Letreiro com titúlo de postagens

quinta-feira, 19 de outubro de 2023

Feliz aniversário, Victor Clement de Gerodelle!!!🎂🎈 Os japoneses estão comemorando o aniversário de um dos personagens favoritos de Riyoko Ikeda.

 

Olá, queridos amigos da Lady Oscar,Sejam Bem Vindos!

 
 

 
 
 

  Hoje é 19 de outubro e  no grupo japonês sobre Lady Oscar que participo no Facebook, Berusaiyu no Bara Doukoukai, os fãs estão comemorando o aniversário de Victor Clement de Gerodelle, um dos personagens de Rosa de Versalhes(ベルサイユのばら), favoritos da autora Riyoko Ikeda. Remexendo na coleção encontrei um Artbook de 2003, provavelmente comprado em sebo, que confirma a data, portanto, se o nobre Gerodelle tivesse realmente existido, hoje estaria completando 267 anos, parabéns Gerodelle!!! 🎂🎈 Em comemoração ao aniversário do personagem, hoje decidi fazer um post, especialmente dedicado ao jovem conde, que para mim é a perfeita representação do cavalheirismo e nobreza do século XVIII.  Pois bem, comentarei sobre o personagem no anime, mangá e live Action, sem mais delongas vamos, ao texto.

 
 
Gerodelle, é um dos personagens coadjuvantes de Rosa de Versalhes, porem, desempenha um papel importante. Ikeda sempre demonstrou um certo carinho por Gerodelle, por esse motivo, estranhei muito, que ela tenha dito em uma entrevista recente, que prefere o rei Luís XIV. No primeiro episódio do anime Rosa de Versalhes, Gerodelle, aparece como um concorrente ao cardo de capitão da guarda de maria Antonieta, e teria que duelar com sua oponente Lady Oscar, a bela moça criada como um homem, que também era uma forte candidata ao cargo. Só lembrando, que isso é algo exclusivo do anime e não existe no mangá original.  Continuando, Oscar não tinha interesse algum no cardo, porem mesmo sendo mulher, era uma militar orgulhosa e não queria que todos pensassem que ela havia desistido por medo. Gerodelle, por sua vez, é um nobre, um tanto machista, ele acredita que será fácil derrotar uma mulher em um duelo de espadas, só que não foi bem assim.
 

Afim, de provar sua coragem, Oscar, decide duelar em particular com o jovem Conde de Girodelle, seu oponente, a quem deveria enfrentar diante de toda a corte. O duelo acontece na presença apenas do pajem do rapaz e o pobre Gerodelle é espancado.
 


Quando o pajem do Conde chega ao local onde seria realizado o duelo, ele informa sua majestade do Oscar armou uma emboscada a Gerodelle e isso enfurece o General Jarjayes.  Devido a sua rebeldia, Oscar corre o risco de não poder mais entrar na guarda real, porem, o rei, Luís XV, a decide que esse cargo deve ser ocupado por ela. Na verdade, foi o próprio Gerodelle quem a indicou como a pessoa mais adequada para a proteção de Antonieta. Oscar, então, decide aceitar a tarefa e vestir o uniforme militar. 



No anime tenho a impressão que ele ficou um tanto chateado por perder para Oscar que é uma mulher, Oscar se torna a capitão da guarda real quando ele é quem tinha interesse no cargo e o fato de Oscar ser uma mulher agravou a situação porque naquela época as mulheres não deviam ter qualquer autoridade ou cargos que tradicionalmente pertenciam aos homens.
 
 
 
Após ter o coração partido por Hans Axel Von Fersen e de ter abandonado a Guarda Real, o General de Jarjayes escolhe Girodelle para se tornasse o noivo arranjado de Oscar, como forma errada de permitir que Oscar se tornasse finalmente uma mulher. Na verdade, a intenção do velho general era que Oscar lhe desses herdeiros e Gerodelle, foi sua escolha afinal é nobre aristocrático, militar e belo, um perfeito Cavalheiro. O general Jarjayes tinha sim, em mente que Oscar amava Andé porem não aceitava. 
 
 
 
Victor Gerodelle, concordou porque estava realmente apaixonado por Oscar e jurou estar ao seu lado, independentemente de ela ter assumido a posição militar como mulher. Então, o pai de Oscar, no mangá, decide fazer um grande e luxuoso baile para apresentar sua filha mais caçula a como uma possível noiva diante a sociedade. Ele quer gasta muito, pede a Oscar que mande fazer a melhor e mais luxuosa roupa para ocasião. Ela de fato encomenda uma elegante e caríssima roupa, porem masculina. Oscar, dança e flerta com as moças da corte, apenas para provocar seu pai e afastar Gerodelle. Nessa altura ela já ama André, um rapaz pobre de origens humildes, a quem seu pai jamais aceitaria como um partido. Bem, nem preciso dizer, que não sai casamento algum. E o coitado fica destroçado, mas sabe que Oscar nunca o escolheria e aceita humildemente a sua derrota. Essa cena, para mim, é uma das melhores do mangá, infelizmente não existe na animação, mas temos, no Live action, claro que sem a mesma graça do original. Em minha opinião, André se André é a sombra de Oscar e Gerodelle, um personagem que vive nas sombras. Percebe-se que não o vemos muito, mas ele demonstra amar Oscar em diversas partes do mangá, e anime. Embora, parecesse machista, ele respeita e admira a coragem e força de Lady Oscar. Já fiz um post aqui no blog, mostrando as diferenças entre mangá e live action do baile de noivado de Lady Oscar, para quem quiser ler clique aqui.
 

