Letreiro com titúlo de postagens

sábado, 8 de julho de 2023

Comentando sobre a Importância da série Rosa de Versalhes e relembrando os inesquecíveis momentos da animação, na semana da Queda da Bastilha.

 

Olá, queridos amigos da Lady Oscar, Sejam Bem Vindos!





 

Estamos cada dia mais próximo do 14 de julho, uma data de extrema importância para os franceses e também para o mangá Rosa de Versalhes(ベルサイユのばら) de Riyoko Ikeda, que continua comemorando sues 50 anos.  Muito bem, aproveitando o mês de julho, hoje vim comentar um pouco mais sobre a importância da série, que tem como pano de fundo a revolução francesa e relembrar cinco momentos inesquecíveis do anime Rosa de Versalhes, que ficaram gravados na memória dos fãs.




Oscar François de Jarjayes, a protagonista do mangá A Rosa de Versalhes (Versailles no bara), é uma personagem fictícia criada por Riyoko Ikeda, que acabou tornando-se mais popular que a própria Maria Antonieta, e com certeza, o sucesso de imediato da série deve-se a ela, já que Oscar conquistou o coração dos leitores de Rosa de Versalhes. A obra Máxima, de Ikeda foi o primeiríssimo shoujo mangá (quadrinhos para meninas), criado no Japão e ficou famoso por mudar a imagem dessa demografia, que de Rosa de Versalhes, era vista com um certo desprezo diante do mercado editorial. Mas não foi apenas isso, Rosa de Versalhes, é uma das obras de maior importância no Japão, por quebrar esteriótipos de gênero e apresentar uma heroína revolucionaria que serviu de espelho para muitas meninas e mulheres nos anos 1970.


A Rosa de Versalhes, é ambientada antes e durante a revolução francesa, a série começou a ser publicada na revista Feminina Margaret entre 1972 a 1973. Um ano após o fim de sua serialização, a história de Lady Oscar, foi adaptada para o palco do teatro feminino Takarazuka Revue, que na época estava vivendo uma terrível fase de pouca audiência, estava com as contas atrasadas e praticamente quase falindo. A primeira montagem foi feita em 1974, e Rosa de Versalhes, foi o primeiro mangá adaptado para um musical na Takarazuka, em uma peça comemorativa dos 60 anos da Companhia. Muitos eram contra, a ideia de uma adaptação de um mangá para os palcos da Takarazuka e muitos fãs de Rosa de Versalhes, acreditavam que Oscar era perfeita de mais para ser interpretada por uma pessoa de carne e osso. E mesmo com algumas pessoas contra a ideia, em 29 de agosto de 1974, aconteceu a estreia de Rosa de Versalhes e foi um sucesso e imediato, havia longas filas para conseguir comprar os ingressos, o teatro estava lotado e sim, Rosa de Versalhes conseguiu no impossível, salvou o Takarazuka da Falência e graças a obra de Ikeda o teatro existe até hoje. Quem diria, que um mangá conseguiria mudar o destino de um teatro?

Uma das apresentações de Rosa de Versalhes na Takarazuka.


Após salvar o Takarazuka, Rosa de Versalhes ganhou uma adaptação para o cinema em um Live Action intitulado Lady Oscar em 1979, escrito e dirigido por Jacques Demy, com a trilha sonora foi composta por Michel Legrand e participação de Riyoko Ikeda no roteiro e escolha de atores e figurinos. O filme foi filmado no palácio de Versalhes com a total permissão do governo Frances. E no mesmo ano, poucos meses após o lançamento do filme, Rosa de Versalhes ganhou uma animação para TV que rendeu 40 episódios.



Essa animação no Japão, não fez o mesmo sucesso do mangá e das apresentações na Takarazuka, mas fez um enorme sucesso na Itália nos anos1980. Na Itália estreou com o título de Lady Oscar, nome derivado do título do filme. Com character design na primeira metade dede Shingo Araki e Michi Himeno o anime logo virou sensação entre as crianças e italianas, que não perdiam um episódio das aventuras da Espadachim, mais elegante que da França. Todo esse sucesso inesperado na Itália, fez com que quase todo material de Rosa de Versalhes fosse lançado por lá.




Rosa de Versalhes conta a história de Oscar François de Jarjayes, uma menina criada como homem, depois que seu pai, um coronel da corte da França, que desejava ardentemente um filho varão para dar continuidade a tradição militar da Família, recebe a notícia que seu sexto filho, é mais uma menina. Desapontado e sem nenhuma esperança em ter um filho homem, ele batizar sua caçula com um nome masculino, criá-la como um rapaz e fazer dela um soldado, para que um dia, Oscar se tornasse o maior general da França.

Aos quatorze anos, Oscar, já era um soldado e uma habilidosa espadachim, e conquista o cardo de honra, de capitã da guarda relal, dedicada à proteção da caprichosa Maria Antonieta, sozinha e desorientada destinada a se tornar a última rainha da França. A história destas duas mulheres, da procura da sua identidade, do amor, e felicidade é lebrada até hoje por momentos, inesquecível, gravados nas memórias daqueles que foram crianças nos anos 1980, então vamos agora relembrar alguns momentos inesquecíveis da série.


