Letreiro com titúlo de postagens

quarta-feira, 3 de julho de 2024

Comentando o trailer do filme De Animação Da Rosa De Versalhes: Uniformes Fiéis às ilustrações do mangá e Um Esplendor de Brilho.

Olá,queridos amigos da Lady Oscar, sejam Bem Vindos!


 

 
 
O mês de julho começou muito bem, com o lançamento do tão aguardado trailer do filme de animação de Versailles no Bara (ベルサイユのばら, Berusaiyu no Bara) ou Rosa de Versalhes, também conhecido como Lady Oscar, produzido pelo Estúdio Mappa. Juntamente com o trailer, tivemos uma previsão de lançamento que será na próxima primavera japonesa em 2025. Conforme eu havia prometido, hoje resolvi comentar sobre o trailer, que, é simplesmente belíssimo, repleto de brilhos e computação gráfica, o que parece que incomodou um pouco alguns fãs da série de Ikeda. Assisti ao trailer dez vezes para comentar todos os detalhes que aparecem em 1:05 minutos do vídeo. Sem mais delongas, vamos aos comentários.
 
O novo filme de animação da Rosa de Versalhes previsto para 2025.

 
Começamos pelo Estúdio Mappa, que é bem conhecido por Jujutsu Kaisen e Attack on Titan, e que recentemente cancelou o projeto do filme de animação de Yuri on Ice? (ユーリ!!! On ICE?) e isso fez com que algumas pessoas apostassem que o projeto do filme de animação da Rosa de Versalhes também seria cancelado, já que o anúncio foi feito em setembro de 2022, e desde então não tivemos mais notícias sobre a produção. Mas ontem, dia 1 de junho, tivemos finalmente o tão aguardado trailer. Eu sabia que teríamos notícias e que sim, a animação não havia sido cancelada e não foi! Confio no Mappa, e pelo trailer o anime será lindíssimo.
 
As primeira imagens.

 

O trailer veio acompanhado de um novo visual das personagens principais e, que a verdade seja dita, os traços são maravilhosos. Amei os figurinos de Oscar e Maria Antonieta, e preciso dizer que capricharam no visual das duas protagonistas, cuidaram com todo o carinho dos uniformes militares de Oscar e dos soldados da guarda francesa, tudo está fidelíssimo seguindo os modelos criados por Ikeda. Os olhos brilhantes com as famosas estrelas foi o que mais me encantou, já que na segunda metade do anime original de 1979, com a direção de Osamu Dezaki (矢吹徹), esses brilhos nos olhos das personagens simplesmente foram descartados, isso porque cada diretor tem uma visão, e Desaki, acreditava que olhos brilhosos, não combinaria com a história da Revolução Francesa, segundo um artigo que li em um site italiano. Amo o anime clássico de Rosa de Versalhes, mas confesso que senti falta das estrelas características da personagem na fase Dasaki, pois no início do anime, sob a direção de Tadao Nagahama (長浜 忠夫), os olhos de Oscar e Maria Antonieta eram, sim, repletos de brilho.
 
 

 
Portanto, devo parabenizar o diretor Ai Yoshimura, responsável pela direção desse novo filme, por manter o brilho nos olhos das protagonistas. Claro que Shingo Araki, Michi Himeno e Osamu Dezaki para mim são imbatíveis, e o trabalho deles no anime clássico é incomparável, mas gostei do visual desse filme, mesmo com um grande excesso de computação gráfica, devo dizer que cenários, ambientes, figurinos e adereços são muito bem renderizados.
 
 
Os olhos estão maravilhosos
 


No trailer, vemos diferentes momentos do mangá de Ikeda, como o cortejo de Maria Antonieta, quando a princesa austríaca se impressiona com a beleza de Oscar, a capitã da Guarda Real, sem saber que ela é, na verdade, uma mulher.
 

Antonieta admirada com a beleza de Oscar sem saber que é uma mulher.

 
 
 E nessa parte do trailer, é preciso comentar um detalhe que parece ter passado desapercebido por muitos, a presença de Girodelle no cortejo de Antonieta. Quem leu o mangá sabe que Girodelle é introduzido mais adiante na série, portanto não esteve no cortejo da futura rainha da França. O que me leva a crer que seguiriam, sim, o mangá, mas teremos algumas mudanças, o que é inevitável para uma adaptação.
Girodelle atrás de Oscar no Cortejo de Maria Antonieta.

 
 
 Continuamos, também apareceu no trailer o primeiro encontro entre Fersen e Maria Antonieta no baile de máscaras, André que promete dar a vida por Oscar, a coroação de Luís XVI e o duelo entre Oscar e Alain. Falando do Ailan, nesse filme temos uma versão do personagem mais próximo do Rapaz criado por Ikeda, um homem bem mais jovem do que o Ailan do anime de 1979, que parece bem mais velho.
 
O primeiro encontro de Maria Antonieta e Fersen.

 
 
Uniformes fieis ao mangá e um Ailan mais jovem.

 

Já a trilha sonora, com uma música empolgante, gostei, não posso dizer o contrário, mas me decepcionei um pouco, pois jurava que teríamos uma nova versão de  Bara wa utsushiku chiru,  quem sabe na voz de Kamijo, seria perfeito. Mas acredito que a canção tema de abertura do anime clássico, por ser icônica, estará entre a trilha sonora dessa nova produção, assim espero.
 
