Letreiro com titúlo de postagens

sábado, 26 de agosto de 2023

FELIZ ANIVERSÁRIO ANDRÉ GRANDIER!!!🎂🎈🎈🎊

 

Olá, queridos amigos da Lady Oscar, sejam Bem Vindos!


 

 Hoje é 26 de agosto, aniversário do nosso herói André Grandier, o par romântico de Lady Oscar e o segundo personagem mais importantes da série A Rosa de Versalhes(ベルサイユのばら). Segundo Riyoko Ikeda, autora da série, André nasceu em 26 de agosto de 1754  e se tivesse realmente existindo estaria completando hoje 269 anos. Feliz aniversário, André Grandier!!!

Feliz aniversário André!


André é o pajem e melhor amigo de infância da nossa heroína Oscar François de Jarjayes,
ele ama Oscar em segredo, mas é incapaz de dizer isso a ela. O rapaz sofre por amor durante quase toda a série, até o final, Oscar percebe que seu amor verdadeiro sempre esteve ao seu lado e esse amor é seu amigo de infância que sempre a amou e protegeu arriscando a própria vida. Então, no final da série, as vésperas da Revolução Francesa, acontece a tão esperada declaração de amor de Oscar para André e ela finalmente diz a ele que deseja ser sua esposa. O casal mais amado de Rosa de Versalhes, então, decidem lutar a favor da população, quando a revolução francesa começa




Ao decorrer da série, André perde a visão do olho esquerdo para salvar Oscar, que havia sido capturada pelo Cavaleiro Negro; sua condição piora lentamente até que ele fica completamente cego. André é um homem muito sensível e apaixonado, sofrendo por seu amor não correspondido por Oscar, mas sendo incapaz de saciar seu desejo por ela.

 

André é ferido no olho esquerdo pelo Cavaleiro Negro

 André é um personagem, muito querido por nós os fãs da Rosa de Versalhes, por ele já nos apaixonamos, sonhamos, sofremos e choramos todas as nossas lágrimas por ele. André permanece em nossos corações, até hoje, e a cada 26 de agosto, comemoramos o aniversário desse personagem que embora seja fictício para nós fãs de Rosa de Versalhes, é muito especial. Alguns fãs sentem pena de André por conta de todo o sofrimento do nosso herói, durante a série, afinal precisa ter um coração de pedra para não sentir pena do rapaz quando ele começa a perder totalmente a visão. Mas acima de tudo, André é um personagem que admiramos, por sua gentileza, lealdade e amor verdadeiro por sua amada Oscar.



Personalidade

No mangá de Ikeda, André tem uma personalidade um tanto cômica e descontraída, mas sabe quando levar as coisas a sério. Ele é muito leal e protetor com aqueles a quem serve e estima, ama em segredo, conhece sua posição, sabe bem que é inferior a Oscar, mas permanece ao seu lado como uma sombra e sem esperar nada em troca.
 
 


Oscar e André um casal diferente para o Shoujo mangá de sua época: 

 

O que mais atrai os fãs da Rosa de Versalhes, é o fato de André e Oscar, não serem um casal típico do Shoujo manga. Oscar é uma mulher extremamente forte, um soldado, enquanto André é um rapaz apaixonado, mais sensível, porem um leal companheiro que está ao lado de nossa heroína e capaz de tudo para proteger a mulher amada. Tenho aqui, um livro, chamado Japop, O poder da Cultura Pop Japonesa, de autoria de Cristiane Sato, uma pessoa que admiro muito e que ano passado tive a oportunidade de conhecê-la pessoalmente e participar de uma palestra no evento comemorativo dos 50 anos da Rosa de Versalhes, realizado no museu da imigração japonesa no bairro da Liberdade. E nesse livro, Cristiane chega a mencionar O impacto causado por Rosa de Versalhes e comenta o relacionamento de André e Oscar. Em um parágrafo do livro, ela diz o seguinte" Embora o enredo, de Versailles no Bara ocorresse séculos no passado, Oscar e André representavam um relacionamento moderno e idealizado para seus leitores, no qual papeis socialmente pré-determinados entre homens e mulheres estavam sendo discutidos." E essa foi a intenção de Riyoko Ikeda, ela criou um personagem masculino mais frágil e uma personagem feminina mais forte que o rapaz, e isso porque ela simplesmente acreditava que uma mulher pode, sim, ser mais forte que um homem, em uma época que isso não era nada convencional. Ikeda deseja e lutava pela igualdade de Gênero, em uma época que mulheres eram vistas apenas como donas de casa no Japão. E esse foi o motivo que André fez muitas moças se apaixonarem por ele e até desejassem um companheiro exatamente igual a ele.
 


André nas adaptações de Rosa de Versalhes:

 


 

Takarazuka Revue:


Rosa de Versalhes, foi serializada nas páginas da revista Feminina Margaret, entre 1972 a 1973. Após sua finalização, a obra de Riyoko Ikeda, ganhou sua primeira adaptação e foi para o musical no palco da Takarazuka Revue, sem contar que esse foi o primeiro mangá a ser adaptado para uma peça no teatro Takarazuka. A primeira montagem de Rosa de Versalhes, aconteceu em 1974, ou seja, um ano após o final da série, e a primeira atriz a viver Oscar foi  Yuri  Haruna  e André foi interpretado por Asou Kaoru. Já no ano seguinte, 1975, com o sucesso da primeira peça, tivemos, uma segunda montagem, e em 1975 Yuri  Haruna  foi quem viveu André e nossa querida Oscar, foi interpretada por Anna Jun,  uma das minhas atrizes antigas favoritas da Takarazuka. E Rosa de Versalhes na Takarazuka é muito próxima e fiel ao mangá de Ikeda, então André não sofre tantas mudanças, ele é mais próximo do personagem criado por Ikeda.



