Letreiro com titúlo de postagens

domingo, 14 de julho de 2024

Em 14 de Julho de 1789 Há exatos 235 anos acontecia na França a Queda da Bastilha: A Segunda Parte do Especial.

 

Olá,queridos, amigos da Lady Oscar, sejam Bem vindos!




Continuando, com nosso especial do aniversário da Queda da Bastilha, nesse domingo, 14 de julho, feriado nacional na França, uma data de extrema importância para os franceses, onde a Bastilha foi tomada há 235 anos. E uma data para nós os fãs de Lady Oscar recordar o último e histórico episódio do anime e também os acontecimentos do mangá de Riyoko Ikeda, A Rosa de Versalhes(ベルサイユのばら), onde temos a grande batalha final de a Oscar luta nem 14 de julho, colaborando com a queda da bastilha, mesmo sofrendo afinal, ela perdeu seu par Romântico e companheiro de Infância André Grandier, no dia 13 de julho, mas precisou de toda sua força e coragem para abrir caminho para queda da Bastilha.Para quem não leu a primeira parte clique aqui. Antes de começar, as imagens do mangá, vieram do site Lady Oscar 40 Anni da minha querida amiga Elena Romanello, deixo aqui os devidos créditos e agradecimentos .Sem mais delongas, vamos a segunda parte do especial:
 
 
 
 
 Em Rosa de Versalhes, principalmente na animação que marcou muita gente nos anos 1980, Oscar já não tinha mais forças para lutar, pois no dia que antecede à queda da Bastilha, é terrível para nossa heroína. Oscar sofre por André, a noite fria chega, seus pensamentos são todos para seu amado, então nessa parte, temos uma, Oscar, mais fragilizada, sem a coragem e força da qual estamos acostumados. Ela já não, não é mais a mesma, não conseguia reunir forças e encontrar sua coragem, ainda na animação temos um momento bonito, quando Oscar vê André por um instante, mas, na verdade, não é André e sim, um de seus soldados mais leais, Ailan, então ela o abraça e chora nos braços de seu amigo (um dos momentos mais emocionantes do anime). 
 
 


 
 
  Sabemos que Oscar já não tinha mais motivação para lutar sem André, mesmo assim, ela reuniu toda a sua força que lhe restava e liderou com extrema coragem e determinação sua tropa contra os soldados do interior da Bastilha em um dos momentos mais icônicos tanto do anime quanto do mangá. Como esquecer a cena da animação com nossa heroína diante da Bastilha em sua batalha final.

 
 
 
 
Após tanto sacrifício, a Bastilha cai simbolicamente, derrubando a monarquia francesa e daí a história segue para os trágicos finais de Maria Antonieta e seu amado Conde Fersen. O mangá se fecha com suas mortes, não temos um epílogo como no anime de 1979.
 
 

 
 Após a Queda da Bastilha no Mangá, a Autora Riyoko Ikeda passou por um grande problema, porque seus editores deram a ela um prazo de apenas 10 dias para que Rosa de Versalhes fosse finalizada. Um absurdo, sem sombra de dúvidas, não deveriam obrigá-la a terminar a serialização dessa maneira, mas foi o que de fato aconteceu. Isso porque o que movia Rosa de Versalhes era justamente Oscar e André, personagens fictícios cujos destinos até então eram um grande mistério aos leitores. A história de André termina no dia 13 de julho e a de Oscar na queda da bastilha em 14 de julho. O que resta para contar? O final da Monarquia e do Conde Fersen. Entretanto, todos já sabiam como a história iria terminar, então o interesse pelo mangá já não seria o mesmo. Então, o final de Rosa de Versalhes, até a guilhotina e a morte de Fersen, contada muito rápido, não perde a qualidade, de maneira alguma, mas foi corrida. Ikeda não teve o prazer de finalizar essa história com mais detalhes e contar o fim de Maria Antonieta e Fersen conforme ela queria. Mesmo assim, Rosa de Versalhes é sua obra máxima, considerada até hoje uma das obras mais importantes e influentes no Japão e com a chegada do novo filme de animação comemorativo as 50 anos do mangá teremos muitas novidades a caminho e nós estaremos aqui para trazer tudo para vocês os amigos da Lady Oscar. Vamos, então, aguardar para ver a Queda da Bastilha nessa nova animação do Estúdio Mappa em 2025.
 
 
 
 Prometo em breve,comentar melhos sobre o livro italiano, O Retorno da Lady Oscar, que mencionei na primeira parte do especial da queda da Bastilha. A História desse livro se passa após a batalha de 14 de julho, Oscar foi gravemente ferida a tiros, porem é encontrada com vida por uma plebeia e mais para frente, também encontrar-se com napoleão Bonaparte.

 

Enfim, o 14 de julho é uma data de grande importância para a França e também para nós, os fãs da Rosa de Versalhes e também para o próprio mangá de Riyoko Ikeda.





E finalizando, o 14 de julho também foi celebrado na Itália, falarei disso nos próximos posts, mas já adianto que no dia 13 de julho, foi aberta a segunda edição da exposição Una Rosa em Turim da minha querida amiga, Elena Romanello, e hoje na exposição dos 45 anos da Rosa de Versalhes em Milão, no WOW, tivemos um evento comemorativo de 14 de julho, com direito a encontro de cosplayers e até apresentações teatrais sobre a Revolução Francesa. Fiquem conosco que nos próximos posts trago as imagens.


Montagem da queda da Bastilha feita com uma de minhas bonecas da coleção.
 
 
 

Espero que tenham Gostado!

 
Uma linda semana a todos vocês amigos da Lady Oscar.


ady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.

 


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.