Letreiro com titúlo de postagens

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

Ator Japonês Yoshio Inoue fala sobre sua amizade com a ex atriz do Takarazuka Jun Hatsukaze a primeira Maria Antonieta. Artigo traduzido.

 Olá, queridos amigos da Lady Oscar, sejam Bem vindos!



Há algumas horas, saiu uma matéria no site de Notícias Yahoo, sobre ,o ator japonês, Yoshio Inoue Participou do programa Lendas dos Musicais do Teatro, um programa que comenta sobre atores veteranos em musicais japoneses. Ele contou um pouco sua experiência no teatro, atuando ao lado de Jun Hatsukaze, a atriz que interpretou a rainha Maria Antonieta, na primeira adaptação do manga Rosa de Versalhes(ベルサイユのばら), no teatro Takarazuka em 1974. Enfim, Nessa conversa, ele fala sobre o Takarazuka, Rosa de Versalhes, sua atuação com a atriz no teatro, e outros papeis importantes que ela interpretou. Como fã do Takarazuka, acredito que valha a pena traduzir e comentar algo.

Jun Hatsukaze como Maria Antonieta em Rosa de Versalhes Takarazuka.

O Takarazuka Revue é um teatro musical feminino fundado no Japão em 1913. No teatro Takararazuka, todos os papeis são interpretados por mulheres, as atrizes que interpretam personagens masculinos ou fortes como no caso Lady Oscar da Rosa e Versalhes(ベルサイユのばら), são chamadas de otokoyaku e as atrizes que fazem os papeis femininos, são chamadas de musumeyaku. O Takarazuka é famoso por adaptar muitos shoujos mangas e foi exatamente a adaptação da Rosa de Versalhes que estreio em 1974 que salvou o teatro, que vinha em decadência nos anos 1970.

 Então vamos à tradução e desde já, peço desculpas por possíveis erros. 

 

 Fiquei muito feliz em cantar com essa a eterna garota, Jun Hatsukaze (Yoshio Inoue). Artigo Traduzido.

Este é Yoshio Inoue, no dia 25 de janeiro, realizamos a sétima parte de nossa série Lendas dos Musicais no Teatro, que dá as boas-vindas aos convidados que têm sido ativos nos musicais japoneses desde seu início. O evento deste ano apresentou como tema Jun Hatsukaze, a ex-atriz principal do Takarazuka Revue, que desempenhou o papel de Maria Antonieta em Rosa de Versalhes.




  Ela sempre teve um encanto feminino. Desde nossa primeira apresentação, juntos em Elisabeth, temos um relacionamento muito próximo, tanto na vida privada quanto pública, o que difere da relação que tive com lendas anteriores, mas senti que isso é uma coisa maravilhosa que só o mundo do palco pode oferecer. 

   Hatsukaze nasceu em Tóquio em 1941. Ingressou no teatro Takarazuka Revue em 1961 como o 47.º aluna. Após assumir o primeiro papel no palco na atuação da trupe Lua, passou a fazer parte da trupe estrela em 1967. Seu principal trabalho, foi o papel da primeira, Maria Antonieta na estreia de A Rosa de Versalhes em 1974.  Ela deixou Takarazuka em 1976.  Em 2000, ela voltou aos palcos a sério como Imperatriz Sophie na estéria da versão Toho de Elisabeth pela primeira vez em 24 anos.Depois disso, ela voltou a atuar em muitos trabalhos como Me & My Girl, Takarazuka Boys, Kiss of the Spider Woman, The Wedding Singer e New Brain.

 Ela é sempre alegre e divertida, então quando jantamos ou tomamos uma bebida, ela nos conta histórias engraçadas e interessantes sobre seu passado. Uma de minhas histórias favoritas é sobre suas apresentações no exterior quando ela era membro de Takarazuka, então eu a perguntei novamente sobre isso, desta vez quando ela foi a cinco cidades da União Soviética (agora Rússia) para sua turnê europeia de setembro de 1975 a janeiro de 1976. Fomos obrigados a ir, diz Hatsukaze. O público estava entusiasmado, mas a comida era pão de centeio e sopa, que às vezes se esgotava muito rapidamente, e era realmente difícil. Fui escolhida porque eu era física e mentalmente forte, disse ela, rindo. A última vez que estiveram em Paris foi durante a temporada de vendas, por isso se divertiram muito fazendo compras junto.

Faça seu melhor no ambiente que lhe é dado.
Foi porque eu estava em Takarazuka que pude ter uma experiência tão valiosa naquela época. 

Quando ouvi sua história, senti que você viveu o período de mudanças mais rápidas. Ela disse: Antes de 'A Rosa de Versalhes, Takarazuka era conhecida apenas por aqueles que a conheciam, mas depois disso, tornou-se um fenômeno nacional e tudo mudou Ela foi para o exterior durante o boom e deixou Takarazuka após aparecer em Rosa de Versalhes no final de sua carreira. É incrível que ela fosse a atriz  principal numa época em que Takarazuka estava passando por grandes mudanças.

 Também é surpreendente que ela tenha voltado ao palco 24 anos após deixar a empresa. Suponho que ela teve uma carreira única como atriz, não porque quisesse, mas por fazer o melhor que pôde no ambiente que lhe foi dado.

 Em Takarazuka, ela começou a desempenhar papéis masculinos, mas foi-lhe dito que seria melhor como mulher, então ela trabalhou duro como atriz. Ela também cantou,disseram-me que eu não era bom nisso, então eu tive muitas lições. 

