Letreiro com titúlo de postagens

domingo, 1 de outubro de 2023

Lady Oscar de volta a TV: Comentando a influência da Rosa de Versalhes na Itália, moda, música e até propagandas.

 

Olá, queridos amigos da Lady Oscar,sejam Bem Vindos!
 


 
 
 
  E a animação da Rosa de Versalhes(ベルサイユのばら), mais conhecido como Lady Oscar, retornou hoje na TV aberta na Itália. Hoje foi ao ar os quatro primeiros episódios em uma versão nostálgica, com a primeira abertura italiana dos anos 1980, do grupo I Cavalieri del Re.Os italianos estão comemorando os 40 anos da primeira exibição de Lady Oscar, e para quem não sabe, esse foi o nome que a série de Ikeda, recebeu na Europa, devido ao título do live Action de 1979, dirigido por Jacques Demy, então eu acho que o motivo do retorno do anime a TV seja comemorativo. E aproveitando à volta do anime na TV italiana, resolvi abrir esse post comentando um pouco da Influência da Rosa de Versalhes na Itália.
 
 

Pois bem, antes de tudo, devo pontuar que a animação na Itália ainda hoje é mais importante e mais amada pelos italianos, do que o próprio mangá. Aliás, a obra máxima de Ikeda, só ficou conhecida por lá devido ao sucesso estrondoso do anime. As crianças e adolescentes dos anos 1980, se encantaram com Lady Oscar, a Espadachim, mais elegante da França. A Heroína de Riyoko, Ikeda, conquistou o coração das meninas e meninos de todas as, idade, fazendo com que até os pais dessas crianças, passaram a acompanhar as aventuras da jovem comandante junto aos seus filhos. 
 


 

Na Itália, a cada evento de quadrinhos, Lady Oscar é homenageada, inclusive até encontros de cosplayer da Rosa de Versalhes, é feito anualmente. Recentemente a Yamato vídeos, está organizando exposições festivas, dedicadas aos 40 anos da animação na Itália. Essas exposições, estão percorrendo cada canto da Itália, já passou por por Milão, Cremona , Bréscia  BergamoBozano e não deve parar por ai.





Além de ser um anime, amado, Lady Oscar teve uma grande influência na Itália, como, por exemplo, na moda, música e até mesmo em comerciais, como no caso, tivemos certa vez lá para 2018 o lançamento de um perfume italiano, chamada  Dange-Rose da Blumarine, e a propaganda para sua divulgação foi inspirada em Rosa de Versalhes, deixo abaixo o vídeo, para quem não conhece.
 

 

Alguns anos antes, em 2016, Elisabetta Franchi uma famosa estilista italiana, dedicou uma belíssima coleção de moda inspirada no uniforme militar de Oscar François de Jarjayes, nossa querida Lady Oscar.
 




Ano passado 2022, a grife Max & co fez uma parceria com Riyoko Ikeda e lançaram na Itália uma coleção inteira de roupas e acessórios dedicada a Lady Oscar. O lançamento gerou uma nova febre em todo o país, até mesmo as paredes da estação Duomo foram decoradas com as cenas da animação de Rosa de Versalhes.
 



 
E esse ano, tivemos uma nova coleção de moda dedicada a Lady Oscar, trata-se de uma nova colaboração entre a grife italiana Zuiki e Riyoko Ikeda, autora da série Rosa de Versalhes. Cheguei a comentar aqui, sobre essa nova coleção. Foram lançadas camisetas e moletons com estampa da nossa querida comandante, inclusive consegui adquirir o moletom e duas camisetas. ^^
 

Enfim, Rosa de Versalhes é um verdadeiro amor entre os italianos, graças a animação, que marcou uma geração inteira nos anos 1980. O anime é maravilhoso, com cenas memoráveis, lindos traços de Shingo Araki e Michi Himeno na primeira metade do anime. Existem partes do anime que até são melhores que o mangá e a trilha sonora é maravilhosa. As canções italianas também não ficam atrás, todas são belíssimas. Outra coisa, algumas pessoas vieram me perguntar se o anime Lady Oscar é machista? E não ele não é machista! Pelo menos não para mim, então recomendo que assistam e depois tirem suas próprias conclusões,  ao invés de serem influenciados por comentários dos outros porque  a opinião de ninguém é igual, e opinião não significa verdade, ok? Opinião é pessoal e cada um tem a sua, portanto opinião de ninguém é unânime. Aliás, nunca li Ikeda dizendo que o anime é machista. Como eu disse, foi apenas a opinião de alguns fãs que não entendem que a animação é uma adaptação e nem sempre seguirá a obra original. Rosa de Versalhes de Ikeda é uma obra feminista, e a adaptação do anime, chega a ser, sim, bem próxima ao mangá, só temos mesmo algumas pequenas diferenças, como Oscar que no mangá, começa a despertar o interesse por revolução francesa e na animação quem desperta esse interesse é André. Se para alguns isso é machismo, para mim não é. Como eu disse é uma adaptação e sim é normal algumas mudanças. A cena que Oscar se declara a André as vésperas da revolução Francesa, é bem diferente na animação, porem é linda, romântica e mágica, vale muito a pena assistir cada episódio.
 



Enfim, sou filha de um fã italiano raiz, de Lady Oscar, meu pai quem me apresentou a esse universo maravilhoso, por tanto assim como Ikeda disse em entrevista, Rosa de Versalhes é um amor passado de geração e esse foi o meu caso.





Espero que tenham gostado desse meu artigo.



Um ótimo domingo e uma linda semana para todos vocês, amigos da Lady Oscar.


ady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.

 


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.