Olá, queridos amigos da Lady Oscar, Sejam Bem Vindos!
Em 16 de outubro de 1793," A exatos 231 anos, mais precisamente às 12h15min" Maria Antonieta, a rainha da França, enfrentou seu destino trágico na guilhotina, em pleno período do Terror da Revolução Francesa. Antonieta foi guilhotinada aos 38 anos. Sua sentença de morte foi pronunciada mais cedo no mesmo dia, às quatro e meia da manhã, pelo Tribunal Revolucionário, após um julgamento que durou dois dias. Um fato histórico, também mostrado no clássico mangá A Rosa de Versalhes(ベルサイユのばら) de Riyoko Ikeda e por isso, resolve abrir esse post, comentando sobre, os últimos anos da rainha da França.
Conforme eu havia prometido no post anterior, hoje comentarei sobre a morte da última rainha da França. Antonieta foi acusada de inúmeros crimes e, logo pela manhã de 16 de outubro de 1793, a Ultima rainha da França enfrentou seu triste destino. Com toda a revolta pairando sobre Paris, Antonieta foi conduzida ao Tribunal Revolucionário, onde os juízes releram as acusações que pesavam sobre ela. Segundo a biografia escrita por Stefan Zweig, "Maria Antonieta: Retrato de uma mulher comum", a obra que inspirou Riyoko Ikeda a escrever" A Rosa de Versalhes", O carrasco da rainha Charles-Henri Sanson, aproximou-se de Maria Antonieta e amarrou suas mãos atrás das costas, cortando seus longos cabelos, queimados para evitar que se tornassem relíquias. Após esse ato, Maria Antonieta foi levada em uma carruagem.
Embora as mãos da última rainha da França estivessem amarradas, ela subiu as escadas do tribunal com leveza, recebendo ajuda do carrasco Sanson. Estava presente também um padre constitucional, St. Landry, que acompanhava o processo como confessor. Porém, Antonieta recusou seus serviços, optando por não aceitar o que lhe foi imposto, em contraste com seu falecido marido, Luís XVI.
Execução da Rainha.
A carruagem que levava Maria Antonieta seguia seu caminho, e uma multidão a acompanhava. Havia cerca de 30.000 soldados formando um cordão de segurança ao longo da rota. No entanto, ao chegar à Rue St. Honoré, podia ser ouvido os gritos de ódio ecoando, sinalizando a hostilidade que a cercava, segundo consta no livro de Zweig.
Ao meio-dia, a carruagem apareceu na Place de la Revolution (agora Place de la Concorde). Maria Antonieta, com leveza e velocidade, sem a necessidade de ser apoiada, apesar de suas mãos ainda estarem amarradas, subiu as escadas para o cadafalso, perdendo um de seus sapatos (que agora faz parte da coleção do Musée des Beaux-Arts de Caen). Alega-se que ela teria andado com um dos sapatos do carrasco e, por estar nervosa, acabou pisando no pé de Henri Sanson e suas últimas palavras teriam sido: "Senhor, eu imploro seu perdão, eu não quis dizer isso". Ela não dirigiu às pessoas como Luís XVI havia feito nove meses antes. O embate no tabuleiro foi então auxiliado. A moldura de madeira se fechou. A lâmina da guilhotina caiu..
Em 15 segundos, o ato foi consumado. Henri Sanson segurou a cabeça de Maria Antonieta pelos cabelos e acenou para mostrá-la à multidão, que explodiu em milhares de "Viva a República! Viva a Liberdade!". Comemorando a morte da última rainha do Antigo Regime.
Após a execução, Henri Sanson ergue a cabeça de Maria Antonieta para a multidão / Crédito: Museu da Revolução Francesa |
Segundo informações do site oficial do Palácio de Versalhes, após sua execução, a rainha foi enterrada no Cemitério de Madeleine, com Luís XVI, em uma vala comum. Sobre seu corpo foi espalhado cal, simbolizando o fim de uma era. A morte de Maria Antonieta foi oficializada em 24 de outubro de 1793, e, embora o ato original tenha desaparecido durante a destruição de arquivos em Paris e em 1871, foi copiado por arquivistas. Em 1815, seus restos mortais foram transferidos para a Abadia de Saint-Denis, onde ela finalmente encontrou descanso ao lado de seu marido, Luís XVI, em um ato de reconhecimento da importância de sua vida e da tragédia que a cercou. Fonte de Pesquisa, Aventuras na História Wikipédia e Maria Antonieta o Retrato de Uma Mulher Comum.
A ultima serva de Maria Antonieta:
Rosalie Lamorlière era uma empregada doméstica francesa. Ela foi a última serva de Maria Antonieta, enquanto a ex-rainha estava presa na Conciergerie – aguardando seu julgamento e execução.Ikeda se inspirou na empregada, para criar Rosalie a protegida de Oscar, em Rosa de Versalhes, também aparece tanto no mangá, quanto no anime cuidando de Maria Antonieta até seu último dia de vida.
Já a capa da Margaret, onde foi publicado o ultimo capitulo de Rosa de Versalhes, nada tem a ver com O ultimo capitulo da Rosa de Versalhes, isso porque a revista saiu em dezembro, os editores fizeram uma capa com tema natalino, infelizmente, poderia ter pelo menos Maria Antonieta em algum canto já que o final da série marca sua execução. Deixo a capa logo abaixo:
Em Rosa de Versalhes, Maria Antonieta é mostrada desde sua infância na Áustria até sua morte precoce aos 38 anos na guilhotina. Ikeda não pode escrever o final da história como gostaria. A autora foi muito pressionada pelos seus editores da Revista Margaret, a terminar sua obra mais famosa em um prazo de 10 dias, porem, a qualidade da obra não caiu, muito pelo contrário os últimos momentos de Maria Antonieta, foram muito bem desenhado, passaram grande emoção aos leitores, desde a, subida da rainha à guilhotina, as lembranças felizes de Antonieta, como sua primeira visita em Paris até seu trágico fim, tudo com os belíssimos traços impecáveis de Riyoko Ikeda, que consegue nos emocionar através de seus desenhos.
No próximo ano teremos mais uma adaptação do clássico mangá de Riyoko Ikeda, Um filme de animação da Roa de Versalhes, estará em Cartaz nos cinemas japoneses em 31 de janeiro de 2025, pelo que parece, será apenas um filme, então veremos como será mostrado a revolução francesa e os trágicos finais das personagens. Finalizo o post do aniversário da Morte de Maria Antonieta, com algumas imagens e vídeos relacionados:
Espero que tenham gostado!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.