Olá, queridos amigos da Lady Oscar, sejam Bem Vindos!
Lady Oscar existiu? Como comentei no artigo anterior, Muita gente tem me enviado mensagem, dizendo que conheceram A Rosa de Versalhes (ベルサイユのばら), através desse blog, portanto só agora se interessaram em ler o mangá ou assistir o anime. Essas pessoas, portanto, acabam me perguntando se Oscar de fato existiu? Então para quem não leu o artigo anterior, basta clicar no link, lá explico que Oscar não existiu, ela é fictícia, porem foi, sim, baseada em pessoas reais. Muito bem, esse artigo é continuação sobre o assunto e como comentei no artigo anterior, a existência de Lady Oscar sempre foi discutido entre os fãs da Rosa de Versalhes ao longo dos anos. Muitos fãs tentaram encontrar figuras históricas reais que podem ter inspirado a autora Riyoko Ikeda na criação de sua personagem mais famosa, e fato, existiram, sim, mulheres, que realmente se vestiram de homens para entrar no exército. Vale lembrar, que Riyoko Ikeda nunca disse ter se baseado nessas mulheres para criar sua heroína revolucionária, mas suas história nos fazem lembrar de Lady Oscar.
Lady Oscar no anime Rosa de Versalhes. |
Deixo abaixo duas figuras históricas femininas, que lembram demais nossa Lady Oscar. Ambas, foram mulheres militares e participaram de grandes batalhas e realizaram grandes feitos:
Marie-Jeanne Schellinck
Marie Schellinck, Marie Schellinck (1757- 1840), também conhecida como Shelling, foi uma, soldado belga que lutou na Revolução Francesa. Disfarçada de homem, Schellinck se alistou em 1792 no 2º batalhão belga do exército francês. Sua participação mais marcante foi na batalha de Jemappes, no mesmo ano, e ela acabou foi gravemente ferida. Quatro dias após a batalha, em 10 de novembro, ela foi nomeada subtenente. Essa corajosa mulher, deixou o serviço militar em 1795/96, quando se casou com o tenente Louis-Joseph Decarmin. Diferente de nossa loira favorita, Marie Schellinck não tem origens nobres, não é francesa como Lady Oscar.
Marie Schellinck, Marie Schellinck |
Marie Therese Figueur,
Marie Therese Figueur, (1774 - 1861) Mais uma mulher militar, também conhecida como Madame Sans-Gene (A Mulher Sem Vergonha), assim como Lady Oscar, é um soldado, de origem francesa, mas não é nobre, como nossa heroína favorita. Em 9 de julho de 1793, quando ela tinha apenas dezenove anos, seu tutor a autorizou a se alistar como cantina na Legião de Allobroges comandada pelo coronel Pinon, de onde passou sucessivamente para o 15º e 9º Regimento de Dragões. Faz nessa arma todas as campanhas da República e do Império. Ela ganhou seu apelido de "Sans-Gêne", que ela deve ao seu caráter masculino e carreira aventureira.
Mais uma mulher militar, Marie Therese Figueur |
Lady Oscar foi inspirada na Rainha Cristina da Suécia?Segunda Ikeda, foi sim!
Ainda escreverei um artigo sobre a Rainha Cristina da Suécia, que segundo a própria Ikeda foi uma das inspirações para Lady Oscar. Cristina foi a Rainha da Suécia de 1632 até à sua abdicação em 1654. Era a única filha do rei Gustavo II Adolfo e da princesa Maria Leonor de Brandemburgo. Ascendeu ao trono sueco com apenas seis anos, após a morte de seu pai na Batalha de Lützen. Oscar não foi uma rainha, mas tem muito a ver com essa figura histórica. Para começar, Ikea se baseou na história de seu nascimento, para criar o nascimento de Lady Oscar. Assim como nossa heroína, Cristina ao nascer c horava com uma voz forte e enrouquecida, fazendo com que seu pai acreditasse que havia nascido um herdeiro do trono. Quando contaram ao rei que a criança era uma menina, ele ficou muito feliz, afirmando que "Vai ser esperta, já que nos enganou a todos. Assim como Oscar, Cristina teria sido criada como menino e não quis se casar.
