Esse ano de 2024 marca o aniversário de 50 anos
da primeira montagem da Rosa de Versalhes (ベルサイユのばら) feita pelo teatro feminino japonês Takarazuka
Revue, um dos mais famosos e importantes teatros japoneses. Em comemoração ao meio século da peça, esse ano, teremos uma nova montagem, baseada no clássico shoujo mangá de Riyoko Ikeda. No final de julho, fiz um post, com um vídeo preview da Nova apresentação, focada na história de Fersen e Maria Antonieta, uma versão atualizada, digamos assim, da primeira realizada 1974.
Essa Primeira versão é importantíssima para a história do Takarazuka já que, em 1974,
Ao ser levada para o palco, a adaptação do mangá “A Rosa de Versalhes”, de Ikeda, a peça alcançou um inimaginável sucesso, ajudando a revigorar o teatro que vinha passando por uma grande falta de público. Pois bem, me pediram para comentar o vídeo, que é bem curto, 5:01, e mostra alguns momentos memoráveis e os riquíssimos figurinos das atrizes que interpretam os personagens de Ikeda. Nessa mais nova montagem comemorativa dos 50 anos da Rosa de Versalhes para o Takarazuka Revue. Segue abaixo o vídeo:
Não ia comentar, já que trata de um pequeno preview, mas recebi mensagens de seguidores que queriam esse post, então, atendendo aos pedidos, vamos aos comentários.
Para começar, para quem não sabe,
A Takarazuka Revue (宝塚歌劇団 Takarazuka Kagekidan) é uma companhia de teatro japonesa formada exclusivamente por mulheres.
Sendo assim, não existem homens interpretando os personagens, todos os papéis, inclusive masculinos, são feitos por mulheres. O Takarazuka, as atrizes que interpretam homens são chamadas de otokoyaku (literalmente "papel masculino") e as que interpretam mulheres, musumeyaku (literalmente "papel de moça" ou "papel de filha").
A companhia é dividida em cinco trupes principais: Hana, Tsuki, Yuki, Hoshi e Sora (Flor, Lua, Neve, Estrela e Cosmos). Uma sexta trupe, o Senka (Especial), é formada por atrizes mais velhas que não mais fazem parte das trupes principais, mas ainda desejam fazer parte do teatro e atuar de tempos em tempos.
Essa nova montagem da Rosa de Versalhes será apresentada pela trupe Neve
(Yuki-gumi), A trupe Yuki que começou em 1924.
O elenco principal dessa nova montagem é liderado pela grande estrela
Ayakaze Sakina que interpreta o conde Fersen Yumeshiro Aya, que interpreta A Rainha Maria Antonieta, e
Asami Jun, que interpreta a protagonista Oscar François de Jarjayes. Já o Elenco
alternativo (shinko cast), porém não menos importante, tem Aoha Reiya como Fersen, Reiya, Shiraki como Maria Antonieta e por fim
Kishiro Yuriya no papel de Oscar.
Outra coisa que devo pontuar é que essa nova montagem da Rosa de Versalhes também marca a despedida de palco da estrela Ayakaze Sakina, a atriz que faz Fersen no elenco principal. Ela está se aposentando, por conta disso, essa será sua última vez atuando no palco da Takarazuka. Nesse
vídeo preview podemos ver apenas alguns dos memoráveis momentos da nova montagem, incluindo a cena onde Fersen e Antonieta se abraçam cantando a música mais famosa, Ai areba koso, nessa parte, o que mais me encantou foi os figurinos do casal na cor rosa, para quem não sabe Rosa e branco são minhas cores favoritas.
Temos alguns momentos de Oscar
(Asami Jun), um dos que mais me chamou atenção é a cena do primeiro encontro de Fersen e Maria Antonieta. Nessa nova versão da Rosa de Versalhes feita pelo Takarazuka, Oscar acerta um soco em Fersen e isso é algo que Ikeda não escreveu. Oscar, não age com toda essa brutalidade, ela cuida da proteção pessoal da futura rainha da França, mas apenas se aproxima com sua espada, visando proteger Antonieta, mas não ela não bate no Rapaz. Claro, é uma adaptação, como sempre digo, adaptar exige mudanças.Deixo abaixo as cenas para comparar:
Os figurinos e os cenários estão incríveis, geralmente costumam ser excessivamente chamativos e a apresentação em si tem aquele toque melodramático característico das apresentações do Takarazuka. Como é a despedida de
Ayakaze Sakina o vídeo foca mais nos momentos dela em palco, mas no final temos um pouco do casal mais amado de Rosa de Versalhes, Oscar (
Asami Jun) e André (
Agata Sen). Como a peça é focada em Fersen e Maria Antonieta, como a primeira de 1974 que está completando 50 anos, deram a devida atenção aos figurinos do casal, que estão luxuosíssimos, principalmente os vestidos de Maria Antonieta. Basicamente é isso, não temos muito o que comentar, pois o vídeo é bem curtinho, mostra algumas das canções e cenas da nova montagem.
As apresentações da nova versão da Rosa de Versalhes serão realizadas nas seguintes datas:
Takarazuka Grand Theater, entre 07/06 e 11/08/2024. Já as apresentações no Tokyo Takarazuka Theater serão realizadas entre 31/08 e 13/10/2024. E a apresentação do segundo grupo, porém não menos importantes, foi apresentada no
Takarazuka Grand Theater no último dia 1 de agosto, e teremos uma apresentação do segundo grupo
no Tokyo Takarazuka Theater em 12/09.
Enfim, é isso, assim que tivermos mais algum vídeo ou artigo sobre a nova montagem da Rosa de Versalhes, prometo trazer para cá.
De resto, Hallo Kitty a personagem mais famosa da Sanrio, está em uma colaboração com A Rosa de Versalhes, e muito em breve teremos uma nova linha de produtos sendo lançada no Japão. Comentei aqui no blog, para quem não viu, clique aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.