Letreiro com titúlo de postagens

sábado, 13 de julho de 2024

André Grandier 13 de julho de 1789: "Nossa felicidade apenas começou".

 

Olá, queridos amigos da Lady Oscar, sejam Bem Vindos!

 


Chegou o dia 13 de julho, o estopim da Revolução e dias turbulentos são os dias mais complicados para a narratologia de Rosa de Versalhes, mas também não podemos esquecer que "Tempestade da Bastilha" foi um dos mais importantes acontecimentos históricos e que amanhã é feriado nacional na França. Mas, hoje, é uma data para lembrarmos de André Grandier, o amigo de Oscar e neto de sua babá, que passou toda a infância ao lado da heroína em perfeita harmonia e que juntos aprenderam as artes da esgrima e equitação ainda crianças. Diferente de Fersen, realmente existiu nosso André, é um personagem fictício, mas que mexeu com nossa imaginação. Em Rosa de Versalhes, no dia 13 de julho de 1789, André Grandier, que decidiu lutar na revolução francesa ao lado de Oscar, é gravemente ferido por um soldado da guarda real, no dia seguinte a sua declaração de amor, onde ele teve a sorte de compartilhar uma única noite romântica com a mulher que sempre amou. Como esquecer a cena do anime, o por do sol de 13 de julho de 1789 e as lágrimas desesperadas de nossa heroína? 
 
 

 "Oscar? Por que você esta chorando? Por quê? Estou prestes a morrer?
 
 Você está certa, eu não posso morrer agora. Nossa felicidade apenas começou. 
 
Agora até o amor nos une. Talvez possamos viver em um mundo melhor, Oscar. Não, não posso morrer agora". Eu simplesmente não posso. 
 
  É de partir o coração não é mesmo?


 
 
Essas foram as palavras de nosso amado André Grandier para sua amada Oscar, que nesse momento estava ao seu lado, segurando sua mão e lutando contra cada lagrima que molhava seu rosto. A corajosa moça militar, que jurou jamais se casar, diz ao seu amado que assim que a guerra terminar será sua esposa, mas infelizmente, sem a menor intenção, nosso herói acaba partindo, deixando Oscar, desesperada e destruindo o coração de toda uma geração que acompanhava Rosa de Versalhes. .


 






Sabemos que André não existiu, mas é impossível não se emocionar com essa cena. No anime, o que mais emocionou é a atuação dos dubladores, tanto na versão japonesa, com nosso saudoso Taro Shigaki, que infelizmente partiu em 2022 aos 70 anos devido a uma insuficiência cardíaca. Aqui no Brasil, André foi dublado por Silvio Giraldi. Essa triste cena existe dublada no longa que resume todos os episódios da série. Foi lançado no Brasil em VHS nos anos 1990. A atuação de Giraldi é maravilhosa, impossível não chorar. E não podemos esquecer a dublagem maravilhosa de Massimo Rossi na Versão Italiana, que para mim, é uma das melhores dublagens do anime Lady Oscar. Rossi emocionou toda uma geração nos momentos finais de seu personagem, André Grandier.
 
 
 
 
 
 
 
Não darei mais spolier e nem revelarei detalhes do mangá, para não estragar a emoção de quem ainda não leu esse grande clássico, mas digo que essa data é lembrada até hoje pelos fãs de Rosa de Versalhes, por um grande e heroico sacrifício de nosso amado André. É de cortar o coração, principalmente no mangá em um determinado momento que Oscar chama seu par Romântico e se dá conta que seu amado já não está mais ao seu lado. Na obra original o dia 13 de julho é bem diferente do que vemos nas adaptações, André se sacrifica tentando proteger Oscar, ele praticamente se joga na frente da nossa heroína e a protege como um escudo humano.


Vamos, falar do filme Live action Lady Oscar de 1979? Apesar de não ser grandioso como o mangá de Riyoko Ikeda e muito, mais fraco que o anime, ele chegou alguns meses antes do anime e também é uma adaptação maravilhosa, que merece ser comentada. No filme, André não é tão gentil e delicado como no anime e mangá original. Eu diria, que ele é mais grosseiro, mas ama Oscar. Eles não participam da revolução francesa, apenas decidem fugirem juntos, e durante a confusão da revolução, Oscar e André são separados na multidão e André é baleado,não sabemos se sobreviveu ou não. Oscar fica ao chamando por ele e não o encontra. E tudo ocorre em 14 de julho e não 13, então o filme é bem diferente, porem tem o seu encanto.



