Letreiro com titúlo de postagens

sexta-feira, 2 de junho de 2023

2 de junho é o Dia da Rosa! Quem é "A Rosa de Versalhes"? Qual o significado do nome Utena da "Garota Revolucionária "? Mangá e anime com impressionantes rosas. (Artigo Traduzido)

 

Olá,queridos amigos da Lady Oscar, sejam Bem vindos!



 

 Hoje é 6 de junho, e segundo informações do site japonês, Futabanet Manga Plus, hoje é o dia da Rosa, será? Bem, segundo esse interessante artigo, sim! A data foi estabelecido pela Associação Cultural Rosa Búlgara devido ao   Festival da Rosa"realizado na Bulgária em junho. Muito bem, O texto, original fala sobre  o clássico A Rosa de Versalhes (ベルサイユのばら), Shoujo Kakumei Utena (  少女革命ウテナ) entre outros animes e mangás com personagens que aparecem utilizando rosas, até mesmo como armas em batalhas Enfim, como fala sobre Rosa de Versalhes achei bem interessante e resolvi traduzir. Dentro do possível fui fiel ao texto porem ele não tem muitas imagens somente essa da Utena, então usei algumas da Oscar para ilustrar o post. Desde já peço desculpas por possíveis erros na tradução.





2 de junho é o Dia da Rosa! Quem é "A Rosa de Versalhes"? Qual é o nome da "Garota Revolucionária "? Mangá e anime com impressionantes rosas. (Artigo Traduzido)

 




2 de junho é o "Dia da Rosa". A data foi estabelecida pela Associação Cultural da Rosa Búlgara, existem várias razões para isso, como o "Festival da Rosa" realizado na Bulgária em junho. Para nós, japoneses, a hortênsia é a principal flor nesta época em que começa o período das chuvas, mas, na verdade, a rosa também é uma das flores representativas do mês de junho.

A rosa, também conhecida como a "rainha das flores" devido a sua aparência deslumbrante e suavidade, também é comparada à "força" de uma mulher devido a seus "espinhos", e essa flor tem aparecido como uma palavra-chave ou tema importante nos mangás, literalmente colorindo a história de forma espetacular. Nesta edição, gostaríamos de apresentar mangás e animes com rosas, impressionantes conexões com o Dia das Rosas.
 

■ A personagem principal é Oscar, mas quem é a Rosa do título? "Rosa de Versalhes."

No Japão, se você disser "mangá com o título de rosa", no Japão, muitas pessoas provavelmente responderiam "A Rosa de Versalhes", que foi publicado pela primeira vez na Weekly Margaret em 1972 por Riyoko Ikeda e se tornou tão popular que até causou um fenômeno social entre as fãs na época.

Situada antes e depois da Revolução Francesa, esta obra retrata o amor e o destino turbulento de Oscar François de Jarjayes, uma bela mulher vestida de homem, e Maria Antonieta, rainha da França. Portanto, muitos leitores pensam que o título "Bara"(Rosa) refere-se a uma das duas personagens principais, Oscar ou Antonieta. Além disso, a música tema do anime sugeria "O destino da rosa = Oscar", mas as circunstâncias do nascimento da história original eram diferentes.

Na verdade, a autora, Riyoko Ikeda, ficou impressionada com o livro "Maria Antonieta" de Stefan Zweig quando era um estudante do ensino médio. Em outras palavras, "A Rosa de Versalhes" é "A História de Antonieta", e o título "Rosa" originalmente se referia a ela. No entanto, embora o conceito desta obra tenha começado com Antonieta, não há dúvida de que mulheres atraentes como rosas, como, por exemplo, Oscar, Rosalie e Jeanne, colorem a história. 

Oscar a verdadeira Rosa de Versalhes. Imagem do anime de1979.


