Letreiro com titúlo de postagens

terça-feira, 30 de julho de 2024

Hoje é o dia internacional da amizade: um Top 5 Com Os Melhores Amigos Na Série Rosa de Versalhes.

 

Olá, queridos amigos da Lady Oscar, sejam Bem Vindos!



Hoje é 30 de julho, e segundo o site Calendarr, nessa data é comemorado o Dia da Amizade, em vários países do mundo. Esta data foi instituída pela ONU em 27 de abril de 2011. O objetivo é justamente promover a cultura da paz entre todos os povos, celebrando assim a diversidade cultural e o respeito mútuo. A data foi criada por um médico paraguaio, Ramón Artemio Bracho, que fundou a Cruzada Mundial da Amizade, um programa que promovia a boa convivência entre os diversos povos. E, como aqui é um blog especializado no universo de Lady Oscar, resolvi abrir esse post para comentar sobre a amizade entre os personagens do nosso anime e mangá favorito. Afinal, A Rosa de Versalhes (ベルサイユのばら), para mim, é um hino à amizade e ao amor verdadeiro.
 
 

1- Oscar e André, uma amizade que evolui para o amor verdadeiro:


 
Quando se fala em grandes amigos em Rosa de Versalhes, a primeira coisa que nos vem à cabeça é a amizade fraternal de Oscar e André. Sei que muitos vão dizer que André é o par romântico da heroína, sim, concordo plenamente, mas antes desse amor acontecer, Oscar e André eram melhores e inseparáveis amigos de longa data. Esse grande amigo de infância de Oscar, é um rapaz pobre, porém honesto e trabalhador. O mocinho da história perdeu seus pais muito cedo e, por conta disso, passou a viver na mansão dos Jarjayes, onde sua avó trabalhava como governanta e babá de Oscar. André começa como uma espécie de Pajem da heroína, ele é recarregado por cuidar de sua segurança, e a segue como uma sombra por onde ela vai. Como os dois têm praticamente a mesma idade, André é apenas um ano mais velho que Oscar, os dois crescem juntos em perfeita harmonia, compartilhando brincadeiras e aventuras. 

 


Esses dois grandes amigos, que parecem não se desgrudarem nem por um momento, aprenderam as artes da esgrima e equitação juntos quando eram crianças. Existe uma grande passagem de tempo em Rosa de Versalhes, então os dois crescem, chegam à adolescência e Oscar tornou-se a capitã da guarda de Maria Antonieta. Oscar agora é importante e, com isso, o abismo entre as classes deles aumentou.

Mesmo tendo uma grande amizade e respeito por Oscar, André é apaixonado por ela. Entretanto, devido às diferenças de classes (André é um dos criados na Mansão da família Jarjayes), ele não se permite confessar esse amor e por fim se declarar a mocinha. Mesmo apaixonado secretamente e sofrendo por esse amor, a amizade entre eles continua, mesmo porque Oscar até o final da série não percebe os sentimentos do seu melhor amigo e isso porque ela o enxerga com um irmão e companheiro de brincadeiras da infância.
 

 

Nem mesmo as confusões da adolescência foram fortes o bastante para acabar com a amizade de Oscar e André. Em determinada parte, Oscar se apaixona por Fersen, André sofre por ver a moça que sempre amou, gostando de outro homem, mas a amizade e lealdade falam mais alto e André continua, segundo Oscar, como sua sombra. Fersen não ama Oscar, ele vive um romance proibido com Maria Antonieta.
Esse romance termina de forma não correspondida, Oscar sofre de desilusão amorosa e ela se rebaixa, indo para a Guarda Francesa, para esquecer os momentos de fraqueza em campo de batalha. E lá é onde a heroína acompanha a revolução se aproximando, ao lado de seu amigo André, que também se torna um soldado visando proteger e acompanhar sua melhor amiga por quem está apaixonado. Perto do fim da história, esta bela e sincera amizade desabrochou em amor mútuo.

 


Ikeda já revelou em entrevista que, no início, ela pretendia que André fosse apenas o amigo de Oscar, mas como o personagem cativou o coração das jovens leitoras, ela decidiu transformar a amizade de infância em um romance adulto e considerado proibido devido às diferenças de classe. Mas, sem dúvida, Oscar e André tinham que estar aqui nesse artigo sobre o dia internacional da amizade.
 

2- Oscar e Maria Antonieta uma amizade verdadeira mas não duradoura:

 
 