1- A derrota da vilã Jeanne Valois 


 

Jeanne de la Motte é uma menina muito pobre, mas com cede de riqueza. Ansiosa para viver uma vida confortável, se torna uma das piores vilãs de Rosa de Versalhes e a protagonista da famosa trama escândalo do colar. Jeanne é perigosa, ela mente dizendo ser íntima de Maria Antonieta, mente pertencer à nobreza, engana um homem da igreja, no caso o cardeal Rohan, Uma figura histórica real, que pertenceu a ma das famílias mais poderosas da França. Quer mais? Ela usa uma sósia de Antonieta em um de seus maléficos planos, furta cartas e como se não bastasse, termina roubando um caríssimo colar de diamantes, usando o nome da Rainha da França. Quer mais? Ela mente afirmando ser uma amante da rainha e acusa Lady Oscar de cometer a mesmo crime, diante de um, tribuna. O que é pior mesmo, é que ao ser descoberta, acaba se tornando uma pobre vítima aos olhos do povo da frança, descontentes com a monarquia. Mas o momento inesquecível, com certeza é a punição dessa vilã, ser presa e marcada com o "V" de voleuse. A cena é forte e está na memória de muitos fãs da animação.



2- Um matrimônio forçado.


Se Jeanne é uma grande vilã, a condessa de Polignac, para mim é ainda pior e mais cruel. Além de usar e abusar da inocência de Maria Antonieta, essa vilã  tentou matar Oscar em diversos momentos. Mas a pior coisa que Polignac já fez foi sem dúvida, tentar forçar sua filha caçula a pobre Charlotte, se casar com um homem mais velho o terrível o Duque de Guiche. Esse homem que quase casou-se com Chalrlotte, mas sabemos que esse casamento não acontece, já que a jovem tem um dos fins mais trágicos da série.


3 - Coração de Mulher:

 

Uma mulher bela, alta e escultural nobre, de origem misteriosa, apresenta-se na corte: ela é incrivelmente bela, elegante, mas sóbria, se comparada às outras mulheres, com seu vestido luxuoso, digno de uma princesa, e atrai a atenção do cobiçado Conde de Fersen, a quem ela concede uma dança. Sim, a jovem moça é Lady Oscar, que pela primeira e única vez abandona seu uniforme e chega ao baile em uma cena que me lembra demais Cinderela. Fersen dança com Oscar porem, el não a reconhece e, na verdade, comenta sobre sua semelhança com outra mulher que é "sua melhor amiga". E foram essas palavras que despedaçaram o coração de nossa heroína e a fizeram perceber que seu primeiro amor da adolescência não correspondia aos seus sentimentos. A Cena de Oscar chorando em frente a fonte do jardim, é inesquecível para os fãs da Rosa de Versalhes.



4- O beijo do principezinho:


Um dos momentos mais doces e tristes, ocorre no episódio 34, que marca a morte de Louis Joseph, Delfim da França o primeiro filho homem de Maria Antonieta e Louis XVI cujo nascimento trouxe muita alegria e esperança aos franceses. No anime a morte do príncipe é um pouco diferente do mangá de Riyoko Ikeda, porem doce e emocionante. Assim como no mangá, o jovem príncipe fala sobre reencarnação, sabendo que morrerá em breve, devido aos problemas de saúde. Ele então, declara seu doce, puro e inocente amor a comandante e lhe rouba um beijinho, lhe prometendo que em outra vida será forte e salvável e se casará com ela. É inesquecível? Sim, sem dúvida um momento linda guardado na memória dos fãs. Abaixo o episódio 34 do anime Lady Oscar em italiano, encontrado no YouTube. Lembrando que o vídeo não é meu, só estou compartilhando

 

5- A declaração de amor em Meio a revolução francesa:


Chegamos ao momento mais memorável da animação e também do mangá original, mas nesse post, comentarei sobre a cena do anime. A declaração de amor do casal mais amado de Rosa de Versalhes, na versão animada, que acontece em uma floresta que mais parece mágica e cercada de vaga-lumes, em meio da revolução francesa. Temos o primeiro beijo apaixonado do casal no anime, e a cena romântica entre eles, que é sem dúvida maravilhosa e inesquecível para nós os fãs de Lady Oscar.

Enfim, esse foi um post para comentar a importância da série de Riyoko Ikeda, que se tornou um culto no Japão e recordar algumas cenas que ficaram na memória dos fãs, principalmente dos italianos, pois acredito que esse post fará muitos viajarem no tempo de volta a infância.
Lembrando que no dia 14 de julho, teremos um post especial em 2 ou 3 partes e também o primeiro vídeo onde estarei comentando sobre Revolução francesa e também sobre a personagem Oscar. 


Espero que tenham gostado! Ainda hoje trago mais alguma coisa.

Um bom Final de Semana a todos vocês amigos da Lady Oscar.


ady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.

 


 





 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.