Olá, queridos amigos da Lady Oscar, sejam Bem Vindos!
Uma de minhas seguidoras a Regiane, me envio o link com um vídeo que começou a circular no Facebook TikTok e YouTube, que nada mais é do que uma pequena montagem com algumas cenas da animação de Rosa de Versalhes(ベルサイユのばら) também conhecido na Europa como Lady Oscar, que começa com nossa heroína tocando seu piano. Regiane me disse que não se lembrava de que Oscar tocava e me perguntou se isso é algo do anime ou se ela realmente toca piano no mangá? Outro assunto que também começou no grupo do Facebook foi sobre a trilha sonora da animação de 1979 que muitos estão acreditando ter sido deixada de lado para esse novo filme de animação que já temos previsão de lançamento para os cinemas japoneses para 2025.
Bem, resolvi então abrir esse post comentando sobre os temas que estão em discussão em nosso grupo. Antes dos comentários, eis o vídeo que inspirou o post, lembrando que o vídeo não é meu, desconheço o autor mas já deixo aqui os devidos créditos:
Pois bem, primeiramente, no mangá original
Versailles no Bara (ベルサイユのばら, Berusaiyu no Bara) ou Rosa de Versalhes (1972-1973) de Riyoko Ikeda, Oscar, o instrumento tocado por Oscar é o Violino. Já na animação de 1979, foram feitas algumas mudanças, inclusive na personalidade da heroína. Oscar do anime toca piano ao invés do violino, em diversas cenas é possível ver o piano em seu quarto e ocasionalmente ela aparece tocando. Existe uma cena na animação em que Oscar pega Rosalie em seu quarto e diz que ela pode tocar piano quando sentir vontade. Mas e o violino?
Existe um episódio considerado por muitos fãs como "Episódio Fantasma", na verdade, trata-se de um segundo final da animação de Rosa de Versalhes, exibido uma única
vez no Japão, como uma forma de resumão para terminar de maneira corrida
a série, já que o anime acabou não fazendo o tanto de sucesso, entre os
japoneses como o mangá original de Ikeda e as apresentações da
Takarazuka.
O episódio se chama O Retrato de uma Rosa em Chamas,
e nele temos algumas cenas memoráveis do mangá de Riyoko Ikeda descartadas do anime, como, por exemplo, a cena do vinho envenenado. Um pouso antes de André entrar no quarto com a bandeja contendo as duas taças de vinho, Oscar aparece tocando seu violino.
Falaremos, agora, sobre a animação de 1979 e sua memorável trilha sonora. Nos anos 1970, no auge do sucesso de Rosa de Versalhes, após muita insistência, Riyoko Ikeda permitiu uma adaptação animada de sua série mais famosa. Custou muito para sair, a princípio a autora resistiu e muito, ela era contra a ideia de animar Rosa de Versalhes, mas deu certo e o anime foi lançado. O Character design belíssimo,
feito por Shingo Araki e Michi Himeno a mesma dupla que trabalhou em Cavaleiros do Zodíaco, e uma trilha sonora impecável, os fãs japoneses do mangá estavam aguardando ansiosamente pela animação e... Não fez sucesso. O fracasso foi apenas no Japão, a série animada foi um sucesso no mundo todo, principalmente na Itália, onde até hoje existe gente que prefere a animação.
Quem
não ama a canção Bara Wa Utsukushiku, Chiru? O tema de abertura
ficou tão famoso que chegou a ser gravado até mesmo pela banda Lareine. A canção foi composta por
Kōji Makaino (馬飼野 康二), mas não apareceu no trailer da nova animação de Rosa de Versalhes! Ao invés da icônica música, tivemos outra que consideraram muitos fãs ruim! Pois é, eu não achei a nova música tão ruim, mas não agradou à maioria. Não sei se
Bara Wa Utsukushiku ou alguma e as outras músicas do primeiro anime, estará ou não inclusas na trilha sonora da nova animação, mas confesso, que esperava pelo menos uma nova versão Bara Wa Utsukushiku quem sabe até na voz de Kamijo, um grande fã de Lady Oscar, até se apresenta usando casacos militares semelhantes aos usados pela heroína.
Continuo devendo um artigo sobre O novo filme de animação de Rosa de Versalhes, com os resultados de uma pesquisa que fiz através do Twitter. Já era para ter saído, acabou atrasando, mas muito em breve estará aqui. Estou ansiosa para ver o resultado do novo filme de animação, que, aliás, mesmo não tendo os belíssimos traços de
Michi Himeno está muito bonito, principalmente o brilho nos olhos das personagens e vale dizer que toda a produção é liderada por mulheres, menos a trilha sonora. Deixarei para comentar mais a respeito no artigo sobre esse novo filme de animação.Finalizo com alguns vídeos da belíssima trilha sonora da animação de 1979:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.