Há também outro exemplo de amizade sincera, em Rosa de Versalhes, dessa vez entre Oscar e Maria Antonieta. Elas têm a mesma idade, porém destinos diferentes. Maria Antonieta, desde muito jovem, estava destinada a se tornar rainha da França. Ikeda faz questão de mostrar a garota ainda criança enquanto se prepara na Áustria para cumprir seu destino. Já Oscar, uma menina criada como um homem por decisão de seu pai, destinada a se tornar um soldado. Com vidas tão diferentes, não seria surpresa se elas nunca criassem um vínculo de amizade, mas Oscar e Antonieta foram grandes amigas até o final da história, quando o destino levou as duas a se separarem. Oscar era a única e verdadeira amiga de Antonieta na corte francesa, havia outras pessoas que cercavam a rainha, mas não por amizade e sim, para cuidar dos próprios interesses. Antonieta era ingênua, Oscar, inteligente, a jovem comandante tinha Antonieta como uma irmã a quem jurou proteger com a própria vida. A jovem comandante nunca foi interesseira, jamais aceitou um aumento no salário e tudo o que desejava era ver sua amiga se tornar uma grande rainha amada por todos. Ela acompanha Antonieta durante toda a adolescência, esteve ao lado da jovem rainha no casamento e nascimento dos filhos. Antonieta não foi uma amiga ruim para Oscar, mas era ingênua, cercada de pessoas que queriam prejudicar sua imagem, como a megera condessa de Polignac a quem ela jurava ser a melhor amiga. Diversos motivos afastaram Oscar e Antonieta. Fersen foi um deles, mas o que levou ao rompimento da amizade foi o senso de justiça de Oscar. Ao decorrer da história, Oscar começa a olhar para o povo que sofre com a fome e miséria e, com isso, passa a se interessar por Revolução, até que ao fim da história a amizade das duas termina com uma triste despedida. Nem toda amizade dura para sempre, infelizmente.
 

 
 

 3-  Condessa de Polignac e Maria Antonieta nem sempre os amigos são verdadeiras.


Em Rosa de Versalhes, nem tudo são rosas. Maria Antonieta, ao decorrer da história, ganha uma amiga ou pelo menos era isso que ela acreditava. A condessa de Polignac, uma figura histórica que aparece na série de Ikeda como uma mulher supostamente gentil, com quem Antonieta começa uma grande amizade. Antonieta, sempre solitária e infeliz no casamento, queria uma amiga. Então, se aproxima dessa gentil mulher e sua vida vira de cabeça para baixo. A condessa de Polignac é para mim a pior vilã da série, ela não apenas engana Antonieta, mas também tem uma filha que ela rejeitou e entregou a uma pobre mulher que a quem ela atropela e nem presta socorro. Essa terrível mulher também tenta fazer a filha casar com um homem nojento, sem contar que durante o mangá e anime arquiteta terríveis planos para tentar acabar de vez com Oscar. Sim, amizade é linda quando verdadeira, mas existem infelizmente os falsos amigos.

4- Fersen e Oscar: O seu primeiro amor pode até não corresponder aos seus sentimentos, mas pode lhe oferecer uma amizade duradoura.


Esse é o caso de Axel von Fersen, o jovem é um belo aristocrata sueco, que vem à corte de Versalhes e se envolve em um romance proibido com a rainha Maria Antonieta. Na série,Oscar também tem fortes sentimentos por ele, mas essa paixão acaba não sendo correspondida. Sei que muitos não gostam dele por fazer Oscar chorar e sofrer uma desilusão no amor. Entretanto, não mandamos em nossos corações e dessa forma não escolhemos a pessoa com quem iremos nos apaixonar. Fersen foi o único rapaz de Versalhes que não se apaixonou por Oscar e também o único, além de André, que nossa heroína demonstrou interesses românticos. Mesmo sem corresponder aos sentimentos de Oscar, ele a enxerga como a sua melhor amiga.  Portanto, ele merece aparecer no post do dia da amizade.




5- Oscar e Rosálie, uma grande e doce amizade:


E temos mais um exemplo de uma linda amizade, Oscar e Rosalie. Rosalie é a filha adotiva de uma plebeia chamado Nicole Lamorlière. Ela é o “uma menina estereotipada, boa, obediente, meiga e tímida”. Sua mãe biológica é a duquesa de Polignac, Martine Gabrielle. Nicole diz a Rosalie a verdade quando está morrendo, após ser atropelada por uma carruagem. Rosalie, se revolta, e jura vingança a pessoa da carruagem que atropelou sua mãe adotiva. Ela tenta atacar a mãe de Oscar, Lady Jarjayes, porque pensou que ela quem estava na carruagem que causou ao acidente, mas Oscar a impede. Oscar decide ajudá-la, leva a garota para viver em sua casa como uma irmãzinha e ensina a Rosalie a arte da esgrima, costumes, história e outras habilidades de cortesã. Rosalie começa a admirar e amar muito Oscar e as duas acabam tornado-se grandes amigas.
 


Há também outros personagens que são exemplos de uma linda amizade, como, por exemplo, Girodelle, é um bom amigo para nossa heroína, mesmo que tenha humilhado André em uma determinada parte do mangá. E falando em André, não podemos esquecer de mencionar sua grande amizade com Ailan, um dos soldados da tropa comandada por Oscar. Rosa de Versalhes é uma série que inspira amizade e, na realidade, fiz muitos amigos graças à nossa heroína, inclusive pessoas da Itália que gostam desse blog e hoje também são meus amigos. Lady Oscar é um exemplo de uma pessoa amiga de todo. Ela e seu par romântico, André, são basicamente amigos de todos nós, amigos de longa data, e mesmo sendo desenhos, são amigos com quem passamos nossas vidas juntos. Quero aproveitar e mandar um abraço a todos os meus amigos do Brasil e Itália que acompanham esse blog, principalmente a Elena Romanello, que conheci virtualmente, graças à Lady Oscar.
 


 Finalizando com algumas imagens que demonstram a linda amizade entre os personagens de Rosa de Versalhes:
 


 







Um feliz dia internacional da amizade a todos vocês, amigos da Lady Oscar!
Espero que tenham gostado!



ady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.

 


 







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.