Letreiro com titúlo de postagens

quarta-feira, 5 de julho de 2023

NO CORAÇÃO NÃO SE MANDA! GERODELLE AMA LADY OSCAR? COMENTANDO UM VÍDEO FEITO POR UMA FÃ ITALIANA DE ROSA DE VERSALHES.

 

Olá, queridos amigos da Lady Oscar,Sejam Bem Vindos!

 
 

 
 
 
 
 
  Recentemente, comentei um vídeo de Simona Sau, uma grande fã de Lady Oscar, que comparava Os personagens, André Grandier de Rosa de Versalhes(ベルサイユのばら), com Terence de Candy Candy, para quem não leu e quiser dar uma olhada, clique aqui. Pois Bem, Hoje o YouTube me recomendou, outro vídeo de Simona, sobre o rapaz de Versalhes, favorito de Riyoko Ikeda, ou um dos favoritos e claro que estou me referindo ao conde de Gerodelle. Assisti ao vídeo e ele fala sobre o amor de Gerodelle, por Lady Oscar, claro que não correspondido porem existente no anime e mangá Rosa de Versalhes. Não resisti e abri esse post para comentar um pouco sobre esse personagem, um pouco esquecido pelos fãs, mas com muita importância para a série.
 
 
 
Para começar, Victor Clément Florian de Girodelle, é um personagem fictício criado por Riyoko Ikeda, com aparições pequenas tanto no mangá quanto anime, então pouco, se sabia sobre ele, até Ikeda trazer novos Gaidens que começaram a ser publicado em 2014. No mangá ele é um nobre aristocrata, muito bonito, esnobe, e bem convencido, gosto dele, porem me irrita quando ele humilha André, já que com nosso André não se mexe!  Entretanto, o favorito de Ikeda, tem um lado bonito e humano, ele acaba compreendendo que Lady Oscar é uma mulher de forte personalidade, criada como um soldado, sendo assim ela precisa viver livremente. Oscar nunca amou Gerodelle, porem existe um momento que considero lindo, que acontece bem no final do terceiro volume, onde a heroína, refletir sobre o amor.
 
  No mangá de Ikeda Girodelle que aparece só mais tarde na história, ao contrário do anime que o vemos já no primeiro episódio. Gerodelle de fato amava Oscar?  Sim, ele amava a comandante, porem não foi correspondido.
 

 
 Em determinada parte do mangá, o General Jarjayes, pai de Oscar coloca na cabeça e ideia que sua filha deve se casar, já que a intenção do velho General, é que Oscar tenha um filho homem, para continuar a tradição militar da família. Para isso precisa de um noivo e quem seria o noivo? Sabemos que não poderia ser André, já que o rapaz é um plebeu e Oscar uma moça da nobreza, o escolhido como possível noivo é Gerodelle. No terceiro volume do mangá Rosa de Versalhes, o general Jarjayes, resolve prepara um luxuoso baile com a intenção de apresentar Lady Oscar como possível noiva para os nobres, ele não polpa os gastos, e manda Oscar encomendar a melhor e mais luxuosa roupa. Como já era de se esperar, Oscar fica furiosa! Primeiro porque ela, foi criada como um homem, sempre viveu livremente e não sonhava em se casar e em segundo lugar nessa altura da história, Oscar já ama André, então, claro que não sairá casamento algum. A fim, de contrariar seu pai, Oscar encomenda a melhor e mais roupa e gasta muito em tudo que há de melhor e mais luxuoso, porem ao invés de um vestido, encomenda um elegante e caríssimo traje masculino.Essa para mim, sempre será uma das melhores e mais engraçadas cenas do mangá original, que infelizmente ficou de fora da animação, e espero que apareça no novo Movie da Rosa de Versalhes.
 



 
 
 
 E nessa parte do baile, Ikeda resolve brincar com as fãs da personagem Lady Oscar, ela desenhou algumas moças, segurando uma placa escrita "Oscar Club", o que torna a cena ainda mais cômica. Para mim, esse é  um dos momentos mais engraçados do terceiro volume, até existe no Live Action Lady Oscar de 1979, dirigido por Jacques Demy, porem é um pouco diferente e não tem a mesma graça do mangá de Ikeda, porem temos muito mais desse baile no filme do que no anime.
 
 
 


O que acontece de fato?  No mangá, Oscar chega ao baile vestindo o seu elegante traje masculino, flerta com as moças, que admiram e até brigam para dançar com ela, ofende os homens deixando todos lá presente chocados. E como se não fosse o suficiente, Oscar termina agradecendo, seu pai por ter lhe criado como um homem já que isso lhe deu total liberdade para escolher seu próprio destino. Claro que o general Jarjayes fica furioso, inclusive é engraçado ver suas expressões quando Oscar está dançando com as moças ao invés de Gerodelle, eles terminam brigados, porem o pai de Oscar acaba um pouco comovido no final dessa sequência, afinal ele a criou como Homem, deu a menina treinamento militar e do nada quer que ela se case com um noivo indesejado? Claro que ele estava errado.

