Letreiro com titúlo de postagens

terça-feira, 20 de agosto de 2024

Uma Rosa Para Alain Delon O Ator de Tulipa Negra: Comentando sobre o anime La Seine no Hoshi, uma série inspirada em Rosa de Versalhes, conhecida na Itália como Il Tulipano Nero.

 

Olá, queridos amigos da Lady Oscar, sejam bem vindos!

 


No dia 18 de agosto, o ator e empresário franco-suíço Alain Fabien Maurice Marcel Delon partiu para o mar das Estrelas. Para quem não sabe ou não o conhecia, Alain Delon ficou conhecido por interpretar o herói mascarado Zorro em 1975, mas antes disso, em 1964, ele interpretou o Tulipa Negra, um filme cujo título veio de clássico de romance de Alexandre Dumas, autor de Os três mosqueteiros.  Entretanto, o filme não era baseado no livro de Dumas. Para mim, é mais inspirado em Zorro e em Hobin Hood, algo próximo ao Cavaleiro Negro de Rosa de Versalhes. Pois bem, com a morte de Delon, alguns posts começaram a surgir na rede social x (antigo Twitter), com a imagem do filme Tulipa Negra, e muitos me enviaram mensagens perguntando se o filme protagonizado por Allain Delon seria uma espécie de Live Action do anime La Seine no Hoshi (ラ・セーヌの星). A Estrela do Sena, também conhecida na Europa como Tuliano Nero (Tulipa Negra). Também me perguntaram por qual motivo era protagonizado por um homem ao invés de uma mulher, já que a protagonista da animação é uma jovem mascarada? Muito bem, como me pediram para comentar a respeito, decidi abrir esse post com a explicação, mas já adianto que se O Filme, a Tulipa Negra, não tem nada a ver com o livro de Dumas, também não tem nada a ver com o anime La Seine no Hoshi ! Esse anime tem a ver com Rosa de Versalhes, então vamos aos comentários.




Para começar, é preciso falar sobre o filme protagonizado por Alain Delon, intitulado A Tulipe noire ou A Tulipa Negra, é um filme francês lançado em  de 1964, dos gêneros romance e aventura, dirigido por Christian-Jaque. A trama se passa em 1789, com a Revolução Francesa já em andamento, e conta a história de um bandido chamado Tulipa Negra que ajuda os habitantes amedrontados dos arredores da cidade de Roussillon. Então temos algo bem parecido com o justiceiro mascarado criado por Riyoko Ikeda, O Cavaleiro Negro, já que esse bandido ou justiceiro, é respeitado pelos pobres, já que é visto como um herói uma mistura de Robin Hood com Zorro, então nos faz lembrar do Cavaleiro Negro, que em Rosa de Versalhes aterrorizada a aristocracia, mas era visto como um grande herói para os plebeus. Continuando, O Tulipa Negra é, na realidade, um membro na corte e, portanto, precisa se camuflar para poder lutar por justiça. Guillaume de Saint Preux, o primeiro Tulipa Negra, fica ferido. Marcado por uma cicatriz no rosto, então ele precisa implorar que seu irmão gêmeo Julian tome seu lugar. Nasce então o justiceiro, mascarado interpretado Alain Delon.
 



Conforme já mencionado, a trama desse clássico, apenas leva o título de um romance de Alexandre Dumas, porem, o filme guarda semelhanças com o Pimpinela Escarlate da Emma Orczy, que também é ambientado na Revolução Francesa, com a diferença que o mascarado é a favor dos pobres assim como Robin Hood e   não os aristocratas, porém na aparência é mais parecido com o Zorro.


 
   
Para quem não sabe, Pimpinela Escarlate é um romance, histórico e de aventura, publicado originalmente em 1905  e conta a história de um grupo de vinte nobres ingleses, do qual faz parte Percy Blakeney que, durante a fase do Terror na Revolução Francesa, conseguia salvar nobres franceses da morte pela guilhotina.