 


 
E pelo que deu para perceber, o filme focará nas vidas  de Oscar e Maria Antonieta, as duas mulheres protagonistas da série. Mas algo na imagem que aparece no Poster, me chamou atenção,por se tratar de relacionamentos dos personagens. Na imagem, temos Oscar de mãos dadas com Antonieta, já com o segundo uniforme vermelho que ela usa ao ser promovida a coronel pela rainha e ao fundo nas laterais podemos ver Conde Fersen na luz da janela, segurando uma rosa-vermelha que segundo a própria Riyoko Ikeda, simboliza a personagem Maria Antonieta enquanto André aparece em um canto mais escuro segurando uma Rosa-branca que representa  a protagonista Oscar. André,  durante todo o mangá original, foi tratado como inferior, por não ter títulos de nobreza, ser pobre e trabalhar para a família Jarjayes, porém permanece teimosamente ao lado de Oscar como sua sombra. O fato dele aparecer no canto escuro com a rosa que simboliza a mulher que ama em segredo também simboliza que o rapaz é de fato a sombra da heroína, esperando  pacientemente poder ter seu amor correspondido sempre nas  sombras. Já Fersen segura a Rosa-vermelha, simbolizando  Antonieta discretamente. Achei interessante a forma que  a arte do pôster retratou o relacionamento das personagens usando as rosas.
 



Outra coisa,  que é importante comentar, não vimos em nenhum momento desse trailer algumas das personagens importantes do mangá, como Rosalie Lamorlière,  a condessa de Polignac, Jeanne de Valois, Bernard Chatelet que na história de Ikeda assume a identidade do Cavaleiro Negro, uma mistura de Zorro com Hobin Hood, um herói dos pobres e bandido para a nobreza. Também não tivemos nenhuma referência ao caso do colar, a trama criada por Ikeda é incrível, espero que seja fiel nesse filme.

Oscar linda como sempre.




 
Agora entrarei em um artigo, que muitos estão comentando, já que devido  ao lançamento do trailer, Rosa de Versalhes passou a ser assunto principal nas redes sociais, e o que não faltou foi gente, perguntando se teremos um único filme para contar a história do  mangá  ou haverá um segundo filme, ou quem sabe uma trilogia.  No trailer, é mostrado Oscar bem jovem com seu primeiro uniforme branco e, ao final, ela aparece com seu uniforme mais famoso azul de Comandante da Guarda francesa ao lado de sua tropa. O uniforme azul é o último usado pela heroína, quando ela se desliga da Guarda Real, tornando-se comandante da guarda francesa. E o que temos a seguir é justamente a revolução francesa, então acredito que já teremos a conclusão da história em um único filme. Se fosse diferente, teria de pular totalmente a parte do cavaleiro negro e não creio que fariam isso. Na certa, será apenas um filme que resumirá toda a série.
 


  A dúvida de muitos fãs é  será  possível contar a história de um mangá que originalmente rendeu 10 volumes,  uma história complexa em um único filme? Eu já comentei isso anteriormente, mangá são quadrinhos japoneses, as animações são adaptações e nem sempre serão idênticas ao mangá, entendam isso de uma vez. Adaptar exige mudanças e quem não é favor precisa se limitar apenas a ler o mangá original. Não é a primeira vez que Rosa de Versalhes é levada às telas do cinema. Em 1979, alguns meses antes do anime, já tivemos um live action, que mesmo modificando muitas coisas, contou a história do mangá. Aliás, esse filme foi o primeiro baseado em um mangá produzido fora do Japão, então, sim, ele tem muita importância.
 

 

Claro que existem adaptações mais fiéis ao mangá, nem sempre funciona bem, um exemplo disso foi o Remake de Sailor Moon, que tentaram aproximar mais da obra original, mas fracassou nem de longe alcançou o sucesso do anime Clássico. Ganhou alguns filmes, mas não é tão popular.

O que espero ver nesse filme?  Uma, Oscar empoeirada, mais expressiva com seu lado debochado, rindo  bebendo com André nas tabernas, o baile de noivado da heroína que é uma das partes mais engraçadas do mangá e simplesmente foi deixada de lado na animação clássica e Oscar lendo os iluministas, enfrentando o pai, rejeitando um casamento e arrastando a revolução francesa.  Espero que a relação de Oscar e André seja mantida com fidelidade, quero a cena da noite da declaração de amor e que o filme, que termina,  siga até a guilhotina. Espero  também que os tons repletos de brilhos e esplendor  do início da história evolua de um conto de fadas aventureiro para uma trama mais sombria.
 

No elenco principal de dubladores temos Miyuki Sawashiro como a protagonista Oscar François de Jarjayes, Aya Hirano como Maria Antonieta, Toshiyuki Toyonaga como André Grandier par romântico da Heroína, e Kazuki Kato como Hans Axel Von Fersen.  Com direção de Ai Yoshimura, roteiro de Tomoko Komparu e Character Desingn de Mariko Oka.


 
 

Quando o filme for lançado, serei uma das primeiras a assistir, isso é certeza e farei uma resenha super detalhada comparando  o filme com a animação de 1979 e mangá. Como pretendo algo muito rico, talvez seja uma resenha em duas partes, quem sabe. E isso é promessa, então aguardem.

Então, por enquanto, é só mais possível, voltarei a falar mais sobre o filme, então não parará por aqui, afiz um vídeo já está no ar. E quem sabe traduza alguma matéria  sobre o filme e comente mais alguma coisa. E até o dia do lançamento, trarei todas as atualizações conforme forem sendo divulgadas. Finalizo com o trailer e algumas imagens:








Espero que tenham gostado! Daqui a pouco tem mais!^^

 


 


ady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.

 


 











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.