Olá, queridos amigos da Lady Oscar, sejam Bem Vindos!
Últimos dias da a exposição dedicada aos 40 anos do anime Lady Oscar Rosa de Versalhes(ベルサイユのばら) na Itália. A amostra da minha querida amiga Elena Romanello, que foi aberta 8 de julho, ficará até domingo, dia 23. A exposição é uma verdadeira viagem no tempo para aqueles cresceram acompanhando diante de um TV as aventuras da elegante espadachim, francesa. A amostra, conta com painéis, comparando a realidade com a ficção, Fanarts, vendas e muito mais. Muito, bem, o site italiano,
Iltorinese, trouxe um pequeno artigo sobre essa maravilhosa amostra, então resolvi traduzir e comentar aqui no blog, segue a tradução, utilizei as mesmas imagens do artigo original e deixarei os comentários logo após o texto.
Lady Oscar em Turim (Artigo Traduzido).
Lady Oscar é, sem dúvida, um clássico que sobrevive com o tempo. Adaptação do mangá criado por Riyoko Ikeda em 1972, inspirado na biografia de Maria Antonieta escrita por Stefan Zweig, o desenho chegou à Itália em 1982 com o título de "Lady Oscar", transmitido pela Itália 1, naqueles anos uma forja mundial de talentos animados.
O título original da série foi transmitido pela primeira vez nas telas japonesas em 10 de outubro de 1979 foi "A Rosa
de Versalhes", e imediatamente desfrutou de enorme sucesso em todo o mundo. À heroína que fez gerações inteiras apaixonadas por intrigas, batalhas, danças famosas e os amores inevitáveis do Palácio de Versalhes é dedicada até domingo, 23 de julho, uma exposição com vinte obras de artistas de toda a Itália que interpretaram com suas técnicas pessoais e com tanta paixão o famoso anime e mangá Lady Oscar.
Tudo idealizado e coordenado por Antonella Bovino e uma verdadeira amante do gênero, Elena Romanello que desde de 2021 também cuida de um blog multimídia intitulado "40 anos e mais com Lady Oscar": "Sempre fui uma criativa com uma grande paixão, assim como por gatos, por todos os universos dos quadrinhos e pelo imaginário do fantástico e tudo o que é Lady Oscar".
A exposição pode ser visitada das 11h às 19h, no Hotel Adalesia, na via XX Settembre, 7.
Igino Macagno
Essa foi a tradução do pequeno artigo, sobre a amostra da Rosa de Versalhes organizada minha querida amiga Elena Romanello, o artigo original, encontra-se no link acima, as imagens todas são de lá, deixa aqui os devios créditos.
Muito bem, vamos aos comentários, que
Lady Oscar é uma heroína inesquecível, isso não se discute.
Essa personagem, nascida da imaginação de Riyoko Ikeda, fez gerações inteiras se apaixonarem por intrigas, batalhas, e amores do Palácio de Versalhes, sim, Oscar é sem sombra de dúvidas uma das personagens mais amadas de todos os tempos, principalmente para os italianos, meu pai sempre comenta sobre o que foi essa febre de Rosa de Versalhes, na Itália, segundo ele Lady Oscar era o assunto de quase todos na escola, não existia ninguém que não fosse apaixonado pela heroína.
Essa adaptação animada do mangá escrito por Riyoko Ikeda em 1972, que como sabemos teve forte inspiração na biografia da rainha Maria Antonieta do escritor austríaco de origem judaica, Stefan Zweig, difere um pouco do mangá, já que o primeiros capítulos do mangá de Ikeda, foca em Maria Antonieta, então temos muito pouco sobre a infância de Oscar, ela apenas aparece treinando com o pai. Já o anime, não, a história gira em torno de Lady Oscar, logo no início do anime, fica claro que ela é a protagonista, já que o primeiro episódio se Chama O destino da Rosa e essa rosa é Oscar. O anime Rosa de Versalhes - desembarcou na Itália em 1982 com o título de Lady Oscar. A série de Riyoko Ikeda, ganhou esse nome para sua divulgação na Europa graças ao filme
homônimo, dirigido por
Jacques Demy em 1979, lançado alguns meses antes do anime. Aliás, eu acredito que o filme influenciou u pouco o anime, já que muitas das ideias do filme foram utilizadas na animação. Esse anime, chegou a Itália com a canção tema de abertura cantada pelo grupo I cavalieri del re, e imediatamente teve enorme sucesso, tornando-se um dos desenhos animados mais amados de todos os tempos e ainda ele é amado e idolatrado na Itália mesmo após 40 anos. E por lá o mangá original, acaba por ser a segunda opção dos fãs, mesmo existindo mais de 7 ou 8 editoras que o tenham publicado, porque a paixão dos italianos é pela animação mesmo, por marcar a infância de todos que assim como meu pai, foram crianças nos anos 1980 e tinham Oscar como sue heroína.
No site de Elena Romanello, O ladyoscar40anni, que tem a mesma idade do meu, temos mais algumas fotos dessa amostra, inclusive, Elena recentemente postou as comemorações, que tivemos na exposição no dia 14 de julho, aniversário da queda da Bastilha e contou até com a participação dos atores do fã filem talino da Rosa de Versalhes, que, aliás estou devendo a resenha, ela está quase pronta, já era para ter entrado, porem há tantas coisas a fazer que a gente acaba demorando mais do que deve.
Finalizo com algumas imagens das celebrações do 14 de julho, na exposição, as imagens são do site de Elena, então recomendo que façam uma visita.As imagens são essas logo abaixo:
E por falar em 14 de julho vou buscar meu celular, no concerto e quem sabe consigo gravar um vídeo e postar aqui ainda hoje.
Espero que tenham gostado! Ainda hoje trago mais alguma coisa.
Um bom Final de Semana a todos vocês amigos da Lady Oscar.
ady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.