Olá, queridos amigos da Lady Oscar, sejam Bem Vindos!
Em 8 de junho de 1795, morria o príncipe Luís Carlos ou LOUIS CHARLES, filho mais novo do rei Luís XVI de França e da rainha Maria Antonieta. Após a morte de seu pai, ele foi declarado rei pelos nobre sob o nome de Luís XVII. No entanto, seu reinado foi apenas teórico. O filho mais novo de Maria Antonieta, aparece muito pouco em Rosa de Versalhes(ベルサイユのばら), porem, decide abrir esse post para homenagear o filho mais jovem de Antonieta, que infelizmente teve um dos piores destinos, o pequeno príncipe permaneceu preso no Templo, onde teve uma morte prematura. Quase ia me esquecendo do aniversário do principezinho, agradeço a página que sigo no Facebook, Le Rose Di Versailles.
LOUIS CHARLES |
A infância do principezinho:
Luís Charles
foi o filho novo de Maria Antonieta era uma criança animada e saudável, ao contrário de seu irmão mais velho, o Delfim Luís José, que sofria de Mal de Pott. O príncipe foi uma criança muito mimada por sua mãe, Maria Antonieta que o mimava e fazia todas as suas vontades. Por ser o segundo filho, o jovem Luís não tinha perspectiva de se tornar rei, por isso não foi educado para esse propósito.
No Palácio de Versalhes, onde viveu os primeiros anos despreocupado, Luís Charles desenvolveu uma paixão pela jardinagem, tendo ele uma pequena horta no terraço sul do palácio, onde cultivava flores.
Após a morte de seu irmão mais velho, em 4 de junho de 1789, Luís tornou-se o novo delfim da França. Os anos seguintes de sua infância foram marcados pelos eventos da Revolução Francesa. Em outubro de 1789 ele deixou o Palácio de Versalhes, onde tinha nascido e passado seus primeiros anos, para se mudar para o antigo Palácio das Tulherias, onde morou com sua família até agosto de 1792.
Depois da tentativa frustrada de evasão de Luís XVI de França e sua família, que ficou conhecida como a Fuga de Varennes, Luís Charles e sua família foram aprisionados na Prisão do Templo e a monarquia francesa foi oficialmente abolida, pondo fim a mais de mil anos de monarquia francesa contínua.
LOUIS CHARLES junto ao seu irmão mais velho no anime Rosa de Versalhes. |
Boatos diziam que o menino era filho do conde Fersen:
Os palacianos suspeitavam que Luís Carlos não fosse filho de Luís XVI, mas sim de Hans Axel Von Fersen (um aristocrata sueco) ou do Conde Artois (irmão do rei e futuro Carlos X), o qual o novo filho era muito parecido. No mangá Rosa de Versalhes, em uma determinada parte, Ikeda mostra que Antonieta é acusada de trair seu marido e inclusive chegam a mencionar que o principezinho não seria filho de Luís XVI, e sim de seu amante Hans Axel Von Fersen.
A morte do jovem príncipe:
O triste fim de LOUIS CHARLES. |
O pobre garoto era ameaçado com o mesmo instrumento que executara seus pais, e por isso sofria com desmaios que passaram a ser constantes. Após, humilhado e sofrer inúmeros maus tratos, jovem rei foi abandonado em uma cela e trancado na prisão e por seis meses, onde ele ficou praticamente sem o contato com ninguém. O terceiro filho de Maria Antonieta, acabou morrendo no dia 8 de junho de 1795, com apenas 10 anos, vítima provavelmente de tuberculose ou de escrófula (inflamação dos linfonodos cervicais de decorrente da tuberculose). Durante sua autópsia foi constatado uma desnutrição total, evidenciada pela sua magreza extrema, e seu coração foi retirado e conservado (o que é assunto para outro post). O corpo foi enterrado de forma discreta num jazigo simples no cemitério Sainte-Marguerite, em Paris. Em seu caixão foi pintado um “D”, simbolizando que ali estava o delfim da França. O herdeiro do trono agora seria o conde de Provença, tio de Luís XVII e irmão de Luís XVI, que em respeito ao sobrinho, adotou o título real de Luís XVIII quando assumiu o trono em 1814. Lembrando que isso não é do mangá de Ikeda e sim fatos históricos reais.
Maria Antonieta confessa que ama Fersen porem nunca traiu seu marido. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.