Olá,queridos, amigos da Lady Oscar, sejam Bem vindos!
Por que Oscar não disse a icônica frase "Vive la France" no anime A Rosa de Versalhes (ベルサイユのばら) de 1979? A amiga Regiane, me mostrou uma interessante postagem da conta @mizue58anime no X antigo Twitter, que pelo que parece, foi feita por uma pessoa que trabalhou no anime Clássico e simplesmente resolveu quebrar o silêncio e dar uma explicação para a ausência da famosa frase durante a queda da bastilha que ocorre no último episódio de Lady Oscar. Pois bem, segue a tradução do pequeno texto, lembrando que usei o tradutor e pode, sim, conter algum erro, mas lá vai:.
![]() |
"Vive la France mangá Rosa de Versalhes Riyoko Ikeda 1972-1973. |
No antigo Anibara, (Anime da Rosa de Versalhes), houve inúmeras discussões em reuniões sobre se deveríamos ou não incluir a frase "Viva a França" e, após levar em consideração fatores como "Não se pode defender um lado em uma emergência nacional", "Transmitido por um número indeterminado de veículos de comunicação" e "Conhecimento tendencioso entre os jovens espectadores", decidiu-se usar apenas a palavra "Adeus… ".
Não é uma questão de certo ou errado.
![]() |
Pois bem, pelo que deu para entender, é que a frase foi modificada por questões políticas! Sim, é politica, então tiveram que modificar. Já nessa nova animação, que estreou mundialmente na Netflix no dia 30 de abril, está mais fiel ao mangá original. É Oscar quem começa a se interessar por Revolução, e defenderá. Os direitos de liberdade, igualdade e fraternidade. Já no anime de 1979, Oscar decide, sim, entrar para a Revolução por conta de André, seu namorado, já que ela é quem começa a despertar o interesse pela revolução e não Oscar..
Claro, sabemos que uma adaptação exige mudanças, mas na época do lançamento dessa animação no Japão, por conta dessas mudanças, algumas moças, meninas e mulheres japonesas acabaram não gostando e o anime terminou não fazendo tanto sucesso no Japão. Já essa nova animação agradou mais o público japonês e a própria Riyoko Ikeda, que aprovou e elogiou a nova animação, e isso porque ela conseguiu se manter mais fiel à obra original.
Vale lembrar que o primeiro anime da Rosa de Versalhes é de 1979, na época, essa simples frase nacionalista genérica, chamaremos assim, poderia passar ao público (* a maioria de crianças e adolescentes*). A impressão de que a revolução é algo bom! A revolução não é foi um bem absoluto, a Revolução Francesa foi um período de grandes transformações social e política na França, que ocorreu entre 1789 e 1799, e conforme retratado em Rosa de Versalhes, resultou na queda do Antigo Regime (monarquia absolutista) e o que também resultou na criação de uma República. Um período turbulento, tempos de Terror, mas de grandes transformações. Foi uma época marcada por ideais iluministas, como liberdade, igualdade e fraternidade, e o que causou um grande impacto global, influenciando movimentos revolucionários em outras partes do mundo.
Resumindo, a equipe de produção optou por um simples Adeus, por medo de implicação política e medo de passar a mensagem aos jovens espectadores de que a Revolução é algo bom! Por tanto, era outra época e eles preferiram simplesmente mudar para não ter problemas com a política, para não passar uma mensagem que pudesse ser interpretada de uma maneira errada às crianças e adolescentes, que eram o público alvo desse anime.
Não só isso, mas muita coisa do mangá não existe no anime de 1979, uma delas é Oscar lendo Os iluministas e enfrentando seu furioso pai. Também não temos Oscar chamando André para seus aposentos, dizendo que deseja ser sua esposa, coisas pequenas, mas que poderiam, sim, dar problema. Imaginem que, em pleno século XXI, já teve gente que se sentiu incomodada com a cena da noite de amor de Oscar e André, que nesse filme está mais fiel ao mangá. Aliás, esse filme todo está mais fiel ao mangá, o único problema foi a maneira como fizeram a passagem do tempo, super corrido e sem muitas explicações. Enfim, só mais um post com curiosidades e nada mais.
Espero que tenham Gostado!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.