Muitos acreditam que a animação La Seine no Hoshi (ラ・セーヌの星) 1975 foi inspirada no filme A Tulipa Negra, isso porque na Europa o anime ganhou o título de Tulipano Nero para sua divulgação. Entretanto, esse anime, protagonizado por uma heroína mascarada, não tem nada a ver com esse filme.A Estrela do Sena no original, La Seine no Hoshi (ラ・セーヌの星),  apenas recebeu o título na Itália de Il Tulipano Nero - La Stella della Senna. Mas sua inspiração é a obra de Riyoko Ikeda.  Na época de auge do sucesso do mangá Versailles no Bara (ベルサイユのばら, Berusaiyu no Bara) ou Rosa de Versalhes, nos anos 1970, havia um enorme interesse em produzir uma adaptação animada feita para TV baseada na série de Ikeda. Entretanto, a autora de Lady Oscar não demonstrava interesse e se recusava a aceitar, já que ela não queria um anime de Rosa de Versalhes. Sim, ela nunca foi a favor de uma animação de sua obra mais famosa, tanto é verdade que só lá para frente, em 1979, tivemos o anime da Rosa de Versalhes, que foi lançado alguns meses depois do filme Live action.



Sem permissão para produzir uma animação de Rosa de Versalhes e com o mangá de Ikeda no auge do sucesso, a Sunrise  se juntou com a Fuji TV  e juntas criaram uma série animada, com uma justiceira mascarada, que usava um collant (body) e  com acontecimentos históricos, inspirados em Rosa de Versalhes. O anime foi lançado no Japão em 1975, com roteiro de Mitsuro Kaneko. O diretor é o lendário Yoshiyuki Tomino, conhecido por criar   a franquia de anime Gundam (ガ ン ダ ム), enquanto a música foi criada por Shunsuke Kikuchi. Esse anime, é uma grande aventura estilo capa e espada, algo que fazia muito sucesso nos anos 1970,porem, a série não é tão realista como Rosa de Versalhes. 



Sem permissão para produzir uma animação de Rosa de Versalhes e com o mangá de Ikeda no auge do sucesso, à Sunrise se juntou com a Fuji TV para criar uma série que tivesse o material histórico de Rosa de Versalhes, com menos realismo e mais infantil, uma aventura de capa e espada algo muito popular naquela época, e com protagonismo feminino, uma justiceira mascarada, que usava um collant (body) e com acontecimentos históricos, inspirados em Rosa de Versalhes. O anime foi lançado no Japão em 1975, com roteiro de Mitsuro Kaneko. O diretor é o lendário Yoshiyuki Tomino, conhecido por criar   a franquia de anime Gundam (ガ ン ダ ム), enquanto a música foi criada por Shunsuke Kikuchi. Portanto a inspiração veio de Rosa de Versalhes e não do filme A Tulipa Negra.


 

Diferenças e semelhanças com Rosa de Versalhes:

  
A Estrela do Sena, apesar de carregar o material histórico de Rosa de Versalhes, apresenta uma história bem diferente. A protagonista é uma jovem chamada Simone Lorène (シモーヌ・ロラン Shimōnu Roran), nascida em Paris em uma noite de inverno, é a única filha ilegítima de uma cantora de ópera e do duque de Lorena, pai de Maria Antonieta, que veio para Paris em missões diplomáticas. Como era de se esperar, seu pai não pode mantê-la com ele, porque ele já é o marido da imperatriz Maria Teresa da Áustria e deve voltar para casa imediatamente. Chamado por seus deveres, ele a confia ao conde de Vaudreuil, seu melhor amigo de infância. Este último, para não fazê-la crescer na nobreza francesa corrupta e para compreender as dificuldades de sua irmã devido à rigorosa vida da corte em Versalhes, confia-a ao modesto florista Paul Lorène, seu querido amigo da juventude, e sua esposa Juliense, que não têm filhos e a criam como se fosse sua própria filha. Conforme o acordo feito com seu pai, uma vez que ela crescesse, o Conde de Vaudreuil deveria integrá-la à alta sociedade e apresentá-la à sua meia-irmã, que era quatorze anos mais velha que ela. Uma vez crescida e sem saber de tudo, após perder seus pais adotivos nas mãos dos assassinos de Madame Catherine, a rival ferrenha da rainha, ela é adotada pelo Conde de Vaudreuil, que a envia para estudar no prestigiado convento de Panthémont, mas continua a ter aulas de esgrima secretamente à noite. 
 