Uma história sobre a noiva, gravuras, o duelo e a rosa, e o significado por trás do nome "Garota Revolucionária Utena"

  O anime de TV "Revolutionary Girl Utena" transmitido em 1997 é uma história ambientada em uma escola onde Utena Tenjou, a personagem principal que anseia por se tornar um príncipe, luta contra vários duelistas por Anthy Himemiya, uma garota chamada de"A noiva da Rosa". A ideia original e o diretor são Kunihiko Ikuhara, e a ideia original e o mangá também é de Chiho Saito. 
 
Nessa obra, os nomes dos duelistas tinham uma coisa em comum. Por exemplo, Touga Kiryuu, o presidente do conselho estudantil, é chamado de "Bud" (broto), Kyouichi Saionji é chamado de "Saya", um nome familiar para vagens de ervilha, e o amigo de Utena, Wakaba Shinohara, que a desafiou para um duelo por ódio a ela, é chamado de "Leaf" (folha), todos relacionados a plantas. Além disso, em grego, Ansy significa "desabrochar" e Utena significa o "cálice" da flor que a protege, de modo que a obra foi realmente repleta de imagens de rosas e flores.




Rosas isso e aquilo, Glass Mask The Po Clan”

A obra The Glass Mask (A Máscara de Vidro), de Suzue Minaiuchi, publicada em série desde 1976, conta a história dá prodígio do teatro Maya Kitajima, que pretende atuar em uma lendária peça como A deusa escarlate. O caminho de Maya é cercado por várias dificuldades, mas o presidente da Daito Masumi Hayami, conhecido como o "Homem da Rosa Púrpura", a observa das sombras.
 
 As rosas roxas aparecem com frequência na obra, mas, em primeiro lugar, não há pigmento azul que produza o roxo nas pétalas das rosas. Portanto, é possível que as rosas roxas que estavam lá em 1976 ou 1977 possam ter sido feitas para absorver tinta azul ou ter um tom rosado. Mais tarde, em 2004, Suntory criou uma “rosa azul” usando tecnologia de recombinação genética, mas era uma “rosa roxa” em vez de azul. Atualmente, o melhoramento da raça está progredindo, e nasceu uma flor com uma cor semelhante à "rosa roxa" que aparece na página colorida da obra.
 
  O "Poe Clan" de Moto Hagio, escrito há mais de 50 anos, é uma história centrada em Edgar Portsnel, que é amaldiçoado a ser um vampanella (vampiro) e sofre por isso. Vampanellas comem rosas-vermelhas quando não bebe sangue humano, e a única comida para os aldeões que vivem na aldeia escondida é sopa de rosas. Essa combinação de vampiros e rosas existe há muito tempo, mas esse trabalho teve um grande impacto nas imagens e visões de mundo subsequentes. Se houvesse pessoas que imitassem Edgar e comessem rosas, poderiam se surpreender com a dureza. A propósito, as rosas comestíveis são consideradas o mesmo ingrediente que os vegetais devido aos pesticidas utilizados e seus usos, sendo colocadas na seção de frutas e verduras dos supermercados.
 

■Se caras bonitos segurarem rosas, elas se transformarão em armas assustadoras ou itens perigosos?

 
 As rosas também são usadas como armas e itens em várias outras obras. Os movimentos especiais de Afrodite, o cavaleiro de ouro de Peixes em Saint Seiya, usa rosas, como a Rosas diabólicas Rosas e a Piranhas. Kurama, em Yū Yu Hakusho, usava principalmente chicote de rosas e existem técnicas brilhantes e poderosas, como o Fuuka Enbujin, que usa pétalas de rosas como barreira.

Além disso, os homens que apareciam com rosas na mão eram geralmente pretensiosos. Cavendish de "ONE PIECE", Kojiro (James) de "Pokémon" e Leonardo Medici Bundle, o líder inimigo de Goshogun" tinham uma coisa em comum: suas aparições atrevidas com rosas nas mãos. Além disso, Tuxedo Mask de Bishoujo Senshi Sailor Moon tinha um poder tão aterrorizante que as rosas que atirava podiam perfurar concreto e também o solo.

