Olá, queridos amigos da Lady Oscar, Sejam Bem Vindos!
Recentemente, encontrei a venda na Amazon, o livro Il mondo di Lady Oscar (O mundo de Lady Oscar) de autoria da minha querida Elena Romanello, uma pessoa que respeito e admiro pelo amor e dedicação a Rosa de Versalhes (ベルサイユのばら). Confesso que não tinha esse livro, ele é mais antigo, foi publicado em 2015, então não resiste, compre, e hoje trouxe uma pequena resenha, sobre esse belíssimo ensaio, escrito por uma grande fã italiana de Lady Oscar
Il mondo di Lady Oscar, foi publicado em maio de 2015, pela editora italiana veneziana Anguana, que para quem não sabe, é uma editora especializadíssima em publicações de romances femininos, fantasia, etc. A autora Elena Romanello, além de escritora, é uma grande fã da série de Ikeda, por esse e outros motivos admiro seu trabalho e me identifico com ele, já que nós duas carrega Oscar em nossos corações. E nesse livro, que, na verdade, é um ensaio, Elena examina, de maneira profunda, o clássico, Versailles no Bara (ベルサイユのばら, Berusaiyu no Bara) ou Rosa de Versalhes, também conhecido como Lady Oscar, o clássico shoujo mangá de Riyoko Ikeda de 1972, sem esquecer, é claro de mencionar a animação de 1979, que se tornou um dos animes mais amados de todos os tempos, na Itália e continua, encantando a nova geração a cada reprise, mesmo após quarenta anos da primeira exibição na TV.
E nesse livro, Elena não fala sobre a nostalgia, daqueles que cresceram assistindo Lady Oscar pela TV, mas fala sobre o universo de Rosa de Versalhes, ou seja, tudo que é, relacionado com a personagem revolucionária criada por Ikeda em sua juventude. A autora, fala do mangá, a animação, cosplay, a fandom, Revolução francesa, e claro o protagonismo feminino. Claro, como sabemos, Lady Oscar é uma personagem, importantíssima, é uma mulher fazendo o trabalho de um homem e que inspirou e ainda inspira meninas de todas as idades. Quando comprei o livro, achei que esse era o primeiro ensaio de Elena Romanello, sobre Rosa de Versalhes, mas descobri, que não, Elena, já havia escrito um ensaio sobre a série de Ikeda e se chamava O Mito de Lady Oscar, então, assim que tiver com esse primeiro ensaio em mãos, prometo trazer uma resenha dele.
Continuando, a autora, comenta, sobre Rosa de Versalhes, analisando todos os aspectos, começando é claro pelo Mangá original, de Riyoko Ikeda, o primeiro Shoujo mangá histórico lançado no Japão. Então ela comenta um pouco sobre o fenômeno japonês, a importância de série na história dos quadrinhos femininos. E claro, que a animação Lady Oscar, não poderia faltar, Elena fala sobre o anime de 1979, e comenta sobre o mestre, Osamu Tezuka, de quem a própria Ikeda, se inspirou. Para quem não sabe, Lady Oscar é baseado nas atrizes que interpretam papéis masculinos na Revue Takarazuka e na Princesa Sapphire, protagonista da série A Princesa e o Cavaleiro (リボンの騎士, Ribon no Kishi) um mangá e anime de Osamu Tezuka, Ikeda em entrevista já disse ser fã dessa obra, então Sapphire, serviu de inspiração para Ikeda criar sua própria heroína.
Temos também um pouco sobre as adaptações para o musical na Takarazuka Revue, Sobre impacto que o anime causou na Itália, e o grande sucesso que é Rosa de Versalhes, no mundo todo. Outra coisa interessante nesse livro, é que Elena faz uma espécie de tributo a Shingo Araki e isso foi algo que achei lindo! Obrigada Elena! ^^
E claro que a autora não poderia esquecer, de mencionar os fãs italianos, os produtos relacionados a lady Oscar, lançados na Itália ao longo dos anos e os cosplayers. Outra coisa, que não posso deixar de acrescentar na resenha, nesse livro, Elena comenta também sobre a importância da representatividade feminina nos quadrinhos! Além de Oscar, ela cita outras personagens femininas de mangás e animes, porem não somente em Shoujo mangá.
Para quem não sabe, Elena Romanello, tem um belíssimo site que assim como essa fala sobre Lady Oscar, então recomendo que visitem o site dela Lady Oscar40 Anni. Recentemente ela lançou um novo livro, então assim que conseguir ler, prometo que também trarei uma resenha para cá. Parabéns Elena e obrigada por se dedicar a Rosa de Versalhes! Finalizando mesmo com algumas imagens da nossa heroína Lady Oscar:
Espero que tenham gostado!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.