Letreiro com titúlo de postagens

terça-feira, 24 de outubro de 2023

Rosalie Lamorlière e Bernard Chatelet foram feitos um para o outro? Comentando sobre um casal coadjuvante de Rosa de Versalhes.

Olá, queridos amigos da Lady Oscar, sejam Bem Vindos!

 


 

No dia 12 de outubro, fiz a tradução de um artigo do site, Futaman Futabanet, de um autor(a) que assina como Dekai pengin (Grande Pinguim), e nesse artigo a autora, comentava de alguns casais de personagens coadjuvantes dos clássicos shoujos mangás da década de 1970, incluindo Rosalie Lamorlière e Bernard Chatelet da Rosa de Versalhes  (ベルサイユのばら). Bernard, como sabemos, foi o Cavaleiro Negro e o responsável por ferir André provocando sua cegueira. Também cheguei abrir um segundo post, comentando esse artigo, então para quem tiver interesse de ler, os Links estão logo acima.Tendo como ponto de partida o texto do autor(a), Dekai pengin, hoje comentarei apenas sobre Rosalie Lamorlière e Bernard Chatelet, que para mim foram feitos um para o outro, já que ambos detestam a nobreza.
 

 

O autor(a), falava o seguinte sobre Rosa de Versalhes: Serializado na "Weekly Margaret" (Shueisha) de 1972, obra-prima de Riyoko Ikeda "Rosa de Versalhes, Mas nasce um casal coadjuvante. Rosalie La Molière, uma jovem que perdeu a mãe em um acidente, recebe o apoio e dedicação de Oscar após ser acolhida pela família Jarjayes. Com o tempo, desenvolveram afetos semelhantes aos sentimentos românticos, mas nunca se realizaram. Enquanto isso, Rosalie conhece Bernard Châtelet, que odeia aristocratas e se transforma em um "cavaleiro negro" e rouba de nobres. Rosalie atira e fere Bernard para proteger Oscar, mas ela acaba cuidando dele, descobrindo que suas circunstâncias são semelhantes e que eles têm sentimentos complicados sobre a nobreza, e eles se tornam atraídos por ele. No final, Rosalie aceita a confissão de Bernard, perguntando: "Posso ter o seu amor...?" Oscar observou gentilmente pela fresta da porta enquanto os dois se beijavam. No início, Rosalie mostrou que realmente amava Oscar. Talvez houvesse uma luta para aceitá-lo. Foi impressionante ver como Rosalie estava realmente aliviada por sua união com Bernard, mas depois disso, Oscar deixou a Guarda Imperial e avançou para a Revolução Francesa com base em suas próprias convicções.

Texto de Dekai pengin 

 

 
O autor(a) diz que Oscar se sentiu aliviada ao ver que Rosalie, se apaixonado por Bernard, sim, com certeza ela ficou, já que Oscar tinha Rosalie como sua irmãzinha, fez tudo que estava dentro de suas possibilidades, para dar a essa menina uma boa educação e um futuro melhor. Porem, toda essa dedicação de Oscar por Rosalie, fez a menina, sentir uma grande admiração por nossa heroína, e por conta disso alguns fãs acreditam que Rosalie nunca amou de fato Bernard! Para mim, os dois realmente se apaixonam e constroem uma linda história de amor juntos e formam um lindo casal!
Portanto, acredito que Oscar, tenha ficado de fato feliz, em ver que aquela menina que viveu em sua casa por tanto tempo havia finalmente encontrado o verdadeiro amor. Existem fãs que não gostam desse casal, ok é opinião, mas dizer que Rosalie só aceitou o amor de Bernard, por não poder ficar com Oscar, isso já é demais! Basta reler Rosa de Versalhes para entender melhor esse casal coadjuvante, e perceber que eles são sim muito iguais e combinam perfeitamente juntos. Como disse o autor Dekai pengin, é preciso prestar mais atenção nas histórias românticas dos personagens coadjuvantes, pois suas histórias amorosas geralmente não recebem muita atenção dos leitores. Então, sem mais delongas, analisarei esse casal que tiveram um lindo final feliz juntos. 





Começando por Rosalie, que para quem não sabe, foi inspirada em uma figura histórica real, Rosalie Lamorlière, que foi uma empregada doméstica francesa e a última serva de Maria Antonieta, enquanto a ex-rainha estava presa na Conciergerie – aguardando seu julgamento e execução e de fato ela ficou ao lado de Antonieta, até o final. Algo que Ikeda, fez questão de mostrar em Rosa de Versalhes:



Em Rosa de Versalhes, Riyoko Ikeda, criou uma personagem, muito bonita, doce, ingênua e bastante sofrida. Logo no início da história, quando a doce Rosalie aparece pela primeira vez, percebe-se que ela é de origens humildes, morava com a mãe e a irmã, essa família passava por grandes dificuldades para se alimentar e a mãe de Rosalie era uma mulher doente. Jeanne Valois de la Motte era ambiciosa, detestava a pobreza, então ela decide fugir de casa para tentar uma vida melhor. Rosalie, arruma um emprego, para ajudar sua mãe doente, porem Quando ela voltava para casa para informar sua, mãe ela se depara com um acidente horrível, uma carruagem que transportava uma mulher da nobreza atropela sua mãe Nicole que já estava fraca e doente.