No final de sua vida, seu pai adotivo apenas lhe revelou que ela tem uma irmã mais velha no Palácio de Versalhes e que ela é nobre de nascimento. Um dia, ele vai pedir ajuda ao Tulipa Negra para libertar seu melhor amigo Mirand, que foi capturado e está prestes a ser trancafiado na Bastilha. A Tulipa Negra diz a ela para usar suas aulas de esgrima para lutar por justiça e lhe dá um collant (body) azul, uma máscara vermelha, um manto e uma espada. Assim, a partir desse dia, a mocinha tornou-se a heroína mascarada "Estrela do Sena". Mais para frente, ela descobre o segredo de seu nascimento, sim, ela tem um parentesco com Maria Antonieta, porém a descoberta é logo no início da Revolução Francesa. Pouco tempo depois, a família real é capturada pelos revolucionários, e a rainha pede ajuda para levar seus dois filhos e criá-los como se fossem seus. Ele luta pela última vez como a Estrela do Sena contra seus antigos amigos revolucionários para levar seus sobrinhos, Marie Thérèse e Louis-Charles, com ele. No final, os filhos de Simone, Robert, Danton e Maria Antonieta deixam Paris e a França para sempre para construir uma nova família juntos, longe da turbulência da revolução. 
 

 
 
 Já a Rosa de Versalhes é bem diferente e muito mais realista.A história se passa na França, antes e durante a Revolução Francesa. Ikeda queria uma história sobre Maria Antonieta, então logo nos primeiros capítulos do mangá, à personagem principal é a jovem, a Antonieta destinada a se tornar rainha da França, porém mais adiante, o foco da história muda para uma jovem moça dona de uma grande beleza chamada Oscar François de Jarjayes. O pai de Oscar, o general Jarjayes, desesperado por nunca conseguir um filho (ele teve seis filhas), decidiu criar a sua filha mais nova como um homem. Ele a treinou bem na arte da esgrima, equitação e de combate medieval. Oscar muitas vezes pratica suas habilidades com seu melhor amigo, companheiro e (tecnicamente) servo, André Grandier, que ela quase sempre o derrotado. André era o neto de sua babá e, assim, passou a maioria de seu tempo, juntos em uma harmoniosa amizade; perto do fim da história, esta desabrochou em amor mútuo..



 


Oscar não usa máscara nem tem parentesco com Maria Antonieta. A história é mais realista, porém tem elementos fantasiosos e personagens fictícios interagindo com figuras históricas, como Madame Du Barry, Conde Fersen, Maria Antonieta entre outros. Na idade de 14 anos, Oscar se torna comandante da Guarda Real e responsável pela segurança de Maria Antonieta, assim como o resto da família real. Ahistória gira em torno da crescente percepção de Oscar de como a França é governada e do sofrimento dos pobres. O mangá se fecha com as mortes de Maria Antonieta na guilhotina e Fersen linchado pela multidão.
 

 
 
Embora A Estrela do Sena e Rosa de Versalhes não tenham nenhuma ligação com o filme A Tulipa Negra de 1964, O personagem interpretado Alain Delon lembra até demais O Cavaleiro Negro, que, assim como ele, é visto como um grande herói ao necessitado. Pode Ikeda ter se inspirado no Tulipa Negra para criar O Cavaleiro Negro? Pode ser que sim e pode ser que não, mas uma coisa é certa: ambos são uma mistura do mascarado Zorro e do lendário Hobin Hood que roubava dos ricos para dar aos pobres. A imagem abaixo é uma de minhas Fanarts Digitais:




 Conclusão: Tulipano Nero foi o título que La Seine no Hoshi (ラ・セーヌの星) recebeu na Itália. Embora exista um personagem com esse nome na série, nada tem a ver com o filme A Tulipa Negra, interpretado por Allain Delon, que infelizmente nos deixou no último dia 18 de Agosto. Não é um anime ruim, mas nem de longe fez o sucesso de Rosa de Versalhes. A Série de Ikeda foi um dos mangás mais influentes dos anos 1970, na verdade, é até hoje e ganhou adaptações para o musical na Takarazuka Revue, um filme Live Action em 1979, no mesmo ano alguns meses depois do lançamento do filme, finalmente veio uma animação, que na Europa ganhou o título de Lady Oscar. O anime tornou a série de Ikeda amada no Ocidente e ainda hoje na Itália a animação é até mais querida que o próprio mangá. No próximo ano, 2025, teremos um filme de animação comemorativo aos 50 anos do mangá, que será lançado direto para o cinema, na primavera japonesa. Resta a dúvida: esse novo anime será tão querido como a primeira adaptação animada? Temos que esperar para ver.
 

Finalizo com a abertura italiana do anime  Tulipano Nero - La Stella della Senna e com algumas imagens de Lady Oscar e Simone Lorène (シモーヌ・ロラン Shimōnu Roran) a protagonista da série:









Espero que tenham gostado! Daqui a pouco tem mais!

Uma ótima semana, para vocês amigos da Lady Oscar.



ady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.