" Lady Oscar Rosa de Versalhes ♥🌹"é um blog dedicado exclusivamente a Lady Oscar, a autora Riyoko Ikeda, notícias, curiosidades, eventos e lugares Oscarianos. Sejam Bem Vindos amigos da Lady Oscar.🌹🌹
O Fime Live Action Lady Oscar 1979 x Filme de animado Rosa de Versalhes 2025. Comparando as duas adaptações cinematográficas Parte 1.
Olá, queridos amigos da Lady Oscar, Sejam Bem Vindos!
Recentemente, o anime Generation da Prime Vídeos disponibilizou na Itália a série animada da Rosa de Versalhes e também o filme Live action Lady Oscar de 1979, dirigido por Jacques Demy. Como a série de Riyoko Ikeda, virou assunto do momento nas redes sociais, graças a cegada do novo filme de animação, disponível no catálogo da Netflix desde o dia 30 de abril, decide comparar ambas as adaptações cinematográficas baseadas no mangá Versailles no Bara (ベルサイユのばら, Berusaiyu no Bara) ou Rosa de Versalhes. Primeiramente, que minha intenção não é dizer qual é melhor ou pior e sim mostrar as diferenças entre as duas versões e já adianto que os finais de ambos nos deixam com um gosto de que quero mais! Isso porque, em geral, as versões cinematográficas terminam na queda da Bastilha e sem o final da Monarquia e Fersen.
Começamos então pelo filme live action Lady Oscar, um filme de comédia dramática e romance franco-japonês baseado no mangá Versailles no Bara de Riyoko Ikeda. O filme foi escrito e realizado por Jacques Demy, e contou com a trilha sonora composta por Michel Legrand. Lady Oscar foi filmada na França com a permissão do governo francês. Embora muitos fãs não tenham gostado desse filme, saibam que ele tem, sim, uma grande importância. Gostando ou não, o Live Action da Rosa de Versalhes foi a primeira adaptação para o cinema de um mangá feito por ocidentais, mesmo que tenha contado com produção e o dinheiro japonês. Mesmo assim, foi, sim, a primeira adaptação de um mangá para cinema, produzido fora do Japão. E em alguns pontos eu me atrevo a dizer que prefiro o live action.
Para começar, o live Action não é perfeito! Tem diversas modificações e não sei por qual motivo decidiram matar a mãe de Oscar no parto. Algo que não ocorre no mangá de Ikeda, nem no anime de 1979 e nem no filme animado 2025. Mas, de qualquer forma, temos o nascimento de Oscar e vemos suas irmãs e seu pai, o general Jarjayes, que decide fazer dessa filha caçula um homem.
No novo filme animado Rosa de Versalhes 2025, produzido pelo estúdio Mappa, eles simplesmente retiraram o nascimento de Oscar, um dos momentos mais importantes do mangá. E o filme já começa com Maria Antonieta chegando à França e Girodelle no cortejo da futura rainha, algo que não existe no mangá.
A amizade de Oscar e André.
Se existe uma coisa que amo no live action de 1979, é que o diretor resolveu explorar um pouco da infância de Oscar e André. Então temos cenas muito bonitinhas no início do filme, que mostram a relação de Oscar com seu melhor amigo. Claro que temos algumas coisas bem fantasiosas, como Oscar que esconde uma boneca no estábulo. E na fase adulta, André nem é como o André do anime e mangá, na verdade, ele é um homem mais grosseiro, mesmo assim ama Oscar. Mas de qualquer maneira, para mim, O live action acertou mais, ao mostrar um poco da infância do casal mais amado de Riyoko Ikeda.
Já nessa nova animação, faltou mais de Oscar e André. O filme é muito corrido, nas primeiras partes foca demais em Maria Antonieta, só depois Oscar ganha mais atenção, André ganha mais atenção, só que senti falta de mais companheirismo dos dois, como amigos, pois não temos tanto de Oscar e André.
A cena da briga no bar.
Nessa cena, me irritei um pouco com André, lembrando Oscar de que ela é uma mulher e por isso não conseguirá ser como um homem jamais! Sim, André, sendo um grande apoiador de Oscar no mangá e anime de 1979, nessa versão é grosseiro e faz questão de lembrar que Oscar não consegue fazer o papel de um homem. Mesmo assim, a cena mostra Oscar bebendo e arrumando encrenca no bar após ser feito de chacota por alguns bêbados. A cena é hilária, um dos melhores momentos do Live action e bem que poderíamos ter algum desses momentos cômicos na nova animação, mas não tivemos.
O baile de noivado de Oscar.
Um dos melhores momentos do mangá original é sem dúvida o baile de noivado de Oscar. Para quem não sabe, o general Jarjayes em determinado momento, decide que Oscar deve largar os serviços militares e se casar, produzir herdeiros e viver como uma mulher. O noivo escolhido por ele, foi Girodelle. No mangá, Oscar encomenda a melhor roupa, porém masculina. Ela chega no baile, flertando com as mulheres da corte, ofendendo os homens e claro, envergonhando seu pai. Nesse novo filme animado, temos Girodelle pedindo a mão de Oscar em casamento, a revolta de Oscar, André querendo envenenar a moça com a taça de vinho, porém não temos o baile.
.
No Live ation, temos a cena, porém não tem a mesma graça do mangá. Mesmo assim, Oscar vem com roupas masculinas, dança com algumas moças e Gerodelle nessa versão parece um pervertido..
Enfim, ambas as versões, não têm o cavaleiro negro, um de meus personagens masculinos favoritos. Oscar não fica doente, não temos Rosálie interagindo com Oscar, nem os planos maléficos da condessa de Polignac contra a comandante. Também não temos nada de Charlotte Polignac. Mesmo assim, acho que o filme Live action foi mais completo. Claro que nenhum dos dois se comparam ao mangá e sim, poderiam ser melhores e mais fiéis à obra original mas em alguns momentos o Live action me agradou mais.
Espero que tenham gostado!
Lady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Lady Oscar diz.. Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita. Comentários são Bem vindos! 🌹 Atenção: 1. Comentários anônimos não são aceitos. 2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas. 3. Peço desculpas aos bem intencionados. 2. Todos os comentários são moderados. 3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não. 4. Agradeço a compreensão e o comentário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.