 Há muito tempo as rosas são amadas por muitas pessoas. Elas têm desempenhado um papel importante em muitas obras diferentes: como metáfora da beleza, em cenas marcantes, em significados raros, em crueldade e força. Estamos ansiosos para ver quais novas histórias de "rosas" serão criadas a no futuro.
 
 


Enfim, essa foi a tradução do texto, se tiver algum erro depois arrumo. Vamos aos comentários, fiquei admirada de saber que dia 2 de junho era o dia da Rosa, realmente não fazia ideia. Quanto o Titúlo A Rosa de Versalhes, a autora Riyoko Ikeda, já disse em várias entrevistas, que, o título não seria "a rosa", e o singular e o plural são dúbios, então no original o título da série seria As Rosas de Versalhes, cada Rosa seria uma das diversas mulheres da História, Lady Oscar, Rosa-branca, Maria Antonieta Rosa Vermelha, Jeanne Rosa negra, Rosálie Um botão de Rosa cor de rosa, a condessa de Polignac Rosa-amarela. Entretanto, Como Oscar, conquistou o coração dos leitores, roubou os Holofotes ofuscando até mesmo a própria Maria Antonieta, que era protagonista original da história, aos olhos dos leitores, Oscar é a verdadeira e única Rosa de Versalhes. E isso é minha opinião também, porque até mesmo no anime o primeiro episódio se chama O destino da Rosa, referindo-se a Oscar e não Maria Antonieta. Então, concordo com a maioria, Oscar é a única Rosa desse Jardim.
A Rosa é minha flor favorita, principalmente a Branca, que representa Nossa heroína Lady Oscar, quem me conhece, sabe o quanto essa personagem tem uma enorme importância em minha vida, então a Rosa-branca acabou se tornando minha flor favorita.
 

 


Quanto aos outros animes citados. Utena, é na realidade uma série que claramente, faz referências a Rosa de Versalhes, está mais do que na cara, que Utena faz um papel muito similar ao papel de Oscar, ela é uma jovem muito bonita usando roupas masculinas, admirada até mesmo pelas garotas e que protege uma princesa.  Há rosas em todas as partes, como no anel da protagonista, e no peito dos duelistas. O anime é maravilhoso, chega a ser superior ao mangá, o filme não gostei, prefiro a série de TV e o mangá, porem a animação para TV é bem melhor.

Afrodite de Peixes da Obra Saint Seiya de Massami Kurumada, foi uma homenagem à própria Lady Oscar, segundo um artigo que li em site há muito tempo. No mangá o personagem se assemelha muito a Oscar inclusive ele é loiro, diferente do, Afrodite do anime que ganhou cabelos azuis. Claro, existem diversos animes que prestaram suas homenagens a Oscar, afinal ela é uma personagem icônica da cultura pop japonesa, e já foi referenciada em diversos animes, mangás, até mesmo em jogos de vídeo games. Não me surpreende o fato de Massami Kurumada ter se inspirado na beleza de Ocar, para criar seu guerreiro de ouro mais belo, Afrodite o cavaleiro de Peixes. Para se ter uma ideia, existe até Pokémon, Digimon e personagens femininas de jogos de luta como por exemplo  
(Charlotte de Samurai Shodown) inspiradas em nossa heroína.  As referências em animes são muitas, mas isso é matéria para outro post, que futuramente estarei trazendo para cá.
 
 

 
 
 

Enfim, feliz dia a Rosa para todos vocês que assim como eu, são apaixonados por Rosa de Versalhes, e claro, por nossa Rosa-branca, Oscar François de Jarjayes. Finalizo com um vídeo da canção tema de  abertura do anime com a famosa canção Bara Wa utsukushiku chiku e algumas imagens de nossa Lady Oscar, incluindo algumas de minhas Fanarts. 










Espero que tenham gostado!
 
Um Ótimo final de semana para todos vocês amigos da Lady Oscar. 
 
 
 

ady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.