Rainha Cristina da Suécia serviu de inspiração para Ikeda criar Lady Oscar. |
Curiosidade sobre Lady Oscar:
Riyoko Ikeda, certa vez em entrevista, chegou a dizer que o visual de Lady Oscar, foi inspirado pelo belo menino (Björn Andresen) no filme Morte em Veneza (1971)".Björn Andresen foi considerado o menino mais bonito do mundo e segundo Riyoko Ikeda, o jovem serviu como inspiração para criar Oscar, a protagonista da Rosa de Versalhes (ベルサイユのばら). Björn Johan Andrésen nasceu no dia, 26 de janeiro de 1955 em Estocolmo, a capital da Suécia, o jovem ficou conhecido pelo papel de Tadzio no filme ítalo-francês, Morte em Veneza (Morte a Venezia) de 1971 realizado pelo diretor de cinema italiano Luchino Visconti, com roteiro baseado no livro homônimo de Thomas Mann. Morte em Veneza, não chegou a ser um filme muito famoso, mas no Japão o filme foi muito popular. Devido-a popularidade do ator no país, a avó de Andrésen sugeriu que ele mudasse o foco de sua careira para o Japão e assim foi feito. O ator chegou a morar no Japão, gravou comerciais, apareceu em diversos programas de TV e chegou até mesmo a gravar 4 discos em japonês.
A Beleza de Oscar,foi inspirada no visual de Björn Andresen. |
Dizem que foi a beleza do jovem garoto, que influenciou os Bishōnene. E não foi apenas, Riyoko Ikeda se inspirou na beleza do menino ao criar sua protagonista Lady Oscar, existiram outras manga-kás que também usaram a imagem do garoto como inspiração, como, por exemplo, Keiko Takemiya (竹宮 惠子) autora de Toward the Terra, uma das pioneiras em Shoujo de ficção, foi uma das Mangá-kas que mais utilizou a imagem do garoto para criar suas personagens.
O que Mohammed Ali tem a ver com Lady Oscar? Segundo Ikeda, o campeão de boxe também serviu de inspiração.
Já a forte Personalidade forte de Oscar, foi inspirada no campeão de Boxe Mohammed Ali. Durante uma entrevista, Ikeda afirma que a personalidade forte de Oscar foi inspirada no campeão Mohammed Ali, que não mudou sua crença contra a Guerra do Vietnã mesmo após ter sido despojado de suas conquistas como boxeador em fevereiro de 1966. Segundo informações encontradas na internet, Ali recusou o alistamento e levada aos tribunais, o que também lhe custou a perda do título mundial. Ikeda deve, ter se inspirado na teimosia e coragem do campeão de peso pesado, ao criar a personalidade de Lady Oscar.
O campeão de Boxe Mohammed Ali |
O "pai" de Lady Oscar realmente existiu?
General Jarjayes no anime Rosa de Versalhes. |
Mais ou menos. O pai da Lady Oscar, foi inspirado em uma figura histórica real. Na verdade, o pai de Oscar,foi inspirado em um general Frances chamado François Augustin Reynier de Jarjayes. Ele foi um fiel servidor da monarquia: tentou salvar a família real durante a revolução, mas não conseguiu. Ele permaneceu ao lado da rainha até sua morte na guilhotina. Na história de Lady Oscar, o general está farto de sempre ter filhas e decide criar uma delas ainda menino. Na realidade, porém, esse general tem filhos e filhas. É claro que ele não foi pai d de 6 meninas e nem criou uma delas como um soldado, mas essa é a magia de Rosa de Versalhes, pois Ikeda costurou fatos históricos com fantasia.
O verdadeiro François Augustin Reynier de Jarjayes. |
Espero que tenham gostado! Finalizo com mais algumas imagens da personagem Lady Oscar no anime, Rosa de Versalhes:
Um bom Final de Semana a todos vocês amigos da Lady Oscar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.