Mas de todas as versões, o dia 13 de julho de 1789, na versão animada para mim é a mais emocionante, eu pelo menos acho até mais emocionante que o próprio mangá. Segundo meu pai, esse episódio, não pegou ninguém de surpresa quando foi exibido pela primeira vez na Itália, graças ao álbum de figurinhas da Lady Oscar da Panini, porque vinha com a história toda do anime, que ainda estava sendo exibido e o álbum acabou dando um spolier do final da série. Mesmo assim esse episódio ficou na memória de muitos que foram crianças nos anos 1980. Principalmente, o momento que André Grandier profere essas palavras diante de uma chorosa Lady Oscar.


  



 


A história de amor Lady Oscar e André Grandier.


Oscar François de Jarjayes, é a última filha de uma família nobre leal à Coroa da França ela é criada pelo pai como um homem e recebe treinamento militar, tornando-se desde jovem a capitã da guarda real e uma grande amiga e protetora de Maria Antonieta da Áustria.  André Grandier é um rapaz, órfão de origem muito humilde, sua avó é a governanta da família de Lady Oscar e seu único parente vivo. Os dois são criados juntos desde crianças, André é apenas um ano mais velho que Oscar e eles desenvolvem uma grande amizade que, apesar das diferenças sociais, os levará a um grande amor. 

 

 

É justamente, esse amor que faz Oscar rever sua posição, negando suas origens, nobre, se desligando de vez da guarda real. Oscar não conseguia enxergar os sentimentos de André, acredito Oscar via André como um irmão já que os dois passaram a vida toda juntos. E André, que sofreu a série inteira por um amor não correspondido, movido pela desilusão, decide juntar-se aos revolucionários. Nesse ponto, os eventos seguintes são uma cadeia e levam à conclusão inevitável. Justamente quando, Oscar confessa seu amor a André e os dois estão finalmente prontos para viver esse tão esperado amor, a revolução francesa começa: nos confrontos em Paris, André se sacrifica para proteger Oscar. É 13 de julho de 1789. Se o casal mais amado de Rosa de Versalhes tivesse realmente existido, hoje o sacrifício de André e as lágrimas de Lady Oscar, estaria completando 235 anos, as vésperas do estopim da Revolução Francesa.

 

 Curiosidade:

 Uma curiosidade, bem legal para fechar o post especial de 13 de julho: se você sonhou com o tão esperado casamento de Oscar e André, que não acontece no mangá original, saiba que a própria, Riyoko Ikeda fez questão de mudar o destino desse personagem tão amado, em uma história escrita e ilustrada por ela em 2014. A história foi publicada em uma edição especial da revista Zexy”, líder do segmento moda noiva e organização de eventos matrimoniais no Japão, essa edição em especial, que vinha com a história do casamento de Oscar e André, foi disputadíssima, e esgotou rapidamente em todo país. Tenho essa história, claro que em japonês, não entendo muito o idioma, apesar de fazer Kumon, mas dá para ver nas ilustrações da autora a felicidade desse casal que tanto amamos. É matéria para fã? Não, de maneira alguma, algo que vem da autora da série escrito e ilustrado por ela, é sim oficial, gostando ou não. Então podemos dizer, que Ikeda oficializou essa união que os fãs tanto desejaram.

 


Enfim, esse foi nosso post especial para marcar esse dia 13 de julho, amanhã, queda da Bastilha, o aniversário da Luta de Lady Oscar a favor do sofrido povo da França, uma data de extrema importância para os franceses e também para a obra máxima de Riyoko Ikeda a Rosa de Versalhes, teremos um post especial, talvez em 2 partes e um vídeo. E se tudo ocorrer como estou planejando hoje mesmo terá um vídeo, sobre André. Finalizando com imagem de Oscar e André e daqui a pouco trago um vídeo.

 

 




.











Continua...


Espero que tenham Gostado! Amanhã teremos um post enorme comemorativo a queda da Bastilha, já deixo avisado que será em duas partes,  e sairá vídeo novo que já está prontinho. Falarei um pouco sobre, a Importância da data para Os fãs da Rosa de Versalhes, trarei algumas curiosidades e falarei sobre Osccar André Riyoko Ikeda e muito mais.


Fiquem Ligados.

 
Um ótimo final de semana a todos vocês amigos da Lady Oscar.


ady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.

 


 








 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.