Olá, queridos amigos da Lady Oscar, sejam Bem Vindos!
A cena da noite de amor de Oscar e André é constrangedora? O filme da Rosa de Versalhes (ベルサイユのばら) que estreou recentemente na Netflix, precisamente no dia 30 de abril, já apresentado com sucesso em janeiro passado no Japão. O filme, dirigido por Ai Yoshimura e com roteiro de Tomoko Komparu, leva o público de volta às intrigas e batalhas do século XVIII. Uma readaptação que em pouco menos de duas horas dá vida aos 10 volumes do mangá original. Muitos acham se tratar de um remake, mas não, não é remake e sim uma nova adaptação animada que atualmente está dividindo fãs e profundos conhecedores da obra de Riyoko Ikeda.
O filme é um musical, ele conversa com o anime de 1979, as adaptações feitas no teatro feminino Takarazuka Revue com certas referências e inspirações no filme Maria Antonieta de 2006. Contudo, por ser um filme comemorativo, eles tentaram, sim, seguir com mais fidelidade o mangá de Riyoko Ikeda, e tirando a falta de explicação em algumas cenas, a exclusão de personagens importantes como Madame du Barry, Condessa de Polignac e Jeanne, o filme até dá a vida a cenas icônicas do mangá, como o vinho envenenado que André traz na bandeira para Oscar, ou a cena da revolução francesa, que para mim foi um dos melhores momentos do filme, chegando a superar a cena da bastilha do anime de 1979. Algumas coisas foram amenizadas, como eu esperava, não temos a morte de Pierre e nem a doença de Oscar, e claro que Oscar não é mostrada bebendo tanto como no mangá original.!
Mas a cena que causou um escândalo nos anos 1970, em um mangá voltado para meninas com idade escolar, está presente nessa nova animação e, em pleno século XXI, continua gerando polemica. A noite do amor de Oscar e André, uma cena que antes mesmo do filme chegar à Netflix, causou um escândalo no Japão por ser mostrada em um trailer especial exibido na TV.
Não entendo o motivo de tanta discussão, para mim só uma cena onde Oscar percebe que ama André e decide se tornar sua esposa, só isso e nada mais! Claro, não é uma cena adequada para crianças, mas A Rosa de Versalhes não é uma obra infantil e sim um Shoujo mangá, oou seja,uma obra para meninas adolescentes.
Hoje em um grupo do Facebook sobre animes e mangás dos anos 1990,li um comentário de uma mulher chegou a dizer que a cena de Oscar e André era nojenta e que se sentiu constrangida ao assistir com seu marido e filho. Como pode, alguém chegar a esse ponto? Por que lhe causou constrangimentos? A cena não é forte ou erótica, e cai entre nós. Existem novelas e filmes exibidos livremente na TV com cenas ainda mais picantes e essas não lhe incomodam?
O amor de Oscar e André é puro, algo que começa com uma simples amizade de infância. Oscar o enxerga como um irmão, mas essa amizade evolui para amor, e esse amor cresce e amadurece com eles até a chegada da tão esperada declaração de Oscar, que deseja que André se torne seu marido. Para mim, Oscar e André são a representação do amor verdadeiro e não há nada de errado nessa cena, apenas amor. Intolerantes, não assistam e não procurem o mangá, pois lá existe a mesma cena, só para você ficar ciente caso o filme tenha sido seu primeiro contato com a obra de Ikeda. Para mim, a cena romântica do casal principal foi um dos acertos desse filme animado. Embora a versão animada de 1979, tenha sido linda, ela acaba se distanciando daquilo criado por Riyoko Ikeda, e nesse filme seguiram certinho todo o desenrolar da noite romântica de Oscar e André.
As cenas poéticas de Ikeda parecem ganhar vida nessa animação, tudo com brilho e trilha sonora impecável. O filme está disponível no catálogo da Netflix, recomendo para quem conhece pelo menos o anime clássico de 1979, ou já tenha lido pelo menos alguma coisa do mangá, pois o roteiro está meio bagunçado, é repleto de músicas e se você nunca teve contato com a obra vai se atrapalhar e não vai entender certas cenas que surgem durante as músicas. Não é infantil, que fique claro! Rosa de Versalhes é uma obra feminista para o público adolescente feminino.
Enfim, o post foi mais um desabafo mesmo! Não considero a cena ruim, não há nada de errado ou sujo, só mostra a concretização do amor verdadeiro desse casal, um amor puro e sem interesse. Nos próximos dias trarei muito mais sobre o filme da Rosa de Versalhes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.