O site japonês Futabanet, trouxe um interessante artigo sobre o 60º aniversário da revista Margaret, com uma espécie de retrospectiva das obras-primas do Shoujo mangá, serializados na revista na década de 19770, e Rosa de Versalhes (ベルサイユのばら) é mencionada, claro, afinal foi um dos maiores sucesso da Margaret. E se Lady Oscar está no meio, é do interesse do blog, por isso resolvi traduzir na íntegra e trazer para cá. O artigo original só traz a imagem do Attack No.1, mas usei algumas da Rosa de Versalhes para ilustrar o post. Segue abaixo a tradução:
Páginas coloridas de Rosa de Versalhes Margaret 1972.
A Rosa de Versalhes e Attack No.1… O 60º aniversário da revista margaret! Uma retrospectiva das obras-primas do Shoujos da década de 1970 (Artigo Traduzido).
Lançada em 1963, a revista de mangá shoujo "Margaret" (Shueisha) comemora seu 60º aniversário este ano, com "Bessatsu Margaret", muitos fãs mudaram de "Ribon" e "Nakayoshi" para "garotas ligeiramente crescidas", e mesmo agora em Reiwa, é amado por uma ampla gama de gerações, de meninas a adultos. Então, desta vez, gostaria de relembrar as obras-primas que foram serializadas na década de 1970 em Margaret.
Anime Attack No.1 |
A história é sobre a protagonista Kozue Ayuhara, capitã do clube de vôlei da Fujimi Academy, que, com seu técnico Shunsuke Hongō e seus companheiros de equipe, visa se tornar a melhor do mundo. ......, e seu enredo envolvente atraiu muita atenção.
Também foi transformado em uma série de TV animada, e muitas pessoas ainda conseguem ouvir a frase de abertura da música tema, que vendeu mais de 700.000 cópias. Os versos da música são tão famosos que têm sido usados em comerciais de TV desde o início dos anos 2000 como uma cena simbólica do Attack No. 1.
A atitude aparentemente rígida, mas amorosa, do técnico Hongo em relação aos seus jogadores também se tornou um tópico de conversa, e muitas garotas se apaixonaram por ele como mais do que apenas um "técnico espartano".
Attack No.1" é, sem dúvida, uma das obras que abriram caminho para uma nova trajetória no mundo dos mangás shoujo. É uma das obras-primas que apoiaram Margaret.
A Rosa de Versalhes |
Fiquei encantada com os personagens maravilhoso demais! A Rosa de Versalhes: Riyoko Ikeda
A Rosa de Versalhes, de Riyoko Ikeda, publicada em série de 1972 a 1973, é baseada em fatos históricos e centrada em Maria Antonieta, a rainha da França, e Oscar François de Jarjayes uma bela mulher vestida de homem.
Na época, era raro publicar em série uma história "histórica" em uma revista de mangá para meninas, mas o entusiasmo do autor Ikeda tornou isso possível. A história retrata as vidas desses belos personagens jogados de um lado para o outro nos tempos turbulentos antes e depois da Revolução Francesa, mas que viviam apaixonados.
Dizem que o que aumentou ainda mais a popularidade dessa obra foi a adaptação para o palco feita pelo Takarazuka Revue. A produção teatral, que reproduziu os personagens com uma qualidade que os fez parecer como se tivessem saído do mangá, é considerada o maior sucesso da empresa e tem sido tão popular que tem sido repetidamente encenada nos últimos anos.
Mesmo agora, 50 anos após o término da série, o entusiasmo dos fãs que se apaixonaram por A Rosa de Versalhes não diminuiu, e pode-se dizer que é uma das obras lendárias do mundo shoujo mangá.
Ace wo Nerae! |
■Eles me deram coragem para não desistir! Ace wo Nerae de Suzumika Yamamoto.
A história acompanha o desenvolvimento da protagonista Hiromi Oka em uma jogadora de tênis de primeira classe com seu treinador Hitoshi Munekata, e a criação de personagens famosos como Reika Ryuzaki, também conhecida como "Madame Butterfly".
Há alguns desenvolvimentos sérios que não se esperaria de um mangá para meninas, como o terrível bullying e a disciplina espartana de Hiromi, obcecada por Munekata, mas muitas pessoas foram encorajadas pelo caráter direto de Hiromi e sua força emocional inquebrantável, já que ela acabou abrindo suas asas para o mundo.
Diz-se que um mangá de "esportes" de sucesso tem o poder de levar o esporte em questão a um boom, e "Ace wo Nererae! (Ace wo Nerae!) fez com que meninos e meninas da época pegassem uma raquete de tênis, e foi, sem dúvida, uma obra-prima que liderou a era como um "mangá obra-prima do mundo do tênis".
Capa da edição comemorativa dos 60 anos. |
A Rosa de Versalhes, edição numero 12 ano 2014. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.