Letreiro com titúlo de postagens

quarta-feira, 14 de agosto de 2024

Em 14 de agosto de 1976, há exatos 48 anos, Rei Asami, uma das atrizes que interpretou André Grandier na peça do Takarazuka, realizava uma sessão de autógrafos em Koriyama: Relembrando as primeiras montagens da Rosa de Versalhes feitas peloTakarazuka Revue.

 

Olá, queridos amigos da Lady Oscar, Sejam Bem Vindos!



 
 Uma seguidora, a Regiane, me enviou um pequeno artigo, publicado no site Mimpo com a imagem de um recorte de jornal da época, comentando sobre uma sessão de autógrafos da atriz Asami Rei (麻実 れい), em Koriyama, realizada no dia 14 de agosto de 1976 (era Showa), logo após uma apresentação da Rosa de Versalhes (ベルサイユのば) no Takarazuka Revue. Essa peça foi focada em Oscar e André e Asami interpretou o par romântico da protagonista da série de Ikeda. Falar sobre Takarazuka é sempre bom, falar de Rosa de Versalhes  é ainda melhor! Como hoje é aniversário dessa apresentação e a Takarazuka Revue, esse ano 2024, comemora 110 anos, decidi traduzir o artigo e comentar um pouco sobre as primeiras montagens de Rosa de Versalhes. Segue abaixo a tradução logo após o texto, meus comentários:


Em 14 de agosto de 1976 (Showa 51) que interpretou André em Rosa de Versalhes”, participa de uma sessão de autógrafos em Koriyama



A exposição “From Mont Paris to the Rose of Versailles”, que recriou tudo sobre a Takarazuka Revue, foi realizada na loja de departamentos Daini Usui na cidade de Koriyama, em 1976 e a estrela principal Rei Asami visitou a amostra e realizou uma sessão de autógrafos.

Rei Asami desempenhou o papel principal de André na performance da trupe “The Rose of Versailles”. Neste dia, ele apareceu com os cabelos curtos e vestindo uma camisa azul-marinho e calça branca. Ele assinou papéis coloridos distribuídos por fãs entusiasmados.

 

 
Enfim, é um texto curtinho, mas que cometa um pouco sobre essa sessão de autógrafo da atriz, Asami Rei, realizada em 14 de agosto de 1976 há exatos 48 anos. Então, agora vamos aos comentários sobre as primeiras peças da Rosa de Versalhes feitas no Takarazuka Revue, já que esse ano a primeira completa 50 anos.


 





A Takarazuka Revue (宝塚歌劇団 Takarazuka Kagekidan) é uma companhia de teatro japonesa formada exclusivamente por mulheres e um dos mais importantes teatros japoneses. O teatro feminino começou em Takarazuka, em Hyōgo, Japão, em 1913, fundado por Kobayashi Ichizo, presidente da Hankyu Railways. Portanto, esse ano de 2024 marca o aniversário de 110 anos da Companhia. Berusaiyu no Bara (ベルサイユのばら) ou A Rosa de Versalhes, a peça mais famosa da Takarazuka, foi encenada pela primeira vez em 1974, logo após a finalização do mangá na Revista Margaret, e graças à Rosa de Versalhes, ainda temos o teatro feminino. A adaptação do mangá de Riyoko Ikeda para o musical salvou o teatro feminino que estava já há anos em decadência. Logo quando estreou, as primeiras versões do espetáculo foram focadas em Maria Antonieta e Fersen depois tivemos outras histórias que focavam no romance de Oscar e André.



A primeira peça, que está completando 50 anos, alcançou um inimaginável sucesso. Havia filas quilométricas para conseguir comprar um ingresso, sem falar que a concorrência para ingressar na escola de Takarazuka, que antes era de cinco vezes o número de vagas, após essa febre no auge do sucesso da “Rosa de Versalhes”, aumentou para 20 vezes. A primeira atriz que interpretou Oscar no palco do Takarazuka, foi Yuri Haruna, cheguei a traduzir uma entrevista da atriz, onde ela comenta sobre as primeiras montagens, ela inclusive conta que na época, havia vozes de oposições, alguns fãs do mangá que estavam extremamente contra, Haruna chegou inclusive a receber cartas ameaçadoras e mesmo assim ela interpretou Oscar e a peça foi um sucesso.  Haruna passou dias respondendo cartas e autografando as imagens enviadas pelos fãs da série de Ikeda. No ano seguinte, 1975, Haruna interpretou André Grandier o par romântico da Protagonista, e Oscar foi interpretado por Anna Jun, outra grande estrela da companhia.


Um lenço com a estampa de Oscar assinado Yuri Haruna.



A Rosa de Versalhes foi apresentada muitas vezes no Takarazuka, inclusive em 1976 também tivemos a apresentação Berusaiyu no Bara III ( ベルサイユのばら III), onde Haruna novamente interpretou Oscar. A imagem abaixo veio do site Takarazuka Winki:



E por fim, chegamos a outra peça, essa foi em 1976 também, dessa vez a peça era sobre Oscar e André, Berusaiyu no Bara -Andore to Osukaru ( ベルサイユのばらーアンドレとオスカルー), a qual o texto se refere. Nesse espetáculo, André foi interpretado por Rei Asami, e Oscar por Migiwa Natsuko. A sessão de autógrafos, que hoje completa 49 anos, aconteceu logo após Rei Asami subir ao palco do Tarazuka interpretando o par romântico da heroína, um dos personagens mais amados de Rosa de Versalhes. Então é isso! Um post para marcar a data e comentar um pouco sobre essas primeiras montagens baseadas no clássico mangá de Ikeda, que entraram para a história do Takarazuka Revue.

A Rosa de Versalhes - edição Fersen 2024 Takarazuka Trupe Neve.
 


Esse ano está sendo apresentada uma nova montagem, assim como a primeira versão focada em Fersen e Maria Antonieta, em comemoração aos 50 anos da primeira peça. Entretanto, quase todos os anos temos Roa de Versalhes no teatro, afinal é uma das peças mais famosas da companhia.


Espero que tenham gostado! 

Daqui a pouco tem mais!^^

 


 


ady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.

 


 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.