Letreiro com titúlo de postagens

quarta-feira, 26 de julho de 2023

Lady Oscar, um amor imortal na Itália: Comentando sobre a febre de Rosa de Versalhes nos 1980 e outro títulos do Shoujo ainda lembrados pelos italianos.

 

Olá, queridos amigos da Lady Oscar, sejam Bem Vindos!

 

 

Ontem uma seguidora do Facebook, a Regina, me perguntou, quais foram os Shoujo mais famosos na Itália?  acredito que essa seja a dúvida de muitos fãs de manga, então resolvi abrir esse post e comentar um pouco sobre a história  do Shoujo mangá e anime na Itália. E sem dúvida o mais famoso e amado pelos italianos  é o Clássico, A Rosa de Versalhes(ベルサイユのばら), então, trouxe algumas curiosidades sobre Lady Oscar na Itália, mas também citarei outros títulos da demografia Shoujo que fizeram um grande sucesso entre as crianças italianas.



 

  Para começar,   palavra Shoujo (少女漫画) significa meninas em japonês e são mangás destinado ao público feminino, adolescente e jovens, portanto seu público alvo são garotas de 10 a 18 anos. É uma das principais demografias de mangá ao lado de shonen, seinen e josei. E na Itália temos muitos shoujos que fizeram um enorme sucesso, como, por exemplo, Candy Candy, a Princesa e o Cavaleiro Heidi, que não é um shoujo, mas segundo meu pai, foi a primeira animação em série japonesa que chegou a Itália. Entretanto, nenhum anime Shoujo, causou um impacto como o de Lady Oscar, sim, esse é o nome que a famosa Série de Riyoko Ikeda ganhou na Europa.   A Série animada Lady Oscar foi exibida pela primeira vez na Itália, no canal, Itália 1 no dia primeiro março de 1982, e rapidamente tornou-se uma grande febre entre as crianças de todo o país. Por conta desse sucesso inesperado, quase todo o material de Rosa de Versalhes acabou sendo lançado por lá.


O mangá original de Lady Oscar, A Rosa de Versalhes de Riyoko Ikeda, também chegou à Itália, publicado nas páginas de Candy Candy. E uma curiosidade, que essas primeiras publicações eram coloridas. Lady Oscar se tornou tão popular e amada pelas crianças italianas, que mais tarde a editora Fabbri começou a publicar romances criados na Itália, que continuaram as aventuras da nossa loira favorita, claro que com total aprovação de Riyoko Ikeda, porque nada pode ser comercializado, sem devida permissão do autor.


 

 

Lady Oscar no Corriere dei Piccoli:

O Corriere dei Piccoli, que mais tarde mudou de nome e passou a ser chamado de Corrierino, foi uma revista semanal, voltada para crianças e publicada na Itália entre 1908 a 1995. Para quem não sabe, foi o primeiro periódico italiano a fazer uma publicação regular de histórias em quadrinhos. E Lady Oscar não poderia faltar, afinal ela era a heroína do momento entre meninas e meninos. Então, também existiram quadrinhos da nossa loira favorita, desenhados na Itália e publicados nas páginas do Corriere dei Piccoli: Claro que meu pai não perdia um, e acabou comprando todas as aventuras da Lady Oscar. E claro mais uma demonstração da febre causada por Rosa de Versalhes na Itália.


Censura:

Como o anime tinha como público crianças e adolescentes, porque Oscar era uma heroína diferente de tudo que já havia sido feito antes, ela é uma mulher militar, portanto agradava meninas e meninos. Por conta disso, diversas cenas do anime, acabou sendo censuradas, como, por exemplo, a cena da declaração de amor de Oscar para André na floresta dos Vaga-lumes, passou por inúmeros cortes, mesmo sendo algo puro. Tivemos também cenas bobinhas que foram censurada e eu nem se que entendi o motivo, como, por exemplo, quando a avó de André descobre que Oscar arriscou a vida participando de um duelo, e André não a impediu, a furiosa senhora bate no rapaz com uma concha de cozinha. Para mim é um momento cômico, mas também foi censurado. Recentemente tivemos o anime voltou a ser exibido nas manhãs de sábado na Itália e essa cena foi ao ar pela primeira vez ano no ano passado.