E essa nobre que estava a bordo da carruagem não prestou socorro e deixada para Nicole gravemente ferida ao lado de Rosalie. E nesse momento, que acontece a revelação, Nicole diz a Rosalie que ela não era realmente sua mãe biológica e que a verdadeira mãe de Rosalie era uma mulher nobre. A partir desse momento, é que surge o ódio e o desprezo de Rosalie pela nobreza. Rosalie jurou que se vingaria dessa nobre que estava na carruagem que matou sua mãe. Ela, inclusive, tentou atacar a mãe de Oscar, Lady Jarjayes, porque pensava que a era a nobre mulher que estava na carruagem por usar um vestido semelhante, mas Oscar impede Rosalie antes que qualquer dano aconteça.


 Lady Oscar, tem um bom coração, ao invés de punir essa menina, a jovem coronel, decide ajudá-la, então ela leva a menina para viver em sua casa, como se fosse da família, ensina a Rosalie a arte da esgrima, boas maneiras, história e outras habilidades da corte. E Rosalie vendo toda essa gentileza, carinho e dedicação, começa admirar Oscar até demais. Oscar, só amou dois rapazes ao longo da História, Fersen, seu amor na adolescência e André seu verdadeiro amor, descoberto apenas no final da série. Para a jovem coronel, Rosalie era uma irmãzinha, Oscar é uma personagem Hétero, que termina com André, um rapaz maravilhoso! ^^






Só mais tarde, Rosalie conta a Oscar sobre Martine Gabrielle. Em uma festa, a garota reconhece a Duquesa de Polignac, a mulher que atropelou sua mãe adotiva e tenta atacá-la, mas Oscar a impede e diz que matá-la não trará sua mãe de volta, e se ela a matasse, ela seria executada. Mais tarde, a verdade foi revelada, a pessoa que atropelou Nicole, era a Condessa de Polignac e a verdadeira mãe de Rosalie.  Então se a menina, já tinha motivos para odiar a nobreza, essa revelação trouxe ainda mais problemas para ela, já que Rosalie vivia na casa de Oscar, com a família Jarjayes e estava finalmente feliz, porem essa felicidade termina.

 

 


Duquesa de Polignac vai à Mansão de Jarjayes e diz a Rosalie que se ela não fosse com ela, contaria às autoridades que Oscar era a protetora da irmã de Jeanne de Valois-Saint-Rémy, o mentor do "Caso do Colar de Diamantes". Rosalie, quer proteger Oscar, então decide deixar a mansão dos Jarjayes.  Porem Rosalie logo percebe que as intenções da Duquesa de Polignac eram casá-la com o Duque de Guiche, ex-noivo de Charlotte, sua irmã, que acabou tendo um dos piores finais na série. E Rosalie então foge, mais tarde reencontra Oscar que havia sido ferida, e mais tarde, termina casada com Bernard Chatelet.


Bernard, assim como Rosalie detestava a nobreza. O rapaz que assumia a identidade de Cavaleiro negro, uma mistura de Zorro com Hobin Hood, roubava dos ricos e dava aos pobres. Mas quem só conhece sua identidade são Oscar, André, Rosalie e Robespierre. Depois de uma série de confusões e tentativas de Oscar para capturá-lo, Bernard acaba ferido pela garota e, é levado para a propriedade de Jarjayes para se recuperar, onde conhece Rosalie melhor.  Eles não se conheciam direito, Rosalie começa a cuidar do rapaz, e percebemos que ele sentia falta de sua mãe, e Bernanrd, começa a notar que Rosalie é muito parecida fisicamente com sua falecida mãe. Já Rosalie, começa a conhecer e entender melhor aquele rapaz antes visto como um vilão. E dai os dois começam a se aproximar, ele e elogia sua aparência, a compara com sua mãe, começa a achar Rosalie uma menina bonita e gentil, e tudo indicando que estava realmente está apaixonando por Rosalie e ela começa a retribuir seus sentimentos. Ou seja, não foi porque ela tinha admiração por Oscar e sabendo que nunca poderia ficar com ela, que Rosalie corresponde aos sentimentos de Bernard de forma alguma! Eles começam se aproximar e reciprocamente e se apaixonam, foi isso que Ikeda, tentou mostrar aos leitores.


Mais tarde, André se reencontra com Bernard e Rosalie, que após escapar da mãe biológica, se reencontra com Bernard, eles iniciam um relacionamento amoroso e os dois acabam se casando.
No mangá tem uma parte que Oscar visita Bernard e Rosalie e a menina recebe Oscar com um grande abraço e até deixa Bernard meio enciumado. Porem, Ikeda deixa claro, que Rosalie e Bernard estão casados e felizes. Assim como Oscar teve sentimentos não correspondidos por Fersen na adolescência, mas encontra o amor verdadeiro em André, o mesmo acontece com Rosalie, ela descobre que seu verdadeiro amor é Bernard. Os dois não combinam? Sim, combinam e muito, os dois, sofreram com a miséria e a pobreza, desejavam justiça e vingança contra os nobres, perderam suas mães e ao se conhecerem melhor, conseguem entender os motivos que os levaram a detestar a nobreza. Ikeda, é um gênio, ela escreveu Rosa de Versalhes com total perfeição, então não, a dúvidas, Rosalie e Bernard foram feitos um para o outro! E quem realmente ama Rosa de Versalhes é capaz de perceber isso.


Enfim, para entender melhor leia a minha tradução e os comentários do artigo original, Futaman Futabanet, e e tirem suas próprias conclusões. Finalizo com algumas imagens de Rosalie e Bernard:

 



















Espero que tenham gostado!

ady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.

 


 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.