Olá, querido amigos da Lady Oscar, Sejam Bem Vindos!
Hoje é aniversário de Saitō Chiho a autora do mangá Utena, a série que foi inspirada em Rosa de Versalhes(ベルサイユのばら). E por isso abri esse post, para homenagear essa incrível artista, que também é fã das obras de Riyoko Ikeda. Chiho Saitō (さいとうちほ) Saitō Chiho, nasceu em Tóquio no dia 29 de junho de 1967, portanto hoje está completando 56 anos, parbéns Saitō Chiho!Chiho, é uma conhecida um cartunista japonês, que fez sua estreia em 1982 com Ken to madomoaseru ("A espada e a donzela") publicado pela editora Shogakukan , com a qual trabalha até hoje. Ele faz parte do coletivo de autores conhecido como Be-Papas.
Utena uma personagem inspirada em Lady Oscar protagonista da Rosa de Versalhes. |
Seu estilo de desenho retrata personagens muito esbeltos e
esguios com olhos grandes típicos do shoujo mangá. A aventura é um dos elementos da
trama, e o que não falta é mistério com uma boa dose de sobrenatural.
Suas obras geralmente se passam em épocas passadas. Na verdade, Saitō
começou sua carreira também se inspirando nas obras de nossa querida
Ryoko Ikeda, autora de Rosa de Versalhes que frequentemente se envolve
com narrativas históricas. A garota príncipe, Utena Tenjou é inspirada em Lady Oscar, uma habilidosa espadachim, vestida de homem e admirada por todos. Para falar a verdade, a série toda é uma grande homenagem à obra máxima de Ikeda. Existem diversas referências A Rosa de Versalhes como, por exemplo, as Rosas que aparecem em vários lugares, inclusive no peito dos duelistas.
Revista Flower. |
O mangá rendeu 5 volumes e começou a ser publicado em 1996, na revista Ciao. Confesso que prefiro a animação para TV, o Movie não me atraiu muito. Para comemorar seus vinte anos, Utena ganhou novos Gaidens, que foram publicados na revista Flowers e um musical. Outra coisa interessante, é que no mangá temos uma ilustração que Utena aparece com os cabelos loiros e usando um uniforme muito parecido com o segundo usado por Lady Oscar, quando a comandante é promovida a Coronel e seu uniforme passa a ser vermelho:
Utena aparece loira usando um uniforme vermelho similar ao de Lady Oscar. |
Só lamento que teatro feminino,
Takarazuka Revue, nunca tenha feito uma nenhuma peça baseada em Utena,
será que um dia desses teremos algo assim? Resta aguardar.
Aniversariante do dia Saitō Chiho: A autora do mangá Utena. |
Recentemente,a Norma Editorial uma editora espanhola de quadrinhos, anunciou no Twitter uma nova edição completa do mangá Utena a garota revolucionária, que deve ser linda! inclusive, noticiei aqui no blog, para quem quiser ler clique aqui.
Nova edição espanhola do mangá Utena |
Deixo abaixo dois vídeos feitos por fãs da série um primeiro é uma b elíssima fusão entre a música Bara wa Utsukushiku Chiru, tema de abertura da versão animada de Rosa de Versalhes (ベルサイユのばら) com Rinbu Revolution abertura da versão animada de Shoujo Kakumei Utena (少女革命ウテナ). E o segundo é uma versão em português da abertura, Rinbu Revolution.
Finalizo com algumas imagens de Utena e Lady Oscar:
Enfim, essa foi nossa homenagem a Saitō Chiho desejamos muitos anos de vida e obrigada por Utena! Utena foi uma das séries mais influentes dos anos 1990, inclusive, muitos só foram conhecer Rosa de Versalhes devido à Utena, porem esse não foi o meu caso. Conheci primeiro Rosa de Versalhes, através do meu pai, um fã raiz da Lady Oscar, que passou a infância na Itália acompanhado as aventuras de nossa loira favorita e colecionando os produtos relacionados. Utena vim conhecer bem depois através de uma amiga da família que me recomendou a série por ser baseada em Rosa de Versalhes.
Espero que tenham gostado!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.