Olá, queridos amigos da Lady Oscar,Sejam Bem Vindos!
Hoje é 19 é o aniversário de Marie-Jeanne Bécu, mais conhecida como Madame du Barry[, ou Mademoiselle de Vaubernier, ou ainda Mademoiselle Lange, e após seu casamento como Madame Du Barry (Vaucouleurs, 19 de agosto de 1743 – Paris, 8 de dezembro de 1793). A amante do rei Luís XV conhecido como "O Bem Amado" (le Bien-aimé). A condessa Du Barry foi a primeira vilã a aparecer no mangá e anime A Rosa de Versalhes (ベルサイユのばら), apesar dela não ter sido bem uma vilã.
Madame Du Barry no anime Rosa de Versalhes. |
Na série Ikeda acabou tornando essa interessante personagem histórica uma pessoa cruel, mas na realidade ela não foi perversa, na verdade, chego a sentir pena dela, já que teve um final triste, Du Barry Guilhotinada sem ter cometido crime algum. Como é uma personagem de Lady Oscar, resolvi abrir esse post e comentar um pouco sobre ela, na realidade e ficção criada por Riyoko Ikeda.
Du Barry a Ultima amante do rei Luís XV
Jeanne Bécu nasceu em Vaucouleurs, na Lorena, filha ilegítima de Anne Bécu — cozinheira ou costureira e de pai desconhecido, provavelmente um frade do convento de Picpus, em Paris, de nome Jean-Baptiste Gormand de Vaubernier.
Graças a um amante de sua mãe, Nicolas Rançon, a pequena Jeanne pôde ser educada num convento, onde recebeu uma educação muito superior à que poderia esperar, em função de sua condição social humilde.
Aos 15 anos de idade abandona o convento, e usando o nome de Jeanne Rançon, ganha a vida em diversas actividades, desde aprendiz de cabeleireira a camareira de uma família de posses, passando por empregada de balcão de uma conhecida e elegante loja, La Toilette. Pôde assim observar — e absorver — o mundo das mais altas esferas da sociedade parisiense.
Em 1763, a sua notória beleza chama a atenção de Jean-Baptiste du Barry, libertino confesso. Torna-se sua amante e instala-se na casa deste em Paris, onde acorriam muitas personagens ligadas à música e às artes. De facto, o conde era um grande apreciador de música e, sobretudo, de pintura, tendo Jeanne obtido muitos dos seus conhecimentos.
Assim, como é mostrado em Rosa de Versalhes de Riyoko Ikeda, Ao chegar à França para se casar com o herdeiro do trono em 1770, Maria Antonieta realmente teve problemas com a favorita do rei.
Du Barry, queria ser o centro das atenções, por ser amante do rei, porem Maria Antonieta, nasceu princesa, era então uma garota com apenas 14 anos muito vivaz e alegre, porem alienada daquele mundo de conspirações e intrigas abrigado pelo palácio de Versalhes.
Encantada com a recepção que os franceses lhe fizeram e com as joias que havia ganho de presente de casamento, ela acabou não prestando muita atenção naquela mulher loira de olhos azuis, que se comportava feito uma rainha. A primeira vez que esta dama apareceu oficialmente na corte foi por ocasião de um banquete que Luís XV ofereceu dias antes em homenagem à nova princesa austríaca, destinada a ser rainha da França. Entretanto, todos conheciam, a Condessa Du Barry, menos Maria Antonieta. A bela moça, que agia como rainha, era Jeanne Bécu, mais conhecida como Madame du Barry, a amante oficial do rei Luís XV e última grande Maîtresse-en-titre da monarquia francesa.
A rivalidade entre Maria Antonieta e a condessa du Barry no mangá Rosa de Versalhes de Riyoko Ikeda. |
Em 1774, Após a morte de Luís XV e a posse do trono por Luís XVI, Maria Antonieta exigiu que Jeanne fosse exilada. Du Barry foi Enviada à um convento, onde passou a viver com freiras mais uma vez, apesar dos conflitos iniciais com as mulheres.
Seu triste fim na Guilhotina:
Alguns anos depois , Jeanne conseguiu sua liberdade e passou a se relacionar com Louis Hercule Timoléon de Cossé-Brissac. Apesar de ter mantido um amante por alguns meses, a mulher estava realmente apaixonada por seu novo companheiro.
Durante a Revolução Francesa, contudo, Brissac foi decapitado e Jeanne caiu em um luto profundo. Para piorar, a dama ainda foi acusada de apoiar emigrantes que fugiam da revolução por um dos escravos que ela tinha enquanto ainda estava no castelo.
Pela acusação, Jeanne foi presa e condenada à morte. Seu Triste fim aconteceu no dia 8 de dezembro de 1793, quando Madame du Barry pediu por misericórdia, mas, ainda assim, foi decapitada pela guilhotina aos 50 anos, na Place de la Révolution. Enfim,Sem ter feito absolutamente nada a pobre Du Barry foi morta.
Fonte Winkipédia e Aventuras na História.
Madame Du Barry em Rosa de Versalhes:
Finalizo com um Vídeo do anime Rosa de Versalhes e algumas imagens da condessa Du Barry na animação:
Espero que tenham Gostado!
Um ótimo final de semana para todos vocês, amigos da Lady Oscar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.