Quando ela se casou, ela começou uma família e passou para o próximo passo. E quando ela voltou ao palco depois de 24 anos em Elisabeth, foi porque Shuichiro Koike, o diretor, de repente me disse para fazê-lo. Penso que é a personalidade de uma pessoa que lhe permite deixar a natureza seguir seu curso e várias oportunidades se apresentam. Ela é agora o membro mais antigo dos ex-alunos de Takarazuka e, mesmo tendo uma carreira tão maravilhosa, ela não é nada pomposa. Ela é gentil com todos e cuida bem deles, por isso ela é realmente amada por todos.


Atuei com ela em duas produções, Elisabeth e The Wedding Singer. Hatsukaze tem uma voz inabalável e eu nunca o vi ter um problema com sua voz ou ter qualquer dificuldade com ela. O papel de Zophie em Elisabeth diferia dos papéis que ela havia desempenhado em Takarazuka, pois ela tinha que cantar em tom baixo e ela era a sogra com uma imagem assustadora, então ela tinha que praticar o canto e a atuação muito difício. Eu não sentia essas dificuldades e acreditava que ela era ótima em expressar os seres humanos, incluindo sua dor e tristeza, e que o ela tinha naturalmente exalado em seu desempenho.

 Por outro lado, no The Wedding Singer, ela fez o papel de uma senhora idosa que fala muito palavrão. Hatsukaze não fala de coisas vulgares, mas ela costuma contar piadas, e às vezes brincamos e rimos juntos. Ouvi dizer que ela era a chefe do departamento de banquetes em Takarazuka, e ela adora entreter as pessoas.

 Nos últimos anos, você tem tocado muitos idosos, mas há muito poucas atrizes que possam interpretar mulheres mais velhas em musicais.

De fato, são muito poucas as atrizes que podem interpretar o papel de uma mulher mais velha em um musical. De fato, a maioria dos papéis das avós é interpretada por atrizes mais jovens, mas acredito que Hatsukaze desempenhou um papel muito importante no mundo dos musicais porque ela conseguiu interpretar o papel de uma mulher apropriada para a idade enquanto usava sua experiência de vida.
No intervalo das conversas, eles cantaram duas canções. Primeiro de tudo, ele cantou White Flower Smiles de L'amour em Paris. Ela cantava na mesma tecla que cantava na época, e manteve sua bela soprano. Ela cantava na mesma tecla que cantava na época e mantinha sua bela voz de soprano. Ela disse "eu sou muito forte", mas fiquei impressionada com a maneira como ela treinou.

A outra canção que cantamos foi um dueto de O amor é a razão de A Rosa de Versalhes. Hatsukaze sempre teve sobre ela uma qualidade adorável e feminina, o que se tornou ainda mais evidente quando ela cantava. Ela disse  Toquem a melodia principal, por favor. Eu disse: por favor, toquem a melodia principal, eu farei as harmonias, mas Hatsukaze naturalmente fez as harmonias. Quando eu deveria cantar a melodia, sozinho, ela me seguiu e fez o mesmo. Eu sentia que ela devia estar fazendo isso há muito tempo como atriz.

 "Fiquei muito feliz por poder cantar com Hatsukaze-San".

 


Yoshio Inoue (centro) como príncipe herdeiro Rudolf e Jun Hatsukaze (direita) como imperatriz Sophie na estreia de "Elisabeth" em 2000.




Depois cantei um solo de Elisabeth, O Círculo do Amor e da Morte. E não a vi mais, mas mais tarde ouvi das pessoas que ela estava feliz me assistindo. Hatsukaze disse muitas vezes em sua palestra que nunca pensou que este dia chegaria.Eu acredito que ela é uma pessoa muito amorosa.
Hatsukaze costumava vir me ver cada vez que eu atuava antes da pandemia do Corona Vírus. Toda vez, Ela me dizia que eu havia me tornado mais maduro, ou que eu parecia um pouco diferente desta vez, e ela me vigiava o tempo todo. 

Portanto, desta vez, essa lenda diferiu das anteriores. Isso me deixa feliz e penso que essa é a beleza do palco, porque é uma cultura onde você tem que ir ao teatro, então se houver uma apresentação, vocês podem se ver nos bastidores, e suponho ser por isso que temos conseguido desenvolver essa relação. 

 É somente no mundo do teatro que pude conhecer pessoas que são como família para mim, e sinto novamente que esta é uma das coisas mais maravilhosas do meu trabalho.

Um livro será publicado em comemoração ao 20.º aniversário da estreia de Yoshio Inoue, que atua em uma ampla gama de gêneros, incluindo canto e teatro, além de se apresentar em vários palcos, principalmente musicais. Este é o primeiro livro a apresentar a coluna bimestral Yoshio Inoue Entretenimento Tsushin de julho de 2017 á novembro de 2020.  Foi reorganizada em seções temáticas tais como Show Must Go On, "Musicals, Straight Plays, Singers, New Genres e Legends. Uma nova redação foi acrescentada. O mundo do teatro foi particularmente atingido pela pandemia do Corona em 2020.

 Enfim, algumas partes, ficaram bagunçadas e confusas, porque como eu disse, trata-se de um artigo traduzido. Mas, podemos perceber que Yoshio Inoue tem muita admiração pelo trabalho dessa grande atriz do Takarazuka Revue. Eu simplesmente, sou apaixonada por Takarazuka, coleciono os DVDs, originais com as apresentações de Rosa de Versalhes, então tive que trazer essa entrevista concedida por Inou sobre sua relação com essa lenda do Takarazuka Revue. 

Pesquisando encontre, essa antiga foto da atriz Jun Hatsukaze, como Maria Antonieta, ao lado de outra lenda do Takarazuka, Yuri Haruna a primeira Lady Oscar.


Yuri Haruna a primeira Lady Oscar ao lado deJun Hatsukaze, como Maria Antonieta.

Espero que tenham gostado!


Lady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.




 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.