibuya, no Japão: Comentando um pouco sobre a Influência de Rosa de Versalhes, pelo interesse, made in France no Japão.

 

Olá amigos da Lady Oscar, Sejam Bem Vindos!

 





 A página que sigo no Facebook, Berusaiyu no Bara Doukoukai, compartilhou um link do site Shibukei, sobre o Shibuya French  um  Festival Francês que será realizado até dia 30 de outubro, no coração do emblemático distrito de Shibuya, no Japão. O evento, que começou em 2021 e está em seu terceiro ano, visando popularizar e promover ainda mais ingredientes e bebidas de origem francesa nos mercados japoneses 

Festival Shibuya French no Japão.


O festival está sendo realizado 12º andar da Shibuya Scramble Square e quem visitar o evento, poderá provar, diversos tipos de vinhos franceses e pratos típicos da França, preparados por 6 grandes chefes (três por dia), incluindo o chef executivo do Cerulean Tower Tokyu Hotel, Yorihiko Fukuda. O ingresso custa  960 ienes, o equivalente há 31, 89 Reais na cotação atual.

Oscar segurando a bandeira da França.


 E pelo que parece, os japoneses estão a mostrar um verdadeiro entusiasmo pelo made in France, e com certeza, grande parte desse interesse, deve se ao fenômeno do mangá A Rosa de Versalhes(ベルサイユのばら) de Riyoko Ikeda. Afinal, a obra máxima de Ikeda, teve, sim, uma grande influência no Japão e gerou um enorme interesse pela história da França, rococó e pela cultura setecentista francesa no Japão, sendo o país que mais realiza exposições sobre esse tema fora da França. Tudo isso foi comentado na palestra do evento, comemorativo dos 50 anos da Rosa de Versalhes, que tive a honra de comparecer no museu da imigração japonesa, inclusive, no último dia do evento, foi realizado, um desfile de moda Lolita, e tivemos até alguns acessórios da moda Lolita expostos, que contava como Rosa de Versalhes, despertou o interesse pela França nos japoneses. 

Rosa de Versalhes influenciou o made in France no Japão.


E para quem não sabe, Riyoko Ikeda, criadora da série Rosa de Versalhes (Berusaiyu no Bara), chegou a ser premiada com a Ordem Nacional da Legião da Honra, numa cerimônia realizada na embaixada da França em Tóquio, no Japão, no dia 12 de março de 2008.A Ordem Nacional da Legião da Honra (Ordre national de la Légion d'honneur) é a mais alta honraria francesa. Por aí temos uma ideia do quanto Rosa de Versalhes é influente.


Riyoko Ikeda foi premiada com a Ordem Nacional da Legião da Honra.



O prêmio foi entregue pelo embaixador francês, Philippe Faure, na ocasião ele chegou a dizer que o povo japonês possui uma percepção cultural da história, culinária e linguagem da França, graças ao trabalho de Ikeda. Durante essa cerimônia de premiação, Ikeda explicou que começou a desenhar aos 24 anos e dedicou três anos de sua vida a Rosa de Versalhes.

Vestidos lolitas, foto de minha autoria museu da imigração japonesa.



Se você nunca leu Rosa de Versalhes, e caiu de paraquedas nessa postagem, o mangá  se passa antes e durante à revolução francesa e conta a história da última rainha da França, Maria Antonieta e Lady Oscar, uma garota criada como se fosse um menino para servir na guarda palaciana em Versalhes.Rosa de Versalhes foi publicada entre 1972 e 1973, na revista Margaret, da editora Shueisha, e ganhou um anime que rendeu 40 episódios em 1979. O mangá chegou aqui no Brasil em 2019 pela editora JBC. 

Capa da edição brasileira da Rosa de Versalhes editora JBC.



Enfim, estou terminando a tradução de um artigo sobre Rosa de Versalhes, acredito que daqui a pouco entra no ar.

Espero que tenham gostado!


 

lady oscar identitàady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser!

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.