 

Podemos perceber todo o amor que Gerodelle tem por nossa heroína no quarto volume quando Oscar, o superior de Lady Oscar, o General Buiet, inimigo do general Jarjayes (pai de Oscar), ordena a nossa comandante que retire do prédio onde acontecia a assembleia, todos os representantes do terceiro estado e dispare fogo contra os deputados, porem Oscar se recusa a aceitar as ordens de seu superior pois o dever dela é proteger o local e não atirar nas pessoas. E por isso ela termina presa, foge com a ajuda de André, e Gerodelle fica em seu lugar como comandante da guarda Francesa, e precisa obedece às ordens que ela se recusou.
 
Oscar chega a tempo de impedir Gerodelle que obedeça às ordens desse homem desprezível, e pergunta se Gerodelle teria coragem de erguer sua espada contra ela. O nobre conde diz que preferiria acabar morto na guilhotina a Derramar o sangue de Lady Oscar, um momento romântico que prova mais uma vez o amor desse personagem por nossa heroína. Quer uma declaração de amor mais romântica que essa ? Sabemos que ele nunca teria chance, Oscar amava André, são lindos os momentos em que Gerodelle, demonstra amar nossa comandante. Essa cena entre Oscar e Gerodelle, também existe no anime porem é um pouco diferente.
 

Tanto na versão original do mangá de Ikeda quanto na animação, Gerodelle se apaixonar fortemente por Lady Oscar. Mesmo não tendo seu amor correspondido, ele é um nobre de uma importante família e um dos personagens mais educados, finos, centrados e coerentes da série. Gosto muito dele, porem detesto uma determinada parte do mangá onde ele humilha André, porque com o nosso André não se mexe!
 

 
Ele ama Oscar de verdade, mesmo ela sendo uma mulher nada convencional, militar, de personalidade forte, fazendo o trabalho de um Homem, escondendo seu belo corpo debaixo de um uniforme, como Fersen menciona no anime, mas que fascina e encanta os rapazes. Na verdade, todos os rapazes em Rosa de Versalhes se apaixonaram por ela, menos Fersen se quem ela gostava logo no início da série. Mas é aquela coisa, no coração não se manda, portanto, não se pode forçar aquela pessoa que amamos corresponder aos nosso, sentimentos Gerodelle sabe bem disso e acaba desistindo desse amor, pois também percebe que Oscar deve ser livre.

 
 
 
   Não poderia jamais finalizar esse post, sem ao menos lembrar de uma bonita cena do anime, onde Gerodelle, praticamente declara seu amor a Oscar durante um passeio a cavalos no por do sol, infelizmente ela não corresponde aos sentimentos do jovem conde. Oscar só amou dois homens em sua vida, Fersen sua paixão na adolescência e André seu amor verdadeiro. Com Gerodelle, foi só amizade. Como disse, ele é um personagem secundário, mas que protagoniza alguns momentos importantes, sempre demonstrando seu grande amor por nossa heroína.

 
 

Gerodelle, no live action Lady Oscar de 1979:


Temos aqui uma versão completamente diferente do personagem crido por Ikeda. Tanto na animação quanto no mangá, original, Gerodelle é um rapaz nobre, educado, um perfeito cavalheiro que realmente está apaixonado por Lady Oscar. Mas, no filme Live Action,uma produção franco-japonês de 1979, escrito e realizado por Jacques Demy, temos um Gerodelle, descarado, que deseja casar com Oscar, mas se comporta de maneiras absurdas, porem engraçadíssimas. Falarei mais sobre essa versão inconveniente de Gerodelle, quando eu resenhar o Filme Live action. Mas adianto, que ele tem uma conduta maluca, desenvergonhado, que foge totalmente do personagem criado por Ikeda.

 
 
Enfim, só lembrei do aniversário de Gerodelle, nosso libriano favorito graças as postagens em grupos parabenizando o personagem, no twitter, também encontrei algumas. Deixo abaixo a postagem original do grupo:

 
 
Talvez hoje mesmo traga a segunda parte e um vídeo em comemoração ao aniversário do personagem. Finalizo com algumas imagens do nosso aniversariante:
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Espero que tenham gostado!



ady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.

 


 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.