 
 




Continuando, nesse vídeo Simona sau, analisa o personagem Gerodelle, esse lindo homem de cabelos longos e olhos verdes, um perfeito nobre militar  às vezes frio, mas nunca grosseiro. Um homem nobre, refinado, que se encanta por Oscar por sua bravura e beleza. No anime, inicialmente Gerodelle é um perfeito machista, já que ele concorre com Oscar pelo cargo de capitão da Guarda real de Maria Antonieta. Na versão animada, Oscar não tinha o mínimo interesse no cargo, afinal quem quer pajear uma garota da mesma idade?  Já Gerodelle tinha interesse no cargo, mas achava que venceria fácil uma mulher, sim, no primeiro episódio do anime, Gerodelle tem esse comportamento machista. Oscar não é fácil, mesmo sendo mulher é militar e orgulhosa, não quer que pensem que ela estava com medo de enfrentar seu oponente, então a heroína decide armar uma emboscada para Gerodelle e o desafia para um duelo em particular, onde o machista Gerodelle, que antes achava que derrotaria Oscar com facilidade termina espancado. A atitude rebelde de Oscar enfurece o General Jarjayes, mas o próprio Gerodelle, reconhece e bravura e as, habilidade de Oscar, e diz ao rei que não existe ninguém melhor para cuidar da proteção de Maria Antonieta.  Mas de qualquer forma, ele foi machista, já que não considerou o fato de uma mulher realizar um trabalho de um homem. Gerodelle, acreditava no início, que Oscar jamais teria a força e coragem de um homem, mas após enfrentar a heroína em um duelo fica surpreso e admirado com suas habilidade de espadachim. E foi exatamente isso que o fez desistir do cago de capitão da guarda real. Em minha opinião André é a sombra de Oscar e Gerodelle, um personagem que vive nas sombras, não o vemos muito, mas ele demonstra amar Oscar em diversas partes do mangá, ele respeita Oscar, é leal a ela e totalmente incapaz de machucar a mulher que ama.
 



 
Podemos perceber isso no quarto volume quando Oscar, O superior de Lady Oscar, o General Buiet, inimigo do general Jarjayes (pai de Oscar), ordena a nossa comandante que retire do prédio onde acontecia a assembleia, todos os representantes do terceiro estado e dispare fogo contra os deputados, porem Oscar se recusa a aceitar as ordens de seu superior já que o dever dela é proteger o local e não atirar nas pessoas. Ela vai presa, foge com a ajuda de André, e Gerodelle fica em seu lugar como comandante da guarda Francesa, e precisa obedece às ordens que ela se recusou.
 
Oscar chega a tempo de impedir Gerodelle que obedeça às ordens desse homem desprezível, e pergunta se Gerodelle teria coragem de erguer sua espada contra ela. O nobre Gerodelle diz que preferiria acabar morto na guilhotina a Derramar o sangue de Lady Oscar, um momento romântico que prova mais uma vez o amor desse personagem por nossa heroína. Temos um erro ou faz parte da Fantasia de Ikeda nessa sequência do manga? Guilhotina só foi utilizada pela primeira vez na França revolucionária, no ano de 1792, durante a Revolução Francesa. Mas como sabemos, Rosa de Versalhes costura a realidade com a ficção. Esse momento entre Oscar e Gerodelle, também existe no anime porem é um pouco diferente.
 

 Continuando, no anime Gerodelle é quem pede a mão de Oscar a seu pai, claro que ela também não aceita, mas tanto na versão original do mangá quanto na animação Gerodelle vai se apaixonar fortemente por ela. Mesmo não tendo seu amor correspondido, ele é um de família nobre, e um dos personagens mais centrados e coerentes da série. E acima de tudo, foi capa de amar, essa mulher nada convencional, que não usa vestido e espartilhos como as nobres mulheres do século XVIII, mas é valente, capaz de comandar uma tropa de homens e, ao mesmo tempo, fascina e encanta os rapazes. Gerodelle, não se manda, portanto, não se pode forçar aquela pessoa que amamos corresponder aos nosso, sentimentos. Porem no anime ele tenta, conforme exigido aos aristocratas da época ir pessoalmente à casa de Oscar e pedir a mão da moça para seu pai, talvez ele não desejasse mudá-la, mas sim, oferecer-lhe amor e uma vida feliz e tranquila, com afetos e doçuras, mas termina compreendendo que Oscar nasceu para ser livre. No mangá original de Ikeda, o personagem aparece só aparece mais tarde, porem como disse ele demonstra amar a protagonista.
 

 
 Em uma bonita cena do anime, Gerodelle, praticamente declara seu amor a Oscar durante um passeio a cavalos no por do sol, mas o coração de Oscar já pertence a André. Embora esse personagem possa parecer secundário, eu o considero um grande amigo de Oscar. Sem contar que ele é um dos personagens que Ikeda tem mais carinho. Gosto dele, porem fico com raiva quando ele humilha André, mas não poso negar que ele tem coragem, honestidade e cheio de sentimentos por Oscar, capaz de desobedecer às ordens de seu superior a pedido da heroína.



Gerodelle é a prova que não mandamos em nossos sentimentos, não escolhemos por quem iremos nos apaixonar e talvez não seremos correspondidos, porque no coração não se manda. O vídeo que inspirou o post é esse logo abaixo:
 


 
Finalizo com algumas cenas de Gerodelle e Oscar no anime e mangá Rosa de Versalhes.
 








 









Enfim, só lembrando que dia 14 d julho teremos um post especial e o primeiro vídeo do canal, onde falarei sobre a importância dessa data para os franceses e para o mangá Rosa de Versalhes, e comentarei sobre os personagens Oscar e André.

 

Espero que tenham gostado!



ady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.

 


 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.