Letreiro com titúlo de postagens

domingo, 6 de outubro de 2024

Em 06 de outubro de 1789, a exatos 235 anos, a rainha Maria Antonieta, foi a varanda do palácio e inclinou a cabeça diante de seu povo.

 

Olá, queridos amigos da Lady Oscar, sejam Bem Vindos!

 

Em 6 de outubro 1789, a exatos 235 anos, a rainha Maria Antonieta, na sacada do Palácio de Versalhes, inclina a cabeça diante de seu povo. Poucas horas depois, ela é levada para Paris com sua família após a marcha das mulheres para o palácio real no dia anterior.A família real francesa então, foi forçada a deixar o palácio de Versalhes e retornar a Paris, ao palácio das Tulherias, abandonado desde o reinado de Luís XIV, e destinado a ser destruído.
 
 

  As jornadas dos dias 5 e 6 de outubro que marcaram, efetivamente, o fim da autoridade real, são mostrados no mangá e anime Rosa de Versalhes (ベルサイユのばら), por isso, ontem mesmo, abri um post, comentando sobre a marcha das mulheres que simbolizou um novo equilíbrio de poder que deslocando a antiga ordem de privilégios da aristocracia e favorecendo o chamado Terceiro Estado. Continuando o post especial dos dias 5 e 6 de outubro, hoje comentarei brevemente sobre o dia que a rainha humildemente saiu na varanda e inclinou a cabeça diante da população da França mas será que ela de fato inclinou a cabeça?
 

Maria Antonieta na Varanda do palácio, cena do anime Rosa de Versalhes.
 
Para explicar melhor,  Luís XVI, Maria Antonieta e os seus filhos instalaram-se no palácio das Tulherias, no dia 6 de outubro de 1789 após serem trazidos do Palácio de Versalhes pelos revolucionários. Mas o que de fato aconteceu antes da família deixar Versalhes para nunca mais voltar?

 Tudo parecia calmo no interior e arredores do palácio. La Fayette, após tomar algumas disposições, retira-se entre quatro e cinco horas da manhã para o Hôtel de Noailles para repousar. Apenas meia hora havia transcorrido quando gritos anunciavam que um bando de populares enraivecidos havia penetrado no interior do palácio por uma grade. Dirigidos por guias disfarçados, eles tinham chegado até a grande escadaria de mármore que conduzia aos apartamentos da rainha. Dois guardas do turno são mortos; outros onze resistem enquanto a rainha se abriga no apartamento do rei. Mas a multidão engrossa e invade o palácio, enquanto La Fayette acorre à testa de alguns granadeiros da Guarda Nacional e consegue repelir os agressores.

La Fayette convence Maria Antonieta  e Luís XVI a aparecer na sacada do Palácio.
 

A turba, reunida sob as janelas do rei, pede em alarido que a rainha apareça e intimam imperiosamente o rei a se dirigir a Paris. Após tentar acalmar os gritos, La Fayette se dirige à rainha e pergunta-lhe quais são suas intenções: «Sei a sorte que me espera, mas meu dever é de morrer aos pés do rei e nos braços de meus filhos.» 


La Fayette esperou até que a fúria dos manifestantes se extinguisse para, com grande pompa, ajoelhar-se reverentemente e beijar sua mão.  A multidão respondeu com um respeito mudo e muitos gritaram uma saudação que há muito ela não ouvia: "Vive la Reine!"  e o nome de Maria Antonieta é elevado às alturas pelo mesmo populacho que, ainda há pouco, a ameaçava de morte.Entretanto, isso não foi o suficiente para mudar a vontade do povo, que só sairia dali com a família real.

E nesse meio tempo, a Assembleia Nacional aproveitou a oportunidade para tentar convencer    Luís XVI promulgar a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, que o próprio evitava aceitar e que naquele momento seria obrigado.Por fim, a carruagem real foi escoltada até Paris no início da tarde do dia 6. Ao seu redor, iam às mulheres e mais o restante dos manifestantes que já somavam 60 mil pessoas. Pães também foram estocados em Versalhes, sendo distribuídos para o povo, necessitado e ao redor da carruagem real eram exibidas as cabeças dos guardas mortos anteriormente. O rei e a rainha foram levados até o Palácio das Tulherias, sua última morada.


 


 Na instalação da família real no Palácio das Tulherias, o antigo apartamento da Rainha foi ocupado por Maria Teresa de França (1778-1851) e o seu irmão, o Delfim de França. Maria Antonieta instalou-se no andar térreo, ao lado do jardim, esquaFFnto Elisabete de França (1764-1794), irmã de Luís XVI, ocupou o primeiro andar do Pavilhão de Flora.

 

 

Maria Antonieta no anime Rosa de Versalhes
 

 
 
 
 
 
 

 
 
 
 


Só lembrando que hoje , é o ultimo dia da exposição comemorativa dos 45 anos da animação de Rosa de Versalhes (ベルサイユのばら), também chamada de Lady Oscar, no WOW Museu Del Fumetto em Milão.  em Milão, que também foi muito visitada, tivemos cerca de dez mil visitantes. E para fechar com chave de ouro, teremos um evento temático dedicado a Maria Antonieta. E já está aqui no blog todas as partes da entrevista mais recente de Riyoko Ikeda, concedida à revista japonesa Yoi. Seguem todos os links das partes: 1, 2 e 3. Daqui a pouco abrirei um post comentando a entrevista, os comentários serão divididos em 3 partes, pois a entrevista é bem longa. Continuem conosco para ficarem por dentro do universo da Rosa de Versalhes.

 





Espero que tenham gostado!

Um ótimo domingo e uma linda  semana para todos vocês, amigos da Lady Oscar.


ady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.