O André no anime, Rosa de Versalhes.
 
 



O André do anime, é quase igual ao André de Ikeda, mas claro que existem muitas diferenças. No mangá original, ele começa como um personagem, que protagoniza quase sempre momentos engraçados, mas que ao decorrer da série, ele se tona mais presente na história, e começa a demonstrar seu amor por Oscar. No anime, é André que começa a despertar interesses pela revolução, Oscar decide, entrar na revolução devido a André. Já no Mangá, é o oposto, é Oscar que começa a se interessar por Revolução, ela lê os Iluministas, Briga com seu pai quando ele descobre que ela está fazendo esse tipo de leitura, tenta a proibir, mas ela o enfrenta, dizendo que comprou os livros com o dinheiro de seu salário e que por isso iria continuar a leitura. Oscar, praticamente, é quem arrasta a revolução francesa e André resolve segui-la.


 

 André no Live Action Lady Oscar 1979:

 

Outra adaptação da Rosa de Versalhes foi o Live Action Lady Oscar de 1979, um filme de comédia dramática e romance franco-japonês baseado no mangá Versailles no Bara de Riyoko Ikeda. O filme foi escrito e realizado por Jacques Demy, filmado no palácio de Versalhes com permissão do governo francês. E nesse filme, temos um André diferente do personagem criado por Ikeda, digamos que André não está muito educado e gentil, como conhecemos no mangá e anime. Então, temos um André mais grosseiro, com uma grande autoestima, que não se aceita a diferença de classe entre ele e Oscar, e com falas memoráveis.   Ele sente um, ciúmes, doentio de Oscar que chega a ser bem diferente do mangá e anime. Quando a comandante, decide usar um vestido para ir ao baile dançar com Fersen ele visivelmente fica furioso e morrendo de ciúmes. Quando Oscar, percebe que Fersen só tem olhos para rainha, ela sai da festa e André a beija a força no jardim. A Cena difere muito do mangá de Ikeda, e também da animação, na qual, acontece, a tão polêmica cena que André diz a memorável frase," Uma Rosa Jamais será um Lírio." e rasga a manga da camisa de Oscar ao tentar beijá-la a força. Já a cena romântica de André e Oscar acontece no estábulo, onde os dois costumavam se encontrar bem diferente do mangá e anime, no mangá é Oscar quem se declara a André um pouco antes dos dois viajarem a Paris, e no anime, a confissão de amor do casal acontece na floresta dos, vaga-lumes as vésperas da Revolução francesa. Embora eu ame todas as adaptações, inclusive o live Action, não posso ignorar o fato que mudaram e muito a personalidade de André, então, confesso que prefiro o André do mangá, anime e Takarazuka. André quando criança foi interpretado pelo ator Andrew Bagley e na fase adulta, foi  o ator britânico Barry Stokes que deu vida ao namorado de Lady Oscar.


 


 Curiosidade sobre  André Grandier:

 

 


 

1- André foi o sonho de marido ideal para muitas meninas.

  Nos anos 1970, muitas mulheres que liam Rosa de Versalhes, se apaixonaram por André Grandie, afinal que mulher não gostaria de estar no lugar de Lady Oscar e ser amada por um homem como André? Um homem protetor, mas, em simultâneo, apoiava e respeitava Oscar. Como eu disse acima, os homens japoneses, não costumavam ser como ele, por isso André ele foi abraçado pelas mulheres japonesas que sonhavam ter um marido como André.

 


 


2- André já teve uma namorada antes de Lady Oscar.

 Riyoko Ikeda a autora da Rosa de Versalhes, revelou que André já havia tido uma experiência com uma mulher bem antes de Lady Oscar, e foi com uma moça vulgar que ele conheceu ainda jovem. Quando descobri, fiquei imaginando qual seria a reação de Oscar se soubesse  não foi a primeira mulher na vida de André?


 

 André inspirou  Outros personagens de animes:

 O personagem, André Grandier, criado por Riyoko Ikeda, também serviu e serve, ainda hoje, como inspiração para outros heróis, como Siegfried do anime Lenda dos Heróis Galácticos. Sem sombra de dúvidas, esse é um personagem inspirado em André da Rosa de Versalhes.
 
 

 Existe uma canção italiana cantada por Riccardo Zara do grupo italiano I Cavaliere del Re do grupo musical italiano (Os Cavaleiros do Rei) dedicada a André. A música se chama Il Canto di André (A Canção de André), deixo logo abaixo:

 


 

Continua...


Na segunda parte, trarei mais algumas curiosidade e um vídeo especial onde comentarei ainda mais sobre o nosso Virginiano, apaixonado, sensível, leal e protetor que conquistou os corações das fãs de Rosa de Versalhes. Feliz aniversário, André Grandier! E por enquanto, finalizo a primeira parte com algumas imagens  de André no anime Rosa de Versalhes:












 
 
Um ótimo final de semana a todos vocês amigos da Lady Oscar!


ady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.

 


 

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.