 
Canções temas de abertura na Itália


A canção tema de abertura do grupo musical italiano, I Cavalieri del Re colaborou de maneira fundamental para o sucesso do anime Rosa de Versalhes na Itália. A canção tema foi composta por Ricardo Zara e justamente essa canção acabou sendo o maior sucesso do grupo e alcançou sétimo lugar na parada de sucessos como single, sendo posteriormente incluída em um audiolivro especial, A História de Lady Oscar.

 



 
Alguns anos depois, em 1990, tivemos uma nova abertura para o anime Lady Oscar chamada Una spada per Lady Oscar, cantada primeiro por Enzo Draghi, depois por Cristina D'Avena, famosa por cantar diversas canções tema de abertura de animes na Itália. Entretanto, a primeira canção do I Cavalieri del é a mais famosa e querida pelos italianos até hoje.

 CURIOSIDADES:

A música-tema de Lady Oscar realmente teve um papel fundamental no sucesso do desenho animado na Itália, já que em sua estreia no Japão foi um fracasso! A série animada acabou não fazendo o mesmo sucesso do mangá e Takarazuka no Japão. Entretanto, alguns anos depois a Série ganhou um revival no Japão, graças a Saint Seiya (nossos Cavaleiros do Zodíaco), por conta do character design da primeira metade versão animada de Rosa de Versalhes, que contou em sua equipe de animação com dois grandes artistas, Shingo Araki e Michi Himeno. Os mesmos responsáveis pelo character design da animação da série de Massami Kurumada.

Uma salva de palmas, portanto, para Riccardo Zara e Os Cavaleiros do Rei, para Enzo Draghi e Cristina d'Avena que conseguiram deixar um marco na história dos desenhos animados na Itália. Lady Oscar hoje é uma memória, um pensamento, um sentimento que vai muito além da estrutura bidimensional em que é desenhado.

Um álbum de figurinhas de com um enorme Spolier:

 


Devido ao enorme sucesso a febre de Rosa de Versalhes na Itália, a Panini lançou nos anos 1980, o álbum de figurinhas do anime Lady Oscar, entretanto, esse álbum além das cenas do anime esse álbum trazia a história completa inclusive o final. Segundo meu pai, o álbum, o anime ainda estava sendo exibido na TV, então o Álbum deu um enorme Spolier na época.
 

Outros Shoujos que marcaram a infância das crianças italianas nos anos 1980:
 

O Shoujo de maior sucesso na Itália foi Rosa de Versalhes, porem também tivemos outros animes desse gênero, que fizeram grandes sucessos na Itália, como, por exemplo, Candy Candy que sem sombras de dúvidas fez um grande sucesso no país. Vale lembrar também, que Candy Candy foi o primeiro Shoujo, a desembarcar na Itália na forma de anime, seguido pela animação A princesa e O cavaleiro. São anime completamente diferentes,Candy Candy conta uma história dramática e sentimental, enquanto A princesa e o Cavaleiro é uma grande aventura do gênero capa e espada com o registro de ser o primeiro mangá Shoujo a se tornar um anime. Esses dois títulos também encantaram os italianos, mas segundo meu pai, nada se compara com o sucesso que Lady Oscar fez na Itália



Enfim, Rosa de Versalhes, é sem sombra de dúvida o Shoujo mais amado pelos italianos, porem os títulos que citei acima também fizeram um enorme sucesso por lá. Para fechar o post, é importante dizer que na Itália o anime Rosa de Versalhes ou Lady Oscar é mais amado que o próprio manga original, por marcar a infância de muito assim como meu pai que foram crianças e adolescente nos anos 1980. Finalizo com as canções temas de abertura italianas e  algumas imagens do anime Lady Oscar:

 


 

 

 




 

 











Espero que tenham gostado!


ady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.